Educação

Conheça 10 atividades lúdicas para crianças e sua importância

março 19, 2020
atividade lúdica
Tempo de leitura 9 min

A recente inserção de atividades extras no currículo dos alunos tem sido um tema bastante discutido no âmbito educacional. De fato, provocar estímulos cerebrais por meio das diferentes situações que a vida proporciona pode auxiliar no desenvolvimento cognitivo, desencadeando uma série de benefícios.

Substituir o modelo tradicional de ensino, cujas práticas educacionais proporcionam momentos de tensão aos alunos, ou agregar a esse padrão atividades lúdicas para crianças tem se mostrado uma alternativa muito incentivadora. Contudo, a participação das famílias é indispensável para obter êxito nesse processo.

Quer entender mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste texto. Selecionamos algumas informações importantes, que vão ajudar a escolher as melhores atividades lúdicas para o(a) seu(sua) filho(a). Confira!

Conheça 10 atividades lúdicas para crianças

Em linhas gerais, podem ser consideradas atividades lúdicas aquelas que têm por objetivo promover a interação entre os participantes de forma prazerosa durante sua realização. Contudo, é fundamental que a prática escolhida tenha um objetivo claro para que eles possam ser direcionados corretamente e obter o aprendizado desejado.

O uso das atividades lúdicas em sala de aula transcende a mera prática das brincadeiras, devendo ter como finalidade o aprendizado e o desenvolvimento cognitivo, embora sem o peso estressante dos modos convencionais de ensino.

Veja, a seguir, alguns exemplos de dinâmicas que podem ser desenvolvidas em sala de aula.

1. Pintura

A pintura é uma atividade lúdica bastante completa. Por meio dela, a criança pode desenvolver tanto a coordenação motora quanto a criatividade, afinal, “fazer arte” é uma das coisas que os pequenos mais gostam.

Outro ponto que merece destaque é a quantidade de materiais diferentes que podem ser utilizados, permitindo que o exercício nunca seja repetitivo. Tinta guache, lápis de cor e giz de cera: tudo isso pode ser usado para estimular o aprendizado das crianças.

Uma ação interessante é a pintura de sopro, por exemplo. Os participantes devem fazer um desenho assoprando a tinta por meio de um canudinho — a bagunça e o aprendizado estão garantidos!

É bom lembrar que a prática da pintura exige um preparo do espaço para acontecer da melhor maneira possível. Propor exercícios que envolvam a liberdade criativa das crianças cerceando-as quanto a manchas nas mesas e no chão, por exemplo, pode limitar o retorno dessas atividades. Assim, escolha um local apropriado para essa finalidade e adapte-o, tendo em mente que a sujeira faz parte do processo.

2. Jogos de tabuleiro

Assim como a criatividade e a imaginação, o desenvolvimento do raciocínio lógico é essencial para que o indivíduo se sinta completo. Jogos de tabuleiro desafiam a capacidade de síntese e organização, fazendo com que o cérebro se desenvolva para abarcar toda a experiência de funcionamento daquilo que se coloca no entorno.

Eles podem ser também grandes aliados do ensino das ciências exatas. Com o cérebro sendo desafiado desde a mais tenra idade, a criança se acostuma com a resolução de problemas e os exercícios matemáticos, entre outras atividades igualmente desafiadoras.

3. Oficinas

As oficinas lúdicas podem unir brincadeira, criatividade e exploração em uma atividade só. Além disso, permitem que as crianças, desde mais novas, interajam e aprendam com os adultos — o que fortalece as trocas afetivas e o desenvolvimento intelectual.

Esse trabalho permite mobilizar diversos assuntos em pouco tempo de ação, por isso é bastante estimulante para aqueles que participam. A oficina pode envolver, por exemplo, objetos que são usados no dia a dia, a produção de tinta ou massa de modelar com alimentos, como gelatinas e legumes, ou mesmo um contato maior com coisas simples, como terra, água ou areia.

4. Circuitos lúdicos

Um circuito de atividades lúdicas promove diversas experiências distintas em um mesmo dia de brincadeiras. As crianças podem explorar espaços novos e conhecer seu próprio corpo e suas limitações. Além disso, o circuito lúdico com atividades variadas ajuda no desenvolvimento cognitivo, psicomotor, social e afetivo.

O principal ponto da elaboração de um circuito lúdico é oferecer às crianças atividades em espaços externos, de preferência, a fim de promover o desenvolvimento de movimentos, equilíbrio, resistência, flexibilidade e muitos outros pontos. Quando o circuito é realizado com um grande grupo de crianças, o espírito de equipe proporciona a aceitação de todas.

5. Gincanas

Assim como os circuitos lúdicos, as gincanas podem estimular diversas aprendizagens enquanto as crianças brincam e se divertem.

Para evitar a dispersão dos pequenos — muito comum quando eles estão organizados em grupos grandes —, é recomendável que as gincanas sejam compostas por provas simples e dinâmicas, o que garante que elas sejam cumpridas rapidamente.

Elas podem ser realizadas na escola ou em casa, junto aos familiares, e podem ser compostas de brincadeiras antigas. Esse resgate recupera o tempo que as crianças em geral dedicam a aparelhos eletrônicos e os substituem por atividades em grupo.

Algumas sugestões de atividades simples para compor as gincanas são: pé de lata (quando as crianças andam sobre latas amarradas com barbantes), corrida de tinta ou algodão assoprados por canudo, rosquear tampas de diferentes embalagens, pescaria de cubos de gelo e muito mais.

O trabalho do educador em jogos como esse é o de ressaltar qualidades como espírito de equipe e criar expedientes educativos para evitar que a competitividade excessiva tome conta das crianças.

6. Brincadeiras

As brincadeiras são uma ótima escolha para ensinar as crianças de maneira mais divertida. São justamente as atitudes mais simples que transmitem lições, como esperar a vez para jogar, respeitar as regras ou saber lidar com a frustração de uma eventual derrota.

Além disso, as brincadeiras como pique-esconde ou de adivinhação estimulam o pensamento rápido, a atenção e a concentração.

Elas ainda ajudam no desenvolvimento da autoestima dos pequenos e incentivam a construção de emoções e pensamentos novos, mas é sempre importante observar o comportamento de cada um, de forma a reparar se todos estão se divertindo e aprendendo enquanto brincam.

7. Fantoches

Um teatro de fantoches com contação de histórias estimula a construção da identidade de cada criança a partir do momento em que ela pode experimentar diversos personagens, com emoções e vidas diferentes. Os bonecos, inclusive, funcionam como uma válvula de escape para o que cada um pode estar sentindo naquele momento.

Em outras palavras, assim como acontece nas aulas de teatro, as histórias contadas com bonecos servem para propósitos distintos: um exercício criativo de criar a partir das realidades vividas por cada aluno(a) e uma forma de extravasar problemas individuais, revelando aspectos importantes da psicologia de cada estudante.

Além disso, os fantoches podem ser criados pelas próprias crianças com materiais baratos ou reciclados, o que também incentiva os debates sobre o tema da sustentabilidade. Os bonecos podem usados nas aulas tradicionais da educação infantil, de forma a fixar conceitos aprendidos na sala de aula, como amizade e solidariedade.

8. Quebra-cabeças

Montar uma imagem com peças soltas e dispostas aleatoriamente é um excelente exercício lógico e imagético. Ao contrário do que pode parecer, os quebra-cabeças não se destinam apenas a crianças mais novas.

Existem modelos com grande número de peças, que podem levar dias para serem montados. Há, ainda, variações desse jogo que misturam diferentes propostas, como peças presas em estruturas de madeira e que devem ser movidas para formar a imagem.

Os quebra-cabeças estimulam a paciência, a articulação lógica e os atributos visuais das crianças. São, em todos os sentidos, um estímulo aos atributos intelectuais, sobretudo dos estudantes menores.

Além disso, treinam a capacidade de concentração, a noção de espaço e desenvolvem física e neurologicamente as crianças. Suas habilidades psicomotoras e a percepção visual também são treinadas.

9. Massinha

Brincar de massinha também ajuda no desenvolvimento intelectual, gerando maior capacidade criativa. A massinha é naturalmente atrativa para as crianças e uma das atividades que mais conseguem mantê-las entretidas. Embora também demandem o preparo do local para sua utilização, elas são diferentes da prática da pintura, que gera muita sujeira.

O educador pode incluir a massinha em aulas de outras disciplinas que não a de Artes, estimulando as crianças a criarem relevos para a aula de Geografia ou estruturas de insetos e outros bichos estudados na Biologia.

10. Mímica

Dependendo da idade, imitar é algo natural para as crianças. Em brincadeiras de mímica, no entanto, é necessário apurar os gestos e ter o cuidado de transmitir uma intenção a quem deve adivinhar o que se está imitando.

A descrição das atividades por quem vai adivinhar também deve ser apurada, melhorando o uso da linguagem.

Estimular a expressão corporal é algo inestimável para as crianças, uma vez que as ajuda a compreender e aceitar o próprio corpo, assim como entendê-lo como um recurso expressivo poderoso.

Essa atividade, além de prazerosa e divertida para os pequenos, ajuda a acabar com a timidez e amplia os horizontes da comunicação interpessoal. Os gestos também são ótimas maneiras de melhorar a coordenação motora.

As atividades lúdicas para crianças e adolescentes são uma forma divertida de exposição ao conhecimento. Ao ter contato com esse tipo diferenciado de processo de ensino, a criança aprende sem o peso emocional de saber que está sendo avaliada.

Dessa forma, toda a pressão que incide sobre os métodos tradicionais de ensino-aprendizagem cessam, e passa a ser construída uma atmosfera de saber calcada sobre um ambiente de calma e segurança.

Gostou de saber um pouco mais sobre as atividades lúdicas? Então entenda como a música, o poema e a poesia podem ajudar na alfabetização das crianças!

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