Educação

Compreenda a importância das aulas práticas para os alunos

dezembro 31, 2019
aulas práticas
Tempo de leitura 6 min

O ensino escolar deve ultrapassar as barreiras da sala de aula e chegar ao mundo da experimentação, do empírico. Por isso, as aulas práticas se tornam tão importantes, auxiliando o desenvolvimento e o conhecimento de conceitos científicos.

Esse modo de ensinar, além de ajudar a passar toda a matéria curricular para os alunos, também facilita a revisão, instigando a curiosidade e a criatividade, fomentando a capacidade de pensamento crítico.

As mudanças no currículo escolar trouxeram maior destaque aos ensinos em laboratório e aulas práticas — e é importante buscar instituições que prezam por isso. Se você quer saber mais sobre esse tema e entender a importância dessa prática no âmbito escolar, continue lendo este artigo.

Os benefícios das aulas práticas

Esse tipo de aula funciona como catalisador para as matérias ensinadas, uma vez que a vivência de novas experiências facilita a fixação das informações. As aulas práticas não se referem apenas às aulas ministradas em laboratórios. Elas podem ser atividades simples e experimentos dentro de sala de aula que levarão os alunos a utilizar outras habilidades.

São exemplos o uso de laboratórios de ciências, as atividades de maquete, as visitas aos museus e ao planetário.

Assim, utilizar livros didáticos, trabalhos e métodos de ensinos que vão além das metodologias tradicionais é uma maneira de fomentar a criatividade por meio dessas atividades. Veja alguns benefícios que essas aulas proporcionam para os alunos:

Conhecimento específico

As aulas práticas têm a mesma importância das aulas teóricas para os alunos. É por meio delas que os professores — principalmente de biologia, física e química — conseguirão ensinar conceitos mais abstratos, como a fisiologia de uma planta, as forças gravitacionais e as reações químicas.

Além disso, as aulas práticas como as visitas aos museus também facilitam o acesso a obras de arte, documentos e registros históricos que são retratados nos livros e nas aulas de história, por exemplo.

Portanto, ao colocar a mão na massa e vivenciar experiências, os alunos ficarão mais interessados e, consequentemente, prestarão mais atenção aos conceitos explicados. Eles poderão ver de modo prático todas as relações entre fenômenos que fazem parte de suas vidas.

Curiosidade e teste de teorias

É dever dos educadores envolver o(a) aluno(a) com a matéria e desenvolver sua curiosidade científica. Assim, todas as vezes que o(a) estudante tiver contato com uma nova ideia ou teoria ele(a) será tentado(a) a testar as teorias na prática e entender de forma completa aquela matéria.

Se essa curiosidade for natural ao longo do processo educativo, essa característica pode influenciar a escolha profissional do(a) jovem, além de aumentar sua capacidade crítica e visão de mundo.

Atividades multidisciplinares

Em sala de aula, é muito comum que as matérias fiquem divididas em suas áreas: português, matemática, ciências, história e geografia. Mas, ao desenvolver aulas práticas, os alunos têm contato com atividades multidisciplinares e se tornam motivados a aprender assuntos que consideravam chato ou difíceis.

Além disso, junto às atividades multidisciplinares, os exercícios práticos fazem com que os alunos entendam melhor sua relação com o mundo, transmitindo ideias de respeito ao meio ambiente e consciência social.

Trabalho em equipe

Outro benefício é o estímulo ao trabalho em equipe entre os estudantes. É dever da escola também desenvolver a formação da cidadania do(a) aluno(a) — e uma das formas de fazer isso é criando atividades de trabalho em conjunto.

Assim, com nos trabalhos em grupo,(?) nas aulas práticas os estudantes constroem coletivamente o conhecimento e trocam diferentes opiniões e ideias sobre o mesmo assunto, desenvolvendo habilidades essenciais para o convívio da sociedade.

Uso educativo com a tecnologia

Atualmente, é possível criar várias aulas práticas a partir do uso da tecnologia. Já que os estudantes têm tanta afinidade com artigos tecnológicos, nada melhor do que tentar aliar esse uso constante à educação.

A tecnologia ajuda no dinamismo, na organização e na eficiência das aulas. Com o uso de equipamentos eletrônicos, como realidade aumentada, uso de projetores e gamificação, é possível engajar os alunos e causar uma forte conexão entre a tecnologia e o conhecimento prático.

A importância do investimento em infraestrutura

O estudo organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) mostrou que o desempenho de alunos é melhor quando eles estudam em ambientes com boa infraestrutura. A pesquisa mostrou que é possível aumentar a média dos alunos quando esses têm acesso a laboratórios, salas e locais propícios ao estudo.

Assim, podemos perceber que a infraestrutura é primordial para que as aulas práticas sejam de qualidade. Nelas, os alunos podem utilizar equipamentos e materiais diferentes que ajudam na execução de uma experiência além dos livros escolares.

Contudo, para que tragam benefícios a longo prazo, as aulas não podem terminar após a aula no laboratório ou ao fim do passeio no museu. Os professores precisam criar um planejamento, colocando-o (confirmar se a ideia é essa, pois o pronome tem que concordar com a palavra antecedente) em momentos estratégicos da matéria e realizando relatórios pós-atividades para mensurar se o objetivo inicial foi atingido.

Sem essa análise, os alunos podem ter a impressão de que a aula foi algo apenas para quebrar a rotina e que não teve uma relação direta com a matéria. Para evitar isso, é importante exigir uma redação ou uma atividade com as conclusões tiradas das aulas práticas.

O Colégio Academia e as aulas práticas

O Colégio Academia reconhece a importância das aulas práticas e busca estimulá-las em todos os anos escolares. Desde o ensino fundamental os alunos já desenvolvem em sala de aula práticas que estimulam a criatividade e o pensamento crítico.

Como atividades extracurriculares, a Academia oferece aulas de capoeira, vôlei, judô, natação, ginástica rítmica e artística, futsal e aula de robótica.

Em parceria com a empresa ZOOM education for life, alunos a partir de 6 anos já têm o contato com conceitos de robótica. Assim, por meio prático, eles entendem conceitos de programação, engenharia e melhoraram a compreensão em matérias como matemática e física.

Se você está procurando uma escola que oferece aulas práticas, o Colégio Academia é o local certo. Entre em contato conosco e agende uma visita para conhecer nossa infraestrutura e nosso corpo docente!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário