Educação

7 opções de lazer em Juiz de Fora para aproveitar com a família!

outubro 22, 2018
lazer em Juiz de Fora
Tempo de leitura 7 min

As relações familiares são a base para o desenvolvimento saudável e harmonioso da criança na sociedade. É por esse motivo que o lazer é uma atividade tão importante. Por meio dele, pais e filhos poderão dialogar, ter novas experiências, brincar e conhecer melhor uns aos outros.

Muitos pais e responsáveis acreditam que o lazer só deve ser pensado no período de férias. Contudo, os finais de semana são ótimos momentos para aproveitar um passeio em família e se divertir. Conheça, neste post, a importância dessa atividade na rotina e veja 7 lugares para visitar em Juiz de Fora!

A importância do lazer em família

Criar o hábito e uma rotina de lazer em família é fundamental para ampliar o aprendizado das crianças e melhorar as relações familiares. Com essas atitudes, os jovens se sentem mais seguros e confortáveis, e o casal também se fortalece.

As atividades em grupo e de lazer reforçam a união e interação e melhoram a saúde da criança. Atualmente, muitos jovens e adolescentes passam a maior parte do tempo ligados à tecnologia, jogando videogame, assistindo à TV ou mexendo no celular. Quebrar essa monotonia e trazê-los para novas atividades alivia o estresse e melhora o humor.

Além disso, crianças de 3 a 7 anos estão em fase de aprendizagem e precisam de estímulos para o desenvolvimento. Por isso, idas aos parques e museus são facilitadores do aprendizado, já que, ao permitir o contato com novas experiências, fatos históricos e culturas, esse tipo de atividade amplia a visão de sociedade da criança, melhorando sua qualidade de vida.

7 opções de lazer em Juiz de Fora

Juiz de Fora não é uma cidade conhecida pelos seus pontos turísticos, porém ela oferece algumas boas opções gratuitas de lazer. Conheça melhor algumas delas!

1. Campus da UFJF

O campus da Universidade Federal de Juiz de Fora foi criado em 1960 e é famoso por sua beleza e extensão. O local tem uma enorme área externa arborizada e florida, que se torna uma ótima opção para o lazer.

As famílias podem caminhar pelo campus, e as crianças podem andar de bicicleta na ciclovia, jogar bola, fazer um piquenique, levar o cachorro para passear, brincar na pista de skate ou no parquinho disponível no local.

Além disso, o espaço é amplo e, por isso, há a realização de vários eventos com atividades lúdicas, como o “Domingo no Campus”, feiras de livros e exposições. É localizado na Rua José Lourenço Kelmer, s/n, Cidade Universitária, São Pedro.

2. Morro do Cristo

O nome oficial do local é Morro do Imperador, mas ele é conhecido popularmente como Morro do Cristo, um dos pontos turísticos da cidade. Lá, você vai encontrar um monumento do Cristo Redentor e o mirante Salles Oliveira.

É possível ver o monumento de vários pontos da cidade, afinal, ele está a 930 metros de altitude. Por essa razão, ele tem uma bela vista panorâmica da cidade, tornando-se uma ótima opção de passeio ao ar livre. Hoje em dia, o local é muito visitado por praticantes de esportes como o montanhismo, caminhada, ciclismo e trilhas. O mirante fica na Estrada Engenheiro Gentil Forn, São Pedro.

3. Parque e Museu Mariano Procópio

O Parque e o Museu Mariano Procópio ficam situados no mesmo local. O museu é um dos mais antigos do país e foi o primeiro de Minas Gerais, inaugurado em 1921. O colecionador Alfredo Ferreira Lage dedicou-se à formação de um dos acervos mais significativos de peças artísticas e históricas do país, com importantes materiais do Império brasileiro.

Além disso, o parque tem uma beleza única e uma tranquilidade que atrai turistas e visitantes diariamente. Muitas famílias utilizam o espaço para caminhadas ou passeio com os filhos, pois, no local, há parquinho, lanchonete e ampla área de lazer. Situam-se na Rua Mariano Procópio, 1.100, Centro, e abrem de terça a domingo, das 8h às 18h.

4. Parque da Lajinha

O Parque da Lajinha é mais uma opção de lazer com belas paisagens. O local foi fundado em 1982 e tem uma área de mais de 40 hectares que abriga cachoeiras, trilhas, jardins e um grande gramado.

O espaço ainda conta com um coreto, bondinho, quiosques, campo de futebol e um lago. Portanto, esse espaço é uma ótima opção para levar as crianças e promover atividades ao ar livre. A localização é: Avenida Deusdedith Salgado, s/n, Teixeiras, e o horário de visitação é diário, das 8h às 18h.

5. Museu Ferroviário

Juiz de Fora é uma cidade cortada pela linha férrea, por isso o Museu Ferroviário conta um pouco da história das locomotivas nessa cidade. Ele localiza-se na antiga sede da Estrada de Ferro Leopoldina, que foi criada em 1871.

Inaugurado em 2013, apresenta um acervo de mais de 400 peças que contam a história da primeira ferrovia de Minas Gerais. É possível conhecer mais sobre esse momento por meio de vitrines, painéis e ambientes cenográficos.

Ao final, não deixe de conhecer a locomotiva francesa de 1913 que pertenceu à estrada de ferro Central do Brasil. O local situa-se na Avenida Brasil, 2001, Centro, e funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h.

6. Museus de Etnologia Indígena e História Natural da Academia

Os museus de Etnologia Indígena e História Natural da Academia oferecem um importante patrimônio cultural sobre a cultura dos povos indígenas brasileiros e a história dos seres no mundo. São uma ótima opção para conhecer a evolução do planeta de forma aprofundada.

Eles situam-se no complexo do Colégio Academia e têm peças que contam a evolução da vida desde 3 bilhões de anos atrás até os dias atuais. O local tem dois salões climatizados, que dividem peças dos dois museus, além de um acervo único de pedras, minerais e fósseis antigos.

O museu de História Natural possui 1.300 peças, inclusive uma cópia completa do crânio de um mastodonte, e o de Etnologia Indígena, 400 peças em exposição e 3.600 em reserva técnica.

O local recebe cerca de 10 mil visitantes anualmente, é aberto à visitação e de entrada gratuita. Além disso, as visitas são monitoradas por profissionais capacitados, que estão aptos a explicar sobre as exposições. O espaço fica na Rua Halfeld, 1.179, Centro, e o horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 12h às 18h.

7. Memorial da República Itamar Franco

O Memorial da República Itamar Franco foi inaugurado em 2015 e apresenta fatos e histórias de Juiz de Fora e da vida política do ex-presidente Itamar Franco, nascido na cidade.

O local tem um acervo moderno e interativo, que conta os fatos políticos do país de forma leve e de fácil compreensão. São dois andares com fotos, documentos e objetos de Itamar Franco, como seu Fusca azul.

O destaque da exposição é um grande móvel de madeira com várias gavetas. Assim que o visitante abre cada uma delas, ele tem acesso ao conteúdo, visual ou impresso. Ao todo, são mais de sete mil livros da biblioteca do ex-presidente e mais de 150 mil cartas dirigidas a ele enquanto era presidente.

O museu está localizado na Rua Benjamin Constant, número 720, Centro. O local funciona de terça a sexta, das 9h às 18h, e aos finais de semana, das 12h às 18h.

Podemos perceber que há diversas opções de lazer em Juiz de Fora. A cidade conta com museus, parques, teatros e monumentos que agradam a todos. Assim, a cada fim de semana ou feriado, a família pode se propor a conhecer um espaço novo!

Gostou do nosso conteúdo? Tem mais algum local para sugerir? Deixe o seu comentário no post!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário