Educação

Organização dos arquivos de estudo no computador

Maio 15, 2020
Tempo de leitura 2 min

Você já tem seu planejamento semanal de estudos e conseguiu estabelecer uma rotina com as aulas online e atividades no Google Classroom. Mas será que está conseguindo organizar todo o material no seu computador ou ainda se perde no meio de tantos arquivos?

Organização é chave para tudo: estudo, compromissos, rotina e até sentimentos. Nesse sentido, manter seu material digital organizado deverá fazer parte do dia a dia de suas atividades escolares. Mas como fazer isso?

A principal estratégia para organização no computador é a criação de pastas. Comece abrindo uma pasta somente para questões escolares. Você pode criar uma pasta, por exemplo, chamada “Academia”. Nela, insira tudo o que é relacionado à escola. Mas atenção: não adianta salvar os arquivos lá dentro de qualquer maneira. Se fizer isso, estará misturando tudo e o resultado será uma bagunça geral. Por isso é importante criar subpastas, sendo uma para cada disciplina. Salve nelas todos os materiais (slides de aulas, textos, atividades, entre outros) e os nomeie mantendo a mesma numeração utilizada pelo(a) seu(sua) professor(a), pois isso o(a) ajudará a encontrar seus arquivos com mais facilidade.

Outra dica importante diz respeito ao momento em que você se dedica à realização das
atividades. Antes de começar a responder aos questionários ou a digitar um trabalho, salve o arquivo (mesmo que seja somente o título) na pasta adequada. Comece a fazer a sua tarefa e crie o hábito de clicar no botão salvar (ou utilizar o atalho pressionando Ctrl + B) frequentemente. Pode ser, por exemplo, a cada pergunta respondida. Isso evita que você perca as modificações realizadas no caso de algum problema, como um corte de luz inesperado.

Por fim, ao nomear as atividades, além de manter o número postado pelo(a) professor(a), você
pode acrescentar a informação “concluída” para aquelas que você já devolveu ao(à) professor(a); ou “em andamento” para se lembrar de que deverá voltar a ela a fim de terminá-la ou revisá-la.

Com essas dicas, seu computador ficará organizado e, consequentemente, você e seus estudos também.

Ana Paula Pontes e Priscila Farah | Equipe SOE

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário