Comportamento

O que fazer para ajudar o(a) seu(sua) filho(a) na pressão pré-vestibular?

Maio 14, 2020
pressão pré-vestibular
Tempo de leitura 6 min

A pressão pré-vestibular é normal no período de provas, ainda mais para jovens que terão a sua primeira experiência. Os adolescentes sabem que muitas oportunidades podem se abrir ao passar em uma dessas provas, por isso, sentem-se pressionados a conseguir bons resultados.

Os pais podem desempenhar um papel fundamental nesse contexto, sendo um ponto de apoio para os filhos e ajudando a reduzir o estresse. Para isso, é importante se posicionar como uma referência de auxílio e estar disposto a ajudar.

Neste artigo, mostraremos como a pressão faz parte desse momento e como os pais podem reduzir o nível de estresse dos filhos. Além disso, mostraremos algumas dicas do que pode ser feito. Confira!

Por que ocorre a pressão pré-vestibular?

As dificuldades desse momento fazem parte da rotina dos estudantes, afinal, foram anos de educação que se resumem a poucas horas de prova. Por isso, o estresse que ronda os vestibulares atinge a maioria dos jovens, que precisa lidar com esse sentimento de forma que ele não atrapalhe um desempenho.

A pressão pode vir de vários lados, como do(a) próprio(a) estudante, dos pais e dos professores. Do lado pessoal, o(a) jovem pode entender que essa é a principal oportunidade da sua vida, ou seja, precisa passar o mais rápido possível em um vestibular para continuar evoluindo. Isso traz uma cobrança interna muito grande, que pode se tornar prejudicial.

Os pais também são um fator relevante, já que podem colocar sobre os filhos a responsabilidade de passar em um vestibular. Em alguns casos isso acontece de forma involuntária, mas também é possível que a família deixe claro que espera um bom resultado, jogando grande pressão sobre o vestibulando.

Ainda existe aquela que pode vir do colégio e professores. Ela acontece quando o foco da educação está nos resultados e não no verdadeiro aprendizado. Dessa maneira, o(a) estudante só é valorizado quando passa em vestibulares de renome.

Essa cobrança também afeta o emocional de quem ainda não prestou o vestibular, exercendo uma pressão exagerada sobre o desempenho em uma prova concorrida. A ansiedade e estresse atrapalham a concentração e afetam negativamente os estudantes durante os exames.

Como os pais podem reduzir o nível de estresse dos filhos?

Uma forma de diminuir a pressão e nível de estresse é o apoio e compreensão dos pais, que podem desempenhar um papel importante nesse contexto. Muitas vezes, os estudantes estão pressionados e não sabem a quem recorrer, o que os deixa mais aflitos e desorientados.

A conversa com os pais pode ajudar a mudar o cenário. É interessante ressaltar que o controle dos fatores emocionais é fundamental para melhorar o desempenho e, consequentemente, os resultados nos vestibulares. Candidatos ansiosos e pressionados tendem a perder a concentração e errar questões que normalmente acertariam.

Pensando nisso, confira algumas dicas do que pode ser feito para reduzir a pressão pré-vestibular com seus filhos!

Respeite as decisões

A decisão sobre qual profissão escolher é um dos pontos mais difíceis para os jovens, o que acaba gerando discussões familiares e aumentando a responsabilidade. É comum que os pais desejem que os filhos sigam determinada profissão, porém nem sempre as vontades são as mesmas.

Durante esse período, a família pode orientar e conversar sobre a escolha da carreira, além de deixar e respeitar a decisão que será tomada pelo(a) adolescente. O excesso de pressão ou desaprovação do curso escolhido pode gerar um impacto negativo no desempenho. Portanto, é importante que os estudantes saibam que a escolha será respeitada, seja ela qual for.

Evite cobranças

Como falamos no início do texto, as cobranças vêm de todos os lados, por isso tente evitar ser mais um peso para o(a) seu(sua) filho(a). Procure trocar a cobrança por estímulo e incentivo, que são fatores positivos e que podem trazer animação para os estudos.

Isso não significa que você não estará preocupado com o vestibular, mas sim que essa não é a única coisa importante. É preciso buscar equilíbrio entre o estar sempre presente e o não pressionar excessivamente. Evite perguntar constantemente como anda a dedicação ao vestibular e demonstre que se preocupa com outros aspectos da vida.

Ofereça um ensino de qualidade

Essa é uma dica que deve ser seguida desde o início dos estudos. Um ensino de qualidade é fundamental para que o(a) seu(sua) filho(a) chegue preparado(a) para esse momento decisivo. Quando isso não acontece, o estresse no período aumenta, já que o(a) jovem precisa ir atrás de conteúdo extra e sem o apoio técnico adequado.

Portanto, busque um colégio que valorize vários aspectos, não só o lado intelectual, como o controle emocional e o desenvolvimento de habilidades sociais. Esses fatores, junto a um conteúdo de qualidade, trarão ao(a) seu(sua) filho(a) mais confiança e tranquilidade para obter um bom desempenho nos vestibulares.

Esteja disponível para ajudar

Além de apoiar e respeitar as decisões dos filhos, os pais devem se mostrar disponíveis para ajudar nos estudos. Isso pode ser feito de várias maneiras, como ajudar a tirar dúvidas sobre algum conteúdo, revisar junto e apoiar a realização de algum cursinho ou intensivos diferenciados.

Além do lado mais técnico, os pais também podem oferecer apoio emocional, sendo um canal para o desabafo dos filhos, pois os estudantes podem se sentir sozinhos e desprotegidos durante esse período. Dessa forma, é interessante demonstrar que, apesar de importante, o vestibular não determina o sucesso da pessoa.

É possível também proporcionar momentos de relaxamento, afinal, o estudo não pode ser ininterrupto e cansativo. Assistir a um filme no cinema, visitar um parque, praticar algum esporte são atividades que ajudam a desviar o foco, aliviar a pressão e trazer mais saúde emocional para os jovens.

Essas são algumas dicas sobre o que fazer para diminuir a pressão pré-vestibular nos filhos. Como vimos, as cobranças podem vir de vários lados, por isso a compreensão e disposição dos pais em ajudar é fundamental para dar a tranquilidade necessária para a realização das provas.

Que saber mais sobre esse universo? Então, aproveite para ler o nosso artigo e conheça 4 vestibulares no Brasil e saiba como ajudar seus filhos na preparação!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário