Educação

Conheça o programa bilíngue do Colégio Academia!

Maio 21, 2020
programa bilíngue
Tempo de leitura 6 min

Em tempos atuais, o domínio de uma segunda língua se faz cada vez mais importante, inclusive no que diz respeito a construir um futuro com mais oportunidades para crianças e adolescentes. Por esse motivo, é possível observar uma mudança significativa na educação brasileira: algumas escolas já se dedicam a investir em um projeto bilíngue, como é o caso do Colégio Academia.

Em princípio, o inglês é o foco principal dessas instituições, embora o espanhol, o francês e o alemão estejam ganhando mais espaço. Além disso, essa multiplicidade de idiomas permite que as aulas e as atividades ministradas sejam muito mais interessantes e didáticas, transformando a experiências dos alunos dentro de sala de aula.

Mas por que esse tipo de ensino pode ser considerado um dos melhores para seu(sua) filho(a)? Se você deseja se aprofundar ainda mais sobre o assunto e conhecer como é o nosso método de aprendizagem, continue a leitura deste artigo!

O que é um programa bilíngue e como ele funciona?

O programa bilíngue pode ser inserido de forma interdisciplinar no currículo educacional de uma instituição. Seu principal objetivo é ter disciplinas apresentadas tanto em língua portuguesa, quanto em um segundo idioma. Para tanto, as aulas são preparadas com o auxílio de recursos diferenciados, tais como música, filmes, livros, peças teatrais e produções de informática.

A partir disso, vale ressaltar que escolas que trabalham com programas bilíngues focam bastante em um viés cultural, e não somente no ensino engessado da segunda língua. Então, é comum perceber estudantes interagindo em um idioma estrangeiro nos corredores com total naturalidade, além de englobar práticas de outros países no dia a dia escolar.

Para que o conteúdo bilíngue seja bem trabalhado e explorado, as escolas costumam ter uma carga horária um pouco maior. Desse modo, é comum que os alunos estudem em período integral ou parcialmente integral.

Qual é a importância desse método de ensino?

Em primeiro lugar, o bilinguismo é importante para que o aprendizado em outra língua não seja visto apenas como um luxo. Da mesma forma, ele não pode ser considerado apenas uma disciplina na grade curricular. Falar outro idioma é uma forma de comunicação indispensável para se conectar com outras pessoas e com os acontecimentos globais.

O inglês, por exemplo, é o terceiro idioma com o maior número de falantes nativos em todo o mundo. Ou seja, tê-lo como um meio natural e aperfeiçoado é uma maneira de consumir conteúdos diversos e ter uma visão de mundo muito mais ampliada.

Essa é uma característica, inclusive, muito apreciada no mercado de trabalho. Por esse motivo, quando o(a) aluno(a) é preparado(a) desde cedo para lidar com outro idioma, consegue encontrar possibilidades de trabalho muito mais interessantes mais tarde. Também prepara melhor para intercâmbios acadêmicos e outras oportunidades de estudo no ensino superior lá fora, fazendo com que seu currículo e suas experiências fiquem muito mais completos.

Quais são as facilidades apresentadas por esse recurso durante o processo de aprendizagem de uma nova língua?

Aprender uma nova língua exige mais de nosso cérebro. Cada indivíduo tem um nível de facilidade para esse tipo de aprendizagem, e, quando ela é imposta logo no cotidiano escolar, a tendência é que flua com mais naturalidade. Isso ocorre porque não há espaço para a vergonha de falar ou pelo medo de se expor. Toda a didática é trabalhada de forma a respeitar limitações e a incentivar a superação de desafios.

Na escola, é interessante reforçar que não há obrigação em ter um domínio geral logo no início. O desenvolvimento é gradual, para que alunos sem conhecimento prévio da língua não se prejudiquem em relação àqueles que tenham uma vivência em um cursinho particular, por exemplo. Para completar, o ensino do idioma não está unicamente relacionado a regras gramaticais ou outras normas de forma rigorosa. Essa tarefa fica para a disciplina de língua inglesa.

Na prática, o programa bilíngue se preocupa mais em abordar um conteúdo dentro de contextos específicos, em que o uso do idioma seja um exercício. Deste modo, o vocabulário dos estudantes aumenta e eles passam a se comunicar e ficar muito mais à vontade com o uso da nova língua.

Quais são os principais benefícios trazidos por ele?

Muitos pais que buscam um ensino diferenciado para seus filhos buscam uma resposta objetiva para essa questão. Afinal, há uma variedade enorme de metodologias no mercado educacional, e é preciso saber exatamente o que a criança ou o adolescente pode absorver de positivo em relação a elas. Com base nessa constatação, aqui estão alguns dos principais benefícios de um programa bilíngue:

Incentivo à interação social

Aprender uma segunda língua é de suma importância para estreitar relações sociais. Por este motivo, quando ela é apresentada no âmbito escolar, inicia-se logo na mais tenra idade um incentivo ao respeito a culturas diferentes.

A criança cresce aberta a reconhecer e aceitar diferenças, enquanto o adolescente consegue identificar nos colegas mais pontos em comum, em uma fase tão pautada no isolamento e nas crises de crescimento. É uma troca mútua de conhecimento e experiência, que traz um enriquecimento pessoal e cultural muito grande para todos os envolvidos.

Melhora a autonomia

Um(a) aluno(a) que tem domínio sobre duas ou mais línguas tem um estímulo maior para se tornar autônomo(a) em várias situações. Isso porque aprende a se virar melhor diante de uma dificuldade de comunicação, pois sabe exatamente como se fazer entender.

Com isso, passa a resolver seus problemas de forma lógica sem precisar de maiores interferências. A sua independência é conquistada mais cedo, assim como a sua segurança em se comunicar em vários idiomas, que já estão bem desenvolvidos em seu cérebro.

Desenvolvimento integral do(a) aluno(a)

Essa também é uma metodologia que permite o desenvolvimento integral do(a) aluno(a). Ele(a) consegue trabalhar melhor a sua cognição e também melhora a sua capacidade de concentração. Os fatores refletem no aproveitamento das demais disciplinas que também cresce expressivamente.

E é nisso que o Colégio Academia acredita. Em uma educação integralizada, mediada por uma equipe de educadores altamente preparada e por um(a) aluno(a) que se coloca sempre como protagonista de seu aprendizado.

Quer conhecer um pouco mais sobre nosso programa bilíngue e nossas práticas pedagógicas? Então entre em contato conosco! Será um prazer atendê-lo.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário