Educação

Qual a importância de um ensino pautado na resolução de problemas?

março 11, 2020
resolução de problemas
Tempo de leitura 6 min

A vida é repleta de desafios, dos mais simples aos mais complexos, sendo muito importante saber como agir nesses momentos. Quando o ensino é pautado na resolução de problemas, os estudantes aprendem desde cedo a procurar soluções para os momentos de dificuldade.

Pessoas que têm facilidade para resolver problemas serão disputadas no mercado de trabalho, já que essa habilidade é muito valorizada. Além disso, podem explorar essa habilidade no âmbito pessoal, já que é possível resolver os percalços de forma eficiente.

Neste artigo, vamos entender o que é a resolução de problemas, quais os benefícios que ela traz e como essa abordagem promove o desenvolvimento da criança. Acompanhe a leitura!

O que é a resolução de problemas?

A resolução de problemas pode ser definida como a capacidade de encontrar uma ou mais soluções para uma problemática, seja ela complicada ou simples. É uma habilidade de extrema importância, pois envolve diversas outras, como trabalho em equipe, criatividade, persistência e resiliência.

Para solucionar um problema, é necessário primeiramente fazer um diagnóstico da situação, refletir sobre possíveis soluções, buscar vantagens e desvantagens e prever consequências de sua implementação, visando sempre ao melhor resultado. Quanto mais complicado for o problema, mais elementos serão exigidos para encontrar uma solução. É preciso ter habilidade para ver o todo, raciocínio complexo e dedicação.

Ao contrário do modelo tradicional de ensino, que exclui a interatividade e participação e prioriza a cópia e reprodução de tarefas, a resolução de problemas tem como pressuposto o(a) estudante como protagonista do processo educacional.

Dessa forma, o professor faz a descrição clara do problema, estabelece as metas, administra o tempo esperado para a resolução e identifica a importância ou significância da tarefa em relação aos objetivos. É preciso ocorrer a identificação do problema, a análise, a ação, a verificação da eficiência da ação e a conclusão.

Abre-se então o espaço para que os estudantes pensem e julguem por si, desenvolvendo o pensamento, a autonomia e a criatividade. Dessa forma, eles se tornam protagonistas em seu processo de aprendizagem, aprendendo a tomar decisões de maneira lógica e coerente.

Quais benefícios de escolher um colégio que utiliza essa abordagem?

No momento de escolher um colégio para os filhos, os pais devem levar em conta inúmeros aspectos, como qualidade da educação, infraestrutura, formação do corpo docente, entre outros. Uma instituição que aborde a resolução de problemas em sua proposta pedagógica traz inúmeros benefícios para a educação da criança. Vamos ver alguns!

Prepara para o mercado de trabalho

O mercado de trabalho requer profissionais que tenham inteligência emocional e capacidade para solucionar situações difíceis, com habilidade e sensibilidade. As características técnicas e formais são importantes, mas apenas elas não são mais suficientes para encontrar uma boa colocação.

Portanto, é fundamental que os estudantes aprendam desde cedo a agir nos momentos de dificuldades, aumentando a probabilidade de encontrar uma solução. Um profissional preparado para resolver problemas pode ter mais sucesso em sua carreira, independentemente da área de trabalho.

Proporciona características de liderança

As atribuições de um líder não são simples, pois ele precisa tomar decisões, compreender o contexto dos negócios, gerir dificuldades de relacionamento, aprender a conviver com o fracasso, entre outras habilidades. Apesar disso, é preciso ser uma pessoa sensível e que saiba lidar com a responsabilidade.

Dessa forma, uma pessoa que foi estimulada desde a infância a resolver problemas tem mais probabilidade de conseguir bons resultados. Com todos os desafios que a liderança traz, é importante que o(a) profissional seja confiante para lidar com as adversidades e ocupar essa posição.

Ensina a resolver qualquer tipo de problema

Os benefícios da metodologia de resolução de problemas não se limitam aos aspectos profissionais, pois trazem crescimento pessoal para os estudantes. Todas as pessoas passam por momentos de indecisão, desafios e precisam fazer escolhas, sendo que muitas vezes não estão preparadas para isso.

A prática contribui para desenvolver as características necessárias para não sofrer nesses momentos. Por isso, um colégio que se preocupa em dar essa oportunidade para os estudantes oferece segurança para que busquem novos caminhos e formas diferentes para resolver um impasse.

De que modo esse recurso promove o desenvolvimento da criança?

As instituições que colocam a resolução de problemas na proposta pedagógica ajudam a complementar o desenvolvimento da criança, pois não estão preocupadas apenas com os aspectos cognitivos. Vejamos algumas habilidades que são trabalhadas!

Facilita o processo de autonomia e independência

A capacidade de fazer boas escolhas e agir de forma correta está relacionada com o processo de autonomia e independência. As crianças devem desde cedo ter liberdade para tomar algumas decisões, como a roupa que será usada, tornando a atividade de escolher algo natural para elas.

Portanto, quando o colégio ensina seus estudantes por meio da resolução de problemas, está permitindo que eles criem autonomia e aprendam a escolher de forma correta. Dessa maneira, eles terão independência para resolver suas dificuldades, pois já saberão o que deve ser feito antes de tomar uma decisão.

Amplia o desenvolvimento das habilidades sociais

Como algumas atividades e projetos são desenvolvidos em grupos, as habilidades sociais da criança também são desenvolvidas. É preciso aprender a trabalhar em equipe, exercitar a comunicação e saber respeitar as ideias alheias, características muito relevantes para a sociedade atual.

Os responsáveis dentro da instituição precisam prestar atenção às interações feitas entres os estudantes e perceber se alguém fica de fora ou isolado. Dessa forma, os professores podem ajudar a criança a se enturmar e a desenvolver características sociais, pois elas serão de extrema importância durante a vida.

Neste artigo, vimos como a resolução de problemas é importante para as instituições de ensino. Os benefícios de escolher um colégio que priorize essa metodologia são vistos na preparação dos estudantes, que se tornam pessoas capazes de tomar decisões e profissionais prontos para o mercado de trabalho. Além disso, características individuais são desenvolvidas, como a autonomia e as habilidades sociais, o que proporciona uma formação completa.

Gostou de aprender sobre essa metodologia? Quer saber como ela é desenvolvida no Colégio Academia? Então, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário