Educação

Uso dos jogos auxilia no desenvolvimento da criança

Maio 22, 2020
Tempo de leitura 1 min

Alguns jogos infantis são uma ótima opção para uma melhor compreensão das atividades que estão sendo elaboradas em prol do crescimento da criança. Os jogos constituem parte integrante e fundamental do currículo da educação infantil e da alfabetização.

No cantinho de brinquedos, onde ficam os jogos de construção, de encaixe e de memória deve haver jogos específicos de leitura oferecidos de acordo com a fase que está sendo trabalhada.

Como primeiras ideias, listamos  alguns recursos que poderão servir de apoio para o bom desenvolvimento da criança.

Jogos de construção: estimulam o desenvolvimento da capacidade de criação, como montar uma fazendinha com pequenos animais, enfileirar os carrinhos e construir um estacionamento.

Jogos de encaixe: são apropriados para o desenvolvimento da coordenação fina, o raciocínio lógico como encaixar, montar e empilhar. Usar sempre a criatividade.

Jogos da Memória: desenvolvem a habilidade de concentração, autonomia e confiança. Conferir as fotos de animais, de palavras e letras.

Segundo Piaget, cada etapa do desenvolvimento está relacionada a um tipo de atividade lúdica que incide da mesma maneira em todos os indivíduos. Portanto, é importante estimular todas as etapas do desenvolvimento infantil, respeitando o tempo de cada criança.

Lícia e Priscila | Equipe SOE.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário