Comportamento

Quais os impactos do videogame no desenvolvimento infantil?

setembro 20, 2019
videogame e desenvolvimento infantil
Tempo de leitura 6 min

Quando falamos sobre jogos eletrônicos, há, sem dúvidas, um grande preconceito por parte da população em geral. Pais, responsáveis e até mesmo educadores têm uma ideia bastante equivocada dos reais benefícios que esse tipo de atividade pode trazer para crianças e adolescentes. Por isso, hoje, falaremos sobre a relação entre videogame e desenvolvimento infantil.

Vistos por grande parte da população como verdadeiros vilões da educação, os videogames e jogos eletrônicos no geral são, na verdade, uma ótima ferramenta para contribuir com o aprendizado e o desenvolvimento de uma vasta gama de habilidades fundamentais para os jovens. Por isso, seu uso na educação deve ser estimulado, e não condenado!

Ao longo de nossa conversa, discutiremos quais são as vantagens mais marcantes de utilizar esse tipo de estratégia no ensino, mostrando como a implementação dos games no âmbito escolar pode ser benéfica para os estudantes em vários sentidos. Boa leitura!

Qual é a relação entre videogame e desenvolvimento infantil?

Normalmente vistos como algo que atrapalha o desenvolvimento, distrai as crianças de modo negativo e muito mais, os videogames têm uma reputação pouco positiva. No entanto, essa ferramenta pode revelar muitas surpresas quando bem aplicada.

Sim, é inegável que há certos malefícios relacionados aos jogos eletrônicos. Em geral, tais problemas estão associados a inadequações em relação à faixa etária da criança ou adolescente (por isso, devemos sempre observar a classificação indicativa do game) ou à falta de limites (horas excessivas em frente à telinha, por exemplo).

No entanto, quando bem direcionados, os jogos trazem uma série de vantagens para o desenvolvimento infantil. Eles são responsáveis por ativar uma grande variedade de áreas do cérebro simultaneamente, agindo como um importante exercício para as funções cognitivas.

Assim, podem ser facilmente utilizados tanto como modo de distrair e relaxar os pequenos quanto como uma maneira de desenvolver habilidades importantes para o âmbito acadêmico e a vida como um todo. Além disso, esse contato com a tecnologia é vantajoso e indispensável para as crianças e adolescentes do século XXI.

Quais são os benefícios de utilizar videogames no ensino de jovens?

Agora que já vimos como os videogames e a educação se relacionam, que tal aprendermos um pouco mais sobre o tema e conhecermos, também, os benefícios que os jogos trazem para o desenvolvimento de nossos filhos? Confira!

Melhora a tolerância a perdas e erros

Lidar com a frustração e desenvolver a resiliência são pontos muito importantes do desenvolvimento infantil. Nas partidas de jogos eletrônicos, as crianças e adolescentes estarão frequentemente diante de tais situações. Assim, aprendem a lidar com elas e persistir em seus objetivos até alcançá-los, algo fundamental para todos os âmbitos da vida.

Desenvolve capacidades cognitivas

Os videogames não são importantes apenas para ensinar os jovens a lidar com as frustrações comuns a todos. Eles também têm parte essencial no desenvolvimento cognitivo do cérebro, trabalhando aspectos como a memorização e a coordenação motora. Por conta disso, até mesmo cirurgiões podem se beneficiar dessa ferramenta.

Trabalha os reflexos

Outra característica importante dos games é o desenvolvimento do reflexo, outra habilidade fundamental para os seres humanos. Muitas vezes, ao estarmos constantemente presos em uma rotina que trabalha pouco a visão, podemos nos ver sem qualquer processo reflexivo. Os jogos ajudam a manter isso sempre vivo em nosso dia a dia!

Contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico

Na atualidade, é muito comum conseguirmos as informações de maneira “mastigada”. Isso não acontece nos games, um ambiente no qual precisamos botar a cabeça para funcionar a fim de superar os desafios propostos para que avancemos na história. A resolução de problemas, o pensamento lógico e a velocidade no raciocínio são, assim, beneficiados.

Trabalha o foco e a concentração

Embora seja comum pensarmos nos jogos como vilões da concentração, o que acontece é justamente o contrário. Eles são uma excelente ferramenta para desenvolver a capacidade dos jovens de focar um objetivo até solucionar um problema definitivamente. Esse tipo de trabalho pode ser muito vantajoso para a vida acadêmica, por exemplo.

Relaxa a mente e o corpo

O lazer também é algo fundamental para o aprendizado e desenvolvimento infantil, não é mesmo? Não podemos nos esquecer de que a sobrecarga também é algo que pode fazer com que o desempenho dos pequenos caia consideravelmente. Assim, os jogos eletrônicos são uma maneira interessante de unir lazer e aprendizado.

Proporciona ótimos momentos em família

A participação dos pais e responsáveis na educação das crianças é algo essencial. Por isso, que tal se incluir nas partidas de jogos eletrônicos? Assim, você pode unir o útil ao agradável e transformar essa atividade em um incrível momento em família. Quem sabe uma tradição familiar não é criada com a ajuda dos games?

Como podemos extrair as vantagens desse tipo de estratégia?

Como vimos, os videogames podem ser bem vantajosos para o desenvolvimento da criançada e dos adolescentes. No entanto, é necessário que alguns cuidados sejam tomados para que esse tipo de estratégia funcione da maneira esperada. Confira, a seguir, alguns deles:

  • escolha jogos educativos;
  • preste sempre atenção à indicação de faixa etária do game;
  • limite o número de horas semanais destinadas aos jogos;
  • matricule seus filhos em colégios que saibam da importância da tecnologia e a utilizem na proposta pedagógica;
  • inclua-se nas partidas e contribua para que essa atividade seja benéfica para todos.

Com esses cuidados, o sucesso é garantido. Assim, o(a) seu(sua) filho(a) poderá desfrutar de todos os benefícios trazidos pelos videogames para o desenvolvimento cerebral, físico, emocional e cognitivo!

Viu como videogame e desenvolvimento infantil estão intimamente relacionados? Quando bem utilizados, os jogos podem contribuir positivamente para a educação, atuando como aliados tanto na escola quanto no fortalecimento de características importantes para a vida. Por isso, sempre que possível, considere utilizar a tecnologia como um suporte à aprendizagem das crianças e adolescentes!

Apesar de benéfica, como vimos em nossa conversa, a tecnologia também traz consigo alguns riscos. Para evitar problemas, precisamos estar sempre atentos ao modo como nossos filhos a utilizam, certo? Confira, então, nosso artigo sobre maneiras de monitorar o acesso dos jovens à internet!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário