aluno protagonista

Aluno protagonista: como incentivar essa característica no(a) seu(sua) filho(a)?

Quando se ouve a palavra “protagonista”, logo pensamos nos atores que são os “principais” em filmes e/ou séries de televisão. Outra possibilidade é pensarmos nos personagens de maior destaque em obras literárias. Mas o nosso pensamento nunca vai para a educação. Por que será que isso acontece?

A verdade é que “protagonismo” e “aprendizado” são termos que andam juntos nos moldes atuais do segmento. A ideia é que os alunos deixem de ocupar a posição vista atualmente — mais passiva — e se tornem personagens engajados na própria educação.

Se você não sabe o que é um aluno protagonista, mas convive com crianças ou adolescentes em idade escolar, não deixe de ler este texto! Nele, você saberá mais sobre o conceito e aprenderá a fazer parte desse processo transformador. Boa leitura!

O que é um aluno protagonista?

Um aluno protagonista é aquele que tem um poder sobre o próprio aprendizado. Esse não é um estudante passivo, que apenas senta e escuta a aula, tentando reter informações. É alguém que busca mais conhecimento e que o conquista a partir de diversos métodos, desenvolvendo muitas habilidades no caminho!

Por que é importante incentivar o protagonismo entre os jovens?

O protagonismo é benéfico para diversas áreas da vida do estudante. Bons exemplos são:

  • o aprendizado na escola, que se torna mais ativo e dinâmico;
  • a personalização do conhecimento;
  • o desenvolvimento de habilidades como a autonomia e a disciplina;
  • trabalha também competências como o raciocínio lógico, o trabalho em equipe e a comunicação;
  • permite que o estudante se conheça melhor.

Em suma, um aluno protagonista se preparará, ao longo de toda a vida escolar, para se tornar um adulto cheio de personalidade e independência, que tem “jogo de cintura” e sabe se adaptar às mais diversas situações sociais e profissionais. Ou seja: alguém muito valorizado pelo mercado de trabalho e com aptidão acentuada para as interações na vida pessoal.

Como incentivar o protagonismo da maneira adequada?

Agora, é hora de conferirmos algumas dicas que vão ajudá-lo bastante no processo de incentivo do protagonismo nas crianças e adolescentes que fazem parte da sua vida. Vamos lá?

Ouça o que o(a) seu(sua) filho(a) tem a dizer

Uma das primeiras dicas para trabalhar o protagonismo nas crianças é garantir que elas sejam escutadas. Na hora de qualquer interação, permita que elas concluam o seu pensamento e evite interrupções. Esse respeito valerá ouro no desenvolvimento.

Dê liberdade

A liberdade é, também, essencial para que a autonomia seja desenvolvida. É claro que tudo precisa ser limitado, mas vá aumentando progressivamente o poder de escolha da criança e/ou do adolescente. Tudo faz parte de um processo!

Permita que ele (a) cometa erros

Permitir que o(a) seu(sua) filho(a) cometa erros é, sem dúvidas, algo assustador. Mas é necessário. No entanto, tudo isso deve ser supervisionado e não pode trazer riscos para a integridade física ou emocional dos pequenos. Mas aprendemos errando, não se esqueça disso, ok?

Ofereça a possibilidade de tomar decisões

Como pais ou responsáveis, é natural que tenhamos a vontade de controlar boa parte das atitudes dos nossos filhos. No entanto, essa é uma atitude equivocada. É importante deixá-los pensar sozinhos e, também, decidir a partir das próprias necessidades e vontades.

Permita que ele(a) tenha suas próprias opiniões

As próprias opiniões também devem ser estimuladas. É importante criarmos adultos que fogem do senso comum e têm a capacidade de raciocinar “fora da caixinha”. Esse é o futuro! Por isso, sempre questione o motivo das opiniões das crianças e as estimule a pensar.

Valorize as suas particularidades

Um dos maiores erros que podem ser cometidos pelos pais é minar a individualidade dos seus filhos. Valorize as suas particularidades, demonstre interesse pelos seus gostos e os apoie no processo de conquista dos próprios sonhos. Não devemos colocar nossas próprias expectativas em indivíduos que são tão únicos.

Desperte a curiosidade

A curiosidade pode parecer uma habilidade inerente às crianças, mas a verdade é que ela também precisa ser trabalhada. Além disso, tem tudo a ver com o protagonismo na educação! Afinal, quanto mais curiosos, mais engajados são os estudantes.

Incentive o autoconhecimento

Conhece-te a ti mesmo, já dizia o filósofo. O autoconhecimento permite que decisões mais inteligentes sejam tomadas, além de ajudar o estudante a entender as suas limitações, desafios e pontos fontes e “brincar” com essas informações em prol do desempenho escolar.

Ensine a conviver com as diferenças

Por fim, o incentivo à tolerância deve ser uma das prioridades dos pais que buscam trabalhar o protagonismo com os seus filhos. Fazê-los compreender que ninguém é melhor do que ninguém e que todos somos incríveis justamente por sermos únicos é algo que não pode ser deixado de lado.

Como a escola pode ajudar nesse processo?

Não se engane: a escola tem um papel essencial no desenvolvimento do protagonismo na educação. Afinal, ela é a ponte entre os estudantes e o conhecimento e é nesse ambiente que toda essa questão será lapidada.

Por isso, escolha colégios que tragam inovações no método de ensino, com a aplicação de metodologias modernas e que tenham protagonismo em sua estrutura pedagógica. Escolha, também, instituições que valorizem as particularidades dos estudantes e as trabalhem no dia a dia.

Nesse contexto, o Colégio Academia é uma ótima opção! Contamos com os seguintes diferenciais:

  • aulas extracurriculares;
  • valores pautados no respeito e na tolerância;
  • diálogo direto com pais e responsáveis;
  • infraestrutura adequada para as atividades propostas;
  • uso da tecnologia no aprendizado;
  • corpo docente preparado, entre outros. 

A partir dessas características, podemos afirmar que o conceito de aluno protagonista é constantemente trabalhado em nossas salas de aula. Nossos profissionais estão aqui para ajudar e engajar!

Como podemos ver, o desenvolvimento de um “aluno protagonista” envolve muitos pilares. De qualquer forma, é extremamente importante trabalhar esse conceito, ajudando as crianças e os adolescentes a se tornarem adultos muito mais aptos ao convívio cidadão e ao destaque em suas áreas de atuação.

Caso tenha interesse em saber mais sobre o Colégio Academia, entre em contato! Estamos à disposição para tirar eventuais dúvidas. Até a próxima!

Até a próxima!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.