ansiedade pré-enem

Como vencer a ansiedade pré-Enem? Confira 8 maneiras!

A história é sempre a mesma: por mais que alguém saiba a matéria de trás para a frente, a hora da prova é um momento regado por muita ansiedade e insegurança. No entanto, é possível modificar essa realidade e ajudar os seus filhos a terem um desempenho muito mais satisfatório — algo que começa pelo emocional!

E então, como afastar a ansiedade pré-Enem e vestibulares? Essa é uma pergunta que não traz apenas uma dica. Por isso, preparamos um artigo que tem como objetivo disseminar algumas informações importantes para que você possa orientar os adolescentes que vivem com você.

Continue a leitura e saiba quais são essas dicas, quais são os impactos da ansiedade no desempenho e qual é a importância dos pais e dos responsáveis em todo o processo de preparação para os vestibulares. Vamos lá!

Como a ansiedade atrapalha o desempenho nas provas?

A ansiedade é uma sensação que nos deixa com medo do que está por vir. Ir para a prova com essa bagagem extra de nervosismo certamente é algo prejudicial para o desempenho. Algumas das coisas que podem acontecer são:

  • “brancos”, que ocorrem quando nos esquecemos de algo que sabemos muito bem o que é;
  • erros por falta de atenção;
  • dificuldade para gerenciar o tempo da prova;
  • deslizes na hora de passar as respostas para o gabarito, entre outras.

Além disso, a ansiedade excessiva pode trazer sintomas físicos, que fazem com que o candidato se sinta mal e não consiga completar a prova. Por isso, é sempre recomendado evitar esse tipo de situação.

Quais são as dicas para afastar a ansiedade pré-Enem e vestibulares?

Agora, veremos algumas dicas eficientes para esse momento!

1. Ajude o(a) adolescente a dormir bem

Boas noites de sono são fundamentais quando o assunto envolve um bom desempenho no vestibular. Então, ajude o(a) adolescente a criar uma boa rotina de sono, com horários bem definidos para deitar e levantar.

2. Promova uma boa alimentação

A partir de uma ingestão satisfatória e variada de nutrientes, conquistamos um cérebro cada vez mais eficiente, algo essencial para as provas. Então, ajude o(a) jovem a se alimentar adequadamente, também respeitando uma rotina de horários.

3. Oriente a prática de meditação

Meditar pode parecer um pouco estranho no começo, mas traz uma série de benefícios para os praticantes. Então, que tal convidar toda a família para essa atividade? Assim, todos poderão ter uma mente muito mais equilibrada!

4. Elogie sempre que possível

Muitas vezes, a origem da ansiedade é a insegurança de não estar fazendo o suficiente. Então, que tal mostrar ao(a) seu(sua) filho(a) que, para você, o trabalho que ele(a) está fazendo é incrível? Demonstre a sua apreciação pelo esforço feito pelo(a) jovem!

5. Evite momentos de estresse

Todos nós temos momentos bons e ruins, mas, para o bem do(a) vestibulando(a), o ideal é evitá-los sempre que possível. Mantenha brigas e desentendimentos bem longe do núcleo familiar e tente oferecer um ambiente agradável e tranquilo.

6. Não coloque uma pressão desnecessária

É importante deixar claro para os adolescentes que a reprovação no vestibular não é o fim do mundo. A prova acontece todos os anos e é possível fazer uma nova tentativa em alguns meses. Por isso, mostre que você espera dedicação, mas que não há nada de errado em não ir tão bem assim.

7. Proponha atividades relaxantes

Outra dica é propor que toda a família se engaje em atividades relaxantes de vez em quando, como sessões de cinema, jogos em família e muito mais. Tire a seriedade dos momentos e permita que todos se divirtam juntos!

8. Deixe que o(a) adolescente relaxe

Por fim, permita também que ele(a) tire períodos para si, dedicando-se a hobbies ou simplesmente ficando ocioso(a) ou saindo com os amigos. Esses momentos são essenciais para o relaxamento do cérebro e para a diminuição do estresse e da ansiedade.

E se a ansiedade bater mesmo assim?

É comum que, mesmo com toda a preparação, o(a) candidato(a) ainda se sinta ansioso(a) na hora da prova. Picos de nervosismo também são esperados e, por isso, é importante saber lidar com eles caso surjam durante o exame.

Algumas dicas que você pode passar para o(a) seu(sua) filho(a) são:

  • peça para sair da sala, caso seja necessário, e vá ao banheiro para tirar um pouco da tensão;
  • não perca tempo excessivo em uma questão que não está rendendo frutos e pule para a próxima;
  • não se desespere caso um conceito “fuja da mente” na hora da prova, já que há mais de 100 questões para fazer e, certamente, isso não será um grande problema no final;
  • faça pequenas pausas para se hidratar e se alimentar;
  • se ficar muito nervoso(a), tire a mente da prova por um instante e pense em alguma atividade que gosta de fazer, cante uma música mentalmente e se distraia antes de voltar ao exame.

Além disso, saber como fazer a prova é muito importante. Por isso, é fundamental que você também oriente o(a) seu(sua) filho(a) a fazer simulados periódicos. Com eles, ficará mais fácil identificar por qual matéria ele(a) prefere começar (se é pela mais fácil ou pela mais difícil), conhecer o estilo da prova e desenvolver técnicas pessoais para tornar a resolução mais rápida e eficiente. E, claro, não se esqueça de ajudá-lo(a) a elaborar um bom cronograma de estudos!

Qual é a importância dos pais e responsáveis nesse momento?

Os pais são fundamentais nesse processo, trazendo segurança e conforto para os(as) vestibulando(as). Esse é um momento delicado e todo apoio é necessário para deixá-los(as) mais seguros(as) de que estão no caminho certo!

Além disso, os responsáveis têm uma importante missão pela frente: escolher uma instituição de ensino preocupada com a preparação para o vestibular. Afinal, o colégio também tem um papel crucial nessa preparação, tanto na oferta de simulados e de uma educação de qualidade quanto no apoio emocional e no psicológico, que fazem parte desse momento.

Agora que você já sabe como ajudar o(a) seu(sua) filho(a) a combater a ansiedade pré-Enem, não perca mais tempo! Participe desse processo ao lado dele(a) e garanta não só um desempenho mais satisfatório nas provas, mas também o estreitamento dos laços entre vocês!

Para não perder outras dicas como essas e todas as informações necessárias para ajudar os jovens em determinados momentos, como o vestibular, curta a nossa página no Facebook!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.