aprender a falar inglês

Como a robótica ajuda no processo de aprender a falar inglês?

O conhecimento de idiomas é uma habilidade importante para o mercado de trabalho, sendo que a língua inglesa é muito utilizada em diversas empresas. Aprender a falar inglês desde cedo é uma vantagem para os estudantes, trazendo benefícios para o período escolar e para o futuro profissional.

Esse aprendizado pode ser aperfeiçoado com o envolvimento da escola. As aulas de programação e robótica são excelentes aliadas para o desenvolvimento da língua inglesa, pois esses conteúdos facilitam o conhecimento do vocabulário e trazem interesse pelo tema.

Neste artigo, mostraremos de que maneira a programação e robótica ajudam a aprender a falar inglês. Além disso, mostraremos como escolher uma escola para seu(sua) filho(a). Venha conosco!

Como a programação e robótica podem ajudar a aprender a falar inglês?

A programação e robótica são atividades que ajudam a trazer elementos diferentes para o processo de aprendizagem na escola. Elas oferecem diversos benefícios, como o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e do trabalho em grupo.

Além disso, elas são importantes para o aprendizado da língua inglesa. Confira como essas atividades contribuem nesse processo, tornando-o mais natural e fácil!

Usam o inglês como base

Tanto a programação quanto a robótica usam o inglês como base. Desse modo, os estudantes estão constantemente em contato com o idioma, pois os nomes utilizados e processos são aprendidos na língua inglesa.

Desse modo, os alunos são inseridos em um contexto em que são realmente envolvidos com o idioma, passando a vê-lo como algo natural e comum no cotidiano. Com o passar do tempo, os estudantes ficam mais confortáveis para praticar o inglês com seus colegas e professores.

São divertidas

Uma das melhores maneiras de conseguir o engajamento dos alunos em uma disciplina é por meio de atividades que sejam divertidas. Isso acontece com a programação e robóticas, que trazem elementos diferentes para o contexto escolar e tornam as aulas mais dinâmicas e alegres.

Os alunos costumam ter contato com dispositivos eletrônicos, como videogames e smartphones, mostrando interesse por essa área. Por isso, as atividades são feitas com mais motivação e beneficiam o processo de aprendizagem, já que os estudantes se sentem confortáveis nesse ambiente.

Estimulam a criatividade

Uma das vantagens dessas atividades é o desenvolvimento da criatividade que elas trazem. A robótica e programação estimulam o cérebro a pensar de maneira diferente, obrigando os estudantes a encontrar novas soluções para seus problemas, inclusive no aprendizado de um novo idioma.

É necessário criar um momento construtivo de aprendizagem, que também é aproveitando para aprender outra língua. Isso faz com que aprendam a utilizar a criatividade para aumentar o vocabulário e encontrar maneiras de memorizar o que foi aprendido.

Causam curiosidade e despertam a vontade de explorar

Lidar com robôs e com a programação é algo estimulante, que ajuda a despertar a curiosidade dos alunos. Quanto mais curiosos eles ficam, maior é a probabilidade de buscarem conhecimento na área, explorando as diferentes possibilidades e buscando aprender o que for interessante sobre o tema.

Essa vertente exploratória é essencial para quem deseja aprender inglês. Muitos materiais dessas áreas só estão disponíveis na língua inglesa, levando os estudantes a pesquisar e entender o que está escrito no idioma. Assim, eles não dependem apenas da escola para evoluir, buscando conhecimento por conta e interesse próprios.

Ajudam na memorização do idioma

A memorização do idioma é fundamental para que os estudantes aprendam realmente a língua. Entretanto, quando esse processo é feito de forma mecânica, ou seja, ao decorar cada palavra, o aproveitamento não é eficiente, tornando o aprendizado monótono e pouco produtivo.

Por outro lado, quando as palavras fazem parte do cotidiano, a memorização ocorre de forma natural. Ao entrar em contato constante com o vocabulário em inglês, esses termos farão parte da rotina dos alunos, facilitando muito o aprendizado do idioma.

Auxiliam no domínio mais profundo do idioma

O domínio de um novo idioma acontece de forma muito mais natural quando estamos em pleno contato com ele. Portanto, as aulas de programação e robótica permitem que os estudantes vivenciem situações que envolvem diretamente o inglês. Isso garante o contato direto e prático com a língua e, consequentemente, um aprendizado mais eficiente.

O resultado dessas aulas será percebido quando seu(sua) filho(a) estiver dominando os termos técnicos, conversação, apto a aprender e demonstrar domínio do idioma de forma ainda mais profunda.

Como escolher uma escola que contribua nesse sentido?

Escolher uma escola para seu(sua) filho(a) é uma decisão muito importante, pois grande parte do desenvolvimento cognitivo, social e emocional acontece nesse ambiente. Por isso, encontrar a instituição certa é fundamental para que ele(a) tenha um crescimento completo.

O Colégio Academia é uma excelente opção para promover uma educação de qualidade para seu(sua) filho(a). Ele oferece um ensino diferenciado, uma ótima infraestrutura, o incentivo às atividades lúdicas e outros elementos importantes, favorecendo um processo de aprendizagem eficiente e diversificado.

São cerca 30 mil m² de área construída, jardins, complexo esportivo, laboratórios de química, física e informática. O colégio ainda conta com duas bibliotecas, auditório, anfiteatro, teatro, salão de convenções, salão de eventos, capela e dois museus com cerca de 30 mil exemplares de materiais de história natural e etnologia indígena e outros elementos importantes.

Também oferece a programação e a robótica como diferenciais de ensino, já que essas aulas trazem muitos benefícios para os estudantes em diversas áreas. Desse modo, o aprendizado do inglês é um dos pontos fortes do Colégio, facilitando o domínio do idioma.

Neste artigo, vimos como a programação e a robótica contribuem no processo de aprender a falar inglês. Essas disciplinas oferecidas na escola são uma forma de engajar os alunos e trazer os elementos do idioma para o cotidiano, tornando o aprendizado natural. Isso é fundamental para o desenvolvimento individual dos estudantes, pois o domínio da língua inglesa é cada vez mais importante no mercado de trabalho.

Gostou de conhecer mais sobre os benefícios da robótica e da programação para o inglês? Então, aproveite para entrar em contato conosco e ver como o Colégio Academia estimula o desenvolvimento completo dos estudantes!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.