aprendizagem baseada em equipes

Aprendizagem Baseada em Equipes: quais os benefícios dessa metodologia?

A Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE) é uma estratégia aplicada por instituições que desejam melhorar seu ensino por meio do aprendizado em conjunto.

Nela, o professor atua como um facilitador do ensino e os alunos colocam a mão na massa, atuando como os protagonistas de seu próprio aprendizado.

Quer entender mais sobre como essa metodologia funciona e de qual forma ela pode ser aplicada em sala de aula? Neste post, falaremos sobre o assunto e daremos todas as informações que você precisa saber. Acompanhe!

Do que se trata a Aprendizagem Baseada em Equipes?

É uma metodologia de ensino que foi desenvolvida para um curso de administração, no ano de 1970, pelo professor Larry Michaelsen, como uma forma de trabalhar determinados conteúdos para turmas com muitos estudantes.

A ABE é um modelo estruturado que envolve um certo nível de planejamento por parte do professor e envolvimento por parte dos alunos.

Quais os princípios da Aprendizagem Baseada em Equipes?

Os princípios da Aprendizagem Baseada em Equipes devem ser respeitados para que a metodologia seja eficaz. Vamos conhecer mais sobre eles?

Formação de grupos

O professor será o responsável pela formação de equipes. Pensando nos resultados de aprendizagem, o professor deverá montar grupos incluindo alunos com personalidades e capacidades intelectuais diferentes.

A relação prévia entre membros de um grupo costuma ser uma barreira para o aprendizado e, por isso, a formação de subconjuntos, como amigos próximos, irmãos ou namorados, deve ser evitada.

A diversidade de equipe facilita a resolução de problemas e melhora a performance, pois, com ela, os membros de grupos trazem perspectivas diferentes e as discussões se tornam mais ricas.

É importante que cada grupo tenha entre 5 e 7 participantes, pois eles devem ter membros o suficiente para garantir uma boa diversidade, mas não tantos ao ponto de que alguns não consigam participar.

Com o grupo formado, o processo de adaptação tem início, e para que a performance em equipe seja bem desenvolvida, não poderá haver modificações nas equipes no período em que a atividade estiver sendo realizada.

As equipes devem ser permanentes e precisam ter muita clareza no processo de avaliação.

Responsabilidade individual e coletiva

Tem que haver uma forma de garantir a responsabilidade do estudante, tanto no seu trabalho individual como no trabalho em equipe.

Os alunos devem se preparar antecipadamente para as atividades. Caso contrário, a falta de preparo de um pode impedir o progresso de toda a equipe.

Após a preparação individual, cada membro deve contribuir com a atividade em equipe. Para que isso ocorra, o professor deverá envolver os alunos em uma avaliação por pares, dando a possibilidade de membros da equipe avaliarem a contribuição dos demais ao grupo.

Na avaliação, aspectos positivos e negativos uns dos outros devem ser avaliados: quais atitudes eu apreciei no trabalho do meu colega? O que eu gostaria de solicitar aos demais membros?

Dessa forma, cada integrante da equipe pode ter uma ideia do que está acontecendo, do que seus colegas pensam a seu respeito e de como seu processo pode ser melhorado, uma vez que essa não será uma avaliação única.

O professor participa também da atividade dando uma devolutiva anônima aos estudantes.

Em seguida, os projetos desenvolvidos por cada um dos times deverão ser colocados em avaliação e comparados. Isso vai possibilitar uma troca entre as equipes e despertar a capacidade de seus membros de formular opiniões e analisar trabalhos.

Atividades interativas

As tarefas precisam permitir tomadas de decisões e relatos de experiências. Na Aprendizagem Baseada em Equipes, o diálogo é fundamental para que as equipes alcancem bons resultados.

Feedback frequente

O professor deve dar feedback imediato e frequente durante toda a realização da atividade. Ele favorece a aprendizagem e a retenção de conteúdo e tem impacto direto no desenvolvimento das equipes.

É a hora do professor se organizar e de esclarecer conceitos e dúvidas dos alunos que talvez não tenham sido compreendidos.

Como fazer uso dessa metodologia na prática?

Na Aprendizagem Baseada em Equipes, uma fase da atividade tem total relação com as outras. Por isso, devem ser pensadas com antecedência e preparadas como um todo. Pode ser preparada em 4 etapas:

Preparação individual pré-aula

O aluno deve ter acesso a conteúdos que possam ajudá-lo a agregar conhecimento às discussões que ocorrerão nas etapas seguintes.

Teste individual

Com a ajuda de um questionário de múltipla escolha e sem realizar nenhuma consulta, o aluno será avaliado para que o professor tenha a certeza de que a primeira etapa foi bem feita.

O teste deve ser baseado nos conteúdos que foram utilizados na etapa anterior.

Teste em equipe

Nesta etapa, o grupo deve se reunir para discutir e avaliar as questões que foram resolvidas individualmente por cada um deles.

Esclarecimento de dúvidas

Nesse momento, o professor entra na atividade para esclarecer as dúvidas dos alunos e aprofundar o que ele acredita que precisa ser mais discutido.

Aplicação de conceitos

Em algum momento, que pode ou não ser no mesmo dia, deve haver a Atividade de Aplicação de Conceitos. É a hora de colocar o aluno em ação e desenvolver o trabalho em equipe.

A Aplicação de Conceitos deve ocorrer de acordo com a regra dos 4S:

  • Significant – devem ter um problema significativo;
  • Same problem – mesmo problema para todas as equipes;
  • Specific choice – devem fazer uma escolha específica;
  • Simultaneous Report – de forma simultânea, apresentar suas respostas.

Para organizar as atividades de aplicação, o professor pode pensar em algumas questões, como:

  • O que ele deseja que o estudante esteja apto a fazer ao final da disciplina?
  • O que o estudante precisa saber para fazer isso?
  • Como facilitar a aprendizagem do estudante?
  • Como avaliar a aprendizagem?

Assim, cada uma das atividades de aplicação podem ser desenvolvidas de formas bem variadas.

Quais os benefícios dessa metodologia?

A Aprendizagem Baseada em Equipes traz benefícios difíceis de serem conseguidos com metodologias tradicionais de ensino.

Como vimos, para que ela seja aplicada, é necessário que grupos sejam formados. Trabalhos em equipe ensinam indivíduos a colaborarem uns com os outros, melhorando suas relações interpessoais e contribuindo para a diminuição da desigualdade entre eles.

Como o aluno tem espaço para expressar suas opiniões, ele trabalha melhor a sua capacidade de reflexão e argumentação e se sente mais motivado a participar das aulas.

Essa metodologia é embasada em princípios que colaboram para o desenvolvimento de habilidades interpessoais e socioemocionais.

Em sala de aula, a Aprendizagem Baseada em Equipes pode ser uma ótima maneira de estimular alunos e de ajudá-los a reter conhecimentos por toda vida!

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