Aprendizagem em tempos de coronavírus

Com a suspensão das aulas como estratégia para conter o coronavírus, as escolas estão diante de um novo desafio: como continuar garantindo o direito à aprendizagem dos seus alunos em situações tão diversas?

Sabemos que, para os professores, essa transição imediata e não planejada para o ensino online trouxe grandes desafios, assim como para os alunos. Acreditamos que as crises são momentos de grandes oportunidades e esperamos que esta crise advinda do coronavírus, apesar dos impactos na economia e na saúde, que podem refletir significativamente na crise de aprendizagem já existente no nosso país, seja um sinal claro de que precisamos usar a tecnologia como aliada para enfrentar o desafio de educar todas as crianças e adolescentes em qualquer lugar e circunstância.

Da mesma forma que os educadores têm feito esforços nesse momento, a família deve ser aliada dos estudos e da formação social dos seus filhos em casa, durante a quarentena e fora dela.

Esse é um momento de aprendermos juntos a cuidar do outro, a olhar como a ferramenta tecnológica pode possibilitar o acesso à aprendizagem e ser um complemento ao encontro presencial. A possibilidade de aprendermos juntos, ainda que a distância, pode ser um parceiro que veio para renovar, e esse encantamento pode refazer a escola.

Lícia e Priscila | Equipe SOE

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.