aprovados em medicina

Conheça a trajetória de alunos aprovados em medicina

Passar em Medicina é um dos principais sonhos de muitos estudantes, principalmente em faculdades públicas. Sendo um dos cursos mais concorridos no Brasil, os aprovados em Medicina superam etapas que foram construídas por meio de muitos estudos, dedicação, disciplina, foco e motivação.

Além disso, os estudantes recebem todo o suporte de aulas e aprendizados destinados por professores com vasta experiência, como acontece na Academia Cristo Redentor. Foi aqui que dois alunos conseguiram o auxílio necessário para a tão sonhada aprovação. Experiências que você conhecerá ao longo deste post. Confira!

Aprovados em Medicina: veja como é a trajetória de sucesso

Ninguém é aprovado em Medicina em circunstância de um passe de mágica. Assim como a profissão exige dedicação extrema, o planejamento nos estudos é fundamental para obter sucesso ao longo dos três anos do Ensino Médio.

Foi o que fez a aluna do colégio Cristo Redentor, Maria Luiza Santos Silva. Ela aproveitou todo o suporte dos educadores, sendo motivada nas aulas e mantendo o hábito de estudar em casa em uma rotina bem disciplinada.

Outro comportamento essencial da estudante foi priorizar as disciplinas de Humanas e Ciências Biológicas, com foco no vestibular de Medicina, explorando também as disciplinas de Exatas. Além dos estudos rotineiros, Maria Luiza ainda começou um cursinho de redação para o Enem no terceiro ano.

“Comecei frequentando as aulas na parte da manhã duas vezes por semana, no entanto de forma remota. Além disso, comecei a assistir videoaulas no YouTube e em plataformas especializadas para complementar os meus estudos”, disse a estudante.

Entre as estratégias adotadas, estava justamente a dedicação em matérias com maior peso no Enem, como redação e Matemática.

O resultado não poderia ser outro: Maria Luiza foi aprovada em quarto lugar em Medicina na Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Inclusive, ela buscou sempre priorizar os simulados e edições anteriores do processo seletivo, bem como as provas do Enem.

Foco em alta

A mesma trajetória foi trilhada pelo estudante Lucas Carvalho Lyber, que também frequentou o Ensino Médio na Academia Cristo Redentor e conquistou a aprovação em Medicina na UFJF.

Segundo ele, uma dica muito importante para quem quer passar em Medicina é manter o foco em alta, mesmo com as adversidades. “Com a pandemia e o início das aulas de forma remota, minha rotina de estudos mudou completamente. Eu assistia as aulas do colégio pela manhã e de tarde eu focava nas matérias que mais caiam no meu vestibular, tentando absorver o máximo de conteúdo”, afirmou Lucas.

Veja os principais desafios para passar em Medicina

O processo de preparação para um concorrido vestibular ou para obter uma alta pontuação geral no Enem necessita de comprometimento e alguns desafios se apresentam no dia a dia de quem consegue ser aprovado em Medicina.

Entre eles, podemos citar o cansaço mental, a definição do curso superior, a necessidade de adaptação ao sistema EAD, manter a rotina de estudos sem distrações etc.

Diante de tudo isso, Maria Luiza Santos Silva buscou o equilíbrio no dia a dia para não se perder, dividindo o tempo com atividades que englobassem os aspectos físico, mental, emocional e lazer.

“Para superar essas dificuldades procurei praticar atividades que gosto, como exercícios físicos e jogos virtuais. Além disso, busquei seguir as dicas de organização de estudos dados pelos professores e pesquisei sobre o curso para ajudar na minha decisão”, mencionou a ex-aluna do Cristo Redentor e agora estudante de Medicina.

Combate a procrastinação

Outro desafio que faz parte da vida de inúmeros jovens é vencer a procrastinação, principalmente para estudar em casa. Afinal, as distrações estão no celular, nas séries, na geladeira, no game, nas redes sociais, no pet, enfim, o que não faltam são motivos para perder tempo.

As aulas online também necessitam de uma concentração redobrada. Essas foram algumas situações que Lucas teve que superar, principalmente acordar cedo para fazer o dia render. Como ele conseguiu se motivar?

“Eu estabelecia metas para cumprir durante o dia e só parava de estudar quando cumpria ou quando estava cansado. É importante ressaltar que as metas não podem ser impossíveis de serem cumpridas, são feitas com bom senso”, destacou o estudante.

Inclusive, essa dica de Lucas é importantíssima para você se sair bem no Enem ou demais vestibulares, pois a disciplina é a rainha do bom desempenho.

Descubra a importância do planejamento

Quem quer obter o mesmo sucesso vivenciado pelos ex-alunos da Academia Cristo Redentor precisa investir no planejamento. Afinal, ao se organizar, você otimiza o tempo e aumenta a produtividade, aspectos fundamentais no processo de aprendizado.

Além disso, é essencial se comprometer nos momentos de aula, prestando atenção no que é transmitido pelos professores. Atitude que fez parte da rotina da ex-aluna da Academia Cristo Redentor.

“Durante as aulas eu procurava anotar algumas falas dos professores. Além de me manter atenta, isso ajudava no entendimento da matéria. Já no meu momento de estudo sozinha, estabelecia metas para me motivar, a exemplo disso quando começava a estudar determinada matéria ou preestabelecia até que página deveria ler e quantos exercícios fazer”, explicou Maria Luiza.

Importância do corpo docente de qualidade

Maria Luiza e Lucas foram aprovados em Medicina na UFJF em razão dos esforços de cada um, mas também graças às orientações destinadas pelos professores e demais educadores da Academia Cristo Redentor.

De acordo com Maria Luiza, o colégio foi essencial ao longo da trajetória de preparação. “Primeiramente, pela infraestrutura proporcionada, com materiais didáticos e complementares extremamente objetivos e com a biblioteca super completa. A equipe de professores é maravilhosa. Eles não medem esforços para transmitir ao máximo o conhecimento aos alunos, criando um ambiente de união e tranquilidade, mesmo ao longo da pandemia”, disse em tom de gratidão.

Vínculos que são importantíssimos ao longo do processo da vida, sentimento compartilhado por Lucas. “Os professores sempre estiveram dispostos a nos ajudar, facilitando o nosso aprendizado”, revelou o ex-aluno do Cristo Redentor.

Como você viu nas dicas dos aprovados em Medicina, nada melhor do que manter uma rotina de estudos disciplinada e com foco no planejamento, sempre cumprindo as suas metas. Assim, certamente o seu sonho de cursar uma excelente faculdade será concretizado, sendo o primeiro passo para o sucesso profissional.

Gostou de conhecer a experiência dos nossos ex-alunos? Quer fazer parte do nosso colégio? Então entre em contato agora mesmo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.