Arte na escola:veja por que é importante para a educação dos seus filhos!

Veja por que a arte na escola é importante para a educação do(a) seu(sua) filho(a)

A arte tem um papel fundamental dentro de uma sociedade. É ela que nos permite ir além das percepções racionais. Ela faz com que possamos criar, refletir e nos tornar seres humanos mais críticos e cidadãos mais responsáveis. Por isso, a arte na escola ainda é, e provavelmente sempre será, uma matéria de extrema importância para o desenvolvimento das crianças.

E quando falamos isso, não estamos pensando em atividades, como pintar ou colar, para melhorar as habilidades motoras das crianças. Estamos falando de um processo enriquecedor que permite aos estudantes entender melhor o mundo, aumentar a criatividade e questionar.

A professora Geane Senra explica, em entrevista ao Canal Futura, que “a arte na escola vai além de aulas de pintura, ela está presente na música, no cinema, na TV, na publicidade, na arquitetura e muito mais. Todas essas áreas podem ser exploradas com criatividade pelo professor no processo de construção do conhecimento”.

Para exemplificar melhor o ponto de vista, selecionamos alguns motivos que comprovam a importância de ensinar arte nas escolas. Confira!

Por que a arte na escola é importante?

Expressão de sentimentos

A arte é como uma “terapia” que auxilia os estudantes a expressar seus sentimentos e a descobrir alguns até então ignorados. Por meio da leitura de livros consagrados, da interpretação de uma peça, da pintura de um quadro ou de outra atividade, os alunos têm a oportunidade de expressar seus sentimentos de forma livre e sem preconceitos.

Isso faz com que eles conquistem uma inteligência emocional avançada. No futuro, serão adultos com muito mais autoconhecimento, algo que facilitará a vida de cada um.

Entendimento da sociedade

A complexidade de uma sociedade não pode apenas ser entendida de forma racional. Sentir o outro e criar empatia é fundamental para o entendimento do mundo em que vivemos, e a arte permite que isso aconteça.

Por exemplo, em uma peça de teatro, os alunos poderão interpretar papéis distantes de suas realidades. Isso faz com que eles se aproximem de outros “mundos” e formas diferentes de levar a vida, algo que, certamente, fará com que ganhem a habilidade de se colocar no lugar do próximo.

Aproximação da cultura

Ler, emocionar-se com uma apresentação e refletir sobre um quadro são habilidades que a arte na escola permite que os alunos conquistem. Com isso, eles terão uma aproximação com a cultura não só brasileira, mas também de outros países.

O resultado que podemos esperar dessa aproximação é um avanço cultural que auxilia o(a) estudante a entender diversas outras disciplinas, bem como a ser mais criativo(a) e antenado(a) aos acontecimentos que o(a) cercam.

Competências cognitivas, sociais e motoras

A arte dentro da escola ainda faz com que as competências cognitivas, sociais e motoras fiquem muito mais avançadas. Isso é possível por meio das atividades propostas e que visam a um objetivo específico.

Por exemplo, o ato de pintar tem um papel essencial para melhorar a competência motora das crianças. Já o ato de refletir sobre determinado livro, filme ou peça de teatro faz com que elas possam ter competências sociais mais apuradas para entender e também questionar o mundo.

Aumento da criatividade

Já falamos um pouco sobre como a arte é essencial para despertar a criatividade, mas não explicamos como isso é, de fato, possível. Ocorre que a matéria permite que o(a) estudante entre em contato com outras visões de mundo, com leituras, obras de arte e artistas.

Dessa forma, o(a) aluno(a) conseguirá questionar, pensar e ser um(a) cidadão(ã) mais crítico(a). Assim, ao desenvolver um trabalho, terá uma bagagem que permite que sua criatividade fique muito mais apurada.

Percepção do mundo

O entendimento do mundo é amplo. Cada ser humano tem uma visão. Contudo, muitas vezes, o senso comum acaba seguindo apenas a visão de mundo que lhe é transmitida pelos meios de comunicação.

A arte faz com que os estudantes possam ter uma percepção de mundo fora do comum. Ou seja, eles terão contato com teorias, artistas e obras que os façam questionar e compreender, além do senso comum, o mundo em que vivemos.

Afinal, qualquer escola está preparada para ministrar aulas de arte?

Desde 2016, a disciplina de arte se tornou obrigatória no ensino infantil. Contudo, não são todas as escolas que estão preparadas para ministrar a matéria oferecendo os benefícios citados. A especialista Geane Senra explica que a arte ainda é mal compreendida em nosso país.

“Por consequência da falta de conhecimento, as aulas de artes são consideradas, na maioria das vezes, como ‘momento de lazer’ do aluno. Mas, na verdade, a disciplina de artes, em geral, é um espaço dedicado à construção estética, ao desenvolvimento de habilidades, ao aprendizado artístico, cultural e muito mais. É importante que ela esteja presente nas escolas e na vida”.

Diante desse fato, é necessário que os pais, no momento de escolher uma escola, saibam avaliar se ela está preparada para oferecer a disciplina de arte com excelência.

Para isso, é possível, por exemplo, pesquisar se a escola é bem-conceituada; se a equipe é formada por professores qualificados; se tem equipamentos específicos, salas de aulas adequadas, anfiteatro para apresentações etc.

Tudo isso é indispensável para que as aulas de arte possam ir além do momento de pintar e de lazer. Professores qualificados, boa estrutura e equipamentos específicos fazem com que o(a) estudante consiga entender a matéria de forma mais profunda e possa desenvolver novas habilidades, como criatividade; melhorar a percepção de mundo; aproximar-se da cultura em geral; aprimorar o senso crítico e aflorar sua empatia.

Entre as instituições que oferecem arte na escola, o Colégio Academia, em Juiz de Fora (MG), destaca-se por contar com todos os critérios para oferecer a disciplina de forma exemplar tanto na Educação Infantil, quanto nos ensinos Fundamental (I e II) e Médio.

O colégio conta com professores qualificados, anfiteatro, salas de aulas equipadas, ou seja, entende a importância da arte na escola. Para saber mais sobre nós, nossos valores, estrutura e equipe de professores, basta entrar em contato conosco. Teremos o maior prazer em sanar todas as suas dúvidas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.