Como atividades extracurriculares ajudam na formação de seu(sua) filho(a)?

Como atividades extracurriculares ajudam na formação de seu(sua) filho(a)?

Quando o(a) aluno(a) sente-se livre para se dedicar a uma atividade extracurricular, ele(ela) acaba expandindo seus horizontes de interesses. Nesse cenário, esses exercícios desempenham um papel muito importante na rotina escolar dos estudantes, afinal, essa ação pode desenvolver o potencial de cada indivíduo em sua fase de formação intelectual.

A vida acadêmica de crianças e adolescentes faz parte de um ciclo no qual os indivíduos começam a compreender melhor suas possibilidades, habilidades e preferências desconhecidas. Por isso, uma escola que ofereça essas possibilidades se apresenta como um espaço agradável e seguro, no qual seu(sua) filho(a) pode desenvolver-se intelectual e socialmente.

Contudo, é indispensável conhecer bem de perto cada uma dessas ocupações. Pensando nisso, trouxemos, neste artigo, algumas dicas e informações que vão ajudar você a entender um pouco mais sobre atividades extracurriculares. Continue a sua leitura e veja como escolher o melhor caminho para o desenvolvimento de seu(sua) filho(a).

Conheça algumas atividades importantes

Embora oferecer algumas atividades extracurriculares seja uma ação muito importante para o desenvolvimento do(a) seu(sua) filho(a), é preciso ter atenção para que a criança não se sinta pressionada nem sobrecarregada. Veja, a seguir, algumas sugestões que podem impactar positivamente a vida do(a) seu(sua) filho(a).

Natação

A natação é uma atividade física importante para o desenvolvimento físico das pessoas. Além disso, esse tipo de exercício pode melhorar a saúde e a disposição e promover uma maior interação entre os alunos.

Culinária

Ensinar as crianças a cozinhar pode ser uma boa alternativa para que elas ocupem o tempo aprendendo e se divertindo. Nada mais interessante para uma pessoa em formação do que colocar, literalmente, a mão na massa. Esse tipo de atividade melhora a relação com a comida, pela compreensão de seu preparo, e pode ajudar também na criação de hábitos alimentares saudáveis.

Teatro

O teatro é uma atividade interessante para aqueles alunos que precisam desenvolver mais confiança em suas ações, empatia, concentração e até mesmo melhorar habilidades de leitura. Ainda, a criança ou adolescente constrói novos relacionamentos interpessoais e conhece outras realidades. Dessa forma, é possível combater a timidez excessiva e fazer com que a criança se sinta melhor em relação ao espaço que ocupa na sociedade.

Idiomas

Aprender idiomas é uma boa opção para atividade extracurricular. Quanto menor a idade, mais facilidade se terá para aprender um idioma estrangeiro. Nos dias atuais, é essencial que as crianças e adolescentes conheçam outras línguas, afinal, em uma era digital em que a informação tem papel transformador, dominar o conhecimento global é um grande diferencial.

Música

A música é uma forma de comunicação quase tão antiga quanto a capacidade de emitir sons e palavras. Ela é uma necessidade do indivíduo e excelente ferramenta para expor ideias e sentimentos. Trata-se de uma atividade extracurricular que, além de expandir o horizonte da criança, pode se transformar em uma profissão muito valorizada.

Informática

A conexão entre indivíduos, seja pelo mercado, seja pela rede de comunicações da internet, é um fenômeno do século XXI. Portanto, não é possível fugir desse tipo de conexão nem ignorar os avanços tecnológicos. Estamos cercados por dispositivos eletrônicos e, por isso, é importante que seu(sua) filho(a) saiba como utilizá-los.

A instrumentalização desse conhecimento pode se tornar muito útil para o seu crescimento pessoal. Assim, uma atividade extracurricular que ensine ao(à) aluno(a) como lidar com todos esses recursos e que promova a tecnologia na educação pode auxiliar a escapar de possíveis ameaças da internet, desenvolver habilidades em robótica e outras tecnologias que são criadas diariamente para auxiliar a vida de todas as pessoas.

Esportes

Esportes e exercícios físicos no geral ajudam a criança a se livrar de possíveis tensões, a desenvolver o seu condicionamento físico e a sua mente e a se sentir mais confortável com o próprio corpo. Esportes também auxiliam na coordenação motora e no reconhecimento do espaço pessoal de modo geral.

Escrita e interpretação de texto

Com o acúmulo de informações e de novas possibilidades de entretenimento, é necessário chamar a atenção para as práticas de leitura e escrita. Ler é essencial para a formação do caráter, além de ajudar a desenvolver o pensamento crítico, auxiliando a separar informações reais das falsas, com cautela ante o que é imposto.

Ler faz com que o(a) aluno(a) saia de seu próprio mundo e adentre outros mais amplos, coloridos e cheios de possibilidades. Escrever, por sua vez, ajuda a dar forma ao que se apreendeu, a colocar em palavras os pensamentos e dúvidas e também a fazer provas bem coesas e coerentes, preparando o(a) aluno(a) para atividades acadêmicas futuras.

Veja como tomar a melhor decisão para seu(sua) filho(a)

Considere gostos pessoais

O processo de aprendizagem é intimamente ligado à satisfação pessoal do indivíduo, e esse processo se dá de forma mais fluida se a criança se satisfaz com a experiência. Sendo assim, é importante que os gostos pessoais de seu(sua) filho(a) sejam respeitados, suas inclinações artísticas, seus interesses.

Dê espaço para outras atividades

Uma criança deve ser livre para preencher parte do seu tempo com suas próprias escolhas. Dessa forma, não preencha todos os momentos do dia com atividades programadas. É importante que a criança tenha seus momentos livres para desenvolver seu lazer, seus gostos, para brincar e apreciar a infância.

Converse com seu(sua) filho(a)

Conhecer a criança e manter as possibilidades de diálogo abertas é a forma mais simples de escolher a atividade correta. Uma criança que sabe que pode ser ouvida e que tem o seu direito de escolha assegurado é um indivíduo pleno de seus direitos e deveres sociais.

Concluindo, as atividades extracurriculares são importantes para o crescimento intelectual do(a) aluno(a). Ao se engajar em uma construção lúdica do conhecimento, o cérebro se expande e se desenvolve melhor. Além disso, é fundamental para que a criança passe a assimilar as atividades vistas em sala de aula em conjunto com as situações vividas no seu dia a dia.

O que achou das informações que trouxemos no artigo de hoje? Ao seguir essas dicas, você poderá auxiliar ainda mais no desenvolvimento de seu(sua) filho(a) por toda a vida. Deixe um comentário abaixo e compartilhe conosco e com os demais leitores deste texto as suas dúvidas e experiência nesse assunto.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.