atividades multidisciplinares

Atividades multidisciplinares: qual é a importância para a formação dos alunos?

Há muitas maneiras de ensinar conteúdos para os alunos. As aulas tradicionais, nas quais um professor explica um tema por vez referente a uma disciplina específica, são um bom exemplo disso. Mas, hoje em dia, essa não é a única opção para o aprendizado!

As atividades multidisciplinares são uma alternativa ao ensino tradicional por tratarem, ao mesmo tempo, de muitos assuntos. Isso promove um aprendizado mais dinâmico e costuma ser bem mais interessante para os estudantes, que se engajam mais nas aulas e, consequentemente, têm uma produtividade melhor.

No entanto, quais são essas atividades? Como elas funcionam? Qual é a sua importância para o ensino? Descubra a resposta para todas essas questões conferindo o texto que preparamos sobre o assunto. Vamos lá?

O que é, afinal, a multidisciplinaridade?

A multidisciplinaridade é o conceito de ensinar, ao mesmo tempo, disciplinas variadas a um(a) estudante ao longo das aulas.

Por exemplo: imagine que a escola utilize um passeio ao parque para ensinar, simultaneamente, conceitos sobre Zoologia (com a observação dos animais), sobre Botânica (das plantas), sobre Ecologia (dos fatores do meio ambiente) e muito mais. É, portanto, uma atividade que “abraça” diversos conceitos e ensina-os de forma dinâmica aos estudantes.

Quais são os benefícios dessa estratégia para o ensino?

Agora, veremos quais são as vantagens de investir na multidisciplinaridade no ensino e como essa iniciativa melhora o aprendizado dos estudantes!

Trazer os alunos para a realidade do dia a dia

Uma das principais vantagens da multidisciplinaridade é a sua capacidade de abordar conceitos do dia a dia em meio às aulas e fazer com que os alunos percebam a aplicação prática desses conteúdos em seu cotidiano. Com isso, algumas perguntas, como “Em que vou usar isso na minha vida?”, tornam-se algo do passado, já que os estudantes podem ver, cara a cara, como as matérias fazem parte de suas vidas.

Fazer com que os estudantes se engajem mais nas atividades escolares

O ensino tradicional é muito válido e funciona muito bem. No entanto, muitas vezes, ele pode se tornar maçante para os estudantes, que têm mentes ávidas por aprendizado e querem descobrir coisas novas a todo instante.

Dessa forma, investir em estratégias voltadas à multidisciplinaridade é uma maneira bem eficaz de atrair a atenção da galera, fazendo com que ela se interesse mais pelos estudos e se engaje nas atividades.

Promover um aprendizado diferenciado

Aprender é um processo que envolve todos os sentidos — e, muitas vezes, uma aula tradicional pode deixar lacunas no conhecimento que dificilmente são preenchidas com mais teorias vistas nos livros. Dessa forma, a aplicação dos conceitos na prática é útil não apenas para fixá-los, mas também para preencher esses vazios com novas informações. Na hora de ensinar, utilizar estratégias diversas é sempre a melhor pedida!

Respeitar os diferentes tipos de inteligência

Outra vantagem do uso da multidisciplinaridade no ensino é, sem dúvida, o respeito aos variados tipos de inteligência. Mas o que é isso? É simples: há pessoas que aprendem mais ouvindo, enquanto outras têm um aprendizado voltado ao estímulo visual, por exemplo, entre outros.

Com as atividades multidisciplinares, todos esses tipos de aprendizado são abraçados simultaneamente. O aluno é livre para aprender como achar melhor e incentivado a atingir o seu máximo potencial!

Preparar os discentes para o mercado de trabalho

Hoje em dia, o mercado de trabalho está muito mais competitivo do que antes. Isso se deve à crescente qualificação dos profissionais, que têm muito mais acesso a uma formação de qualidade graças às iniciativas governamentais que facilitam o ingresso no Ensino Superior. Sendo assim, é preciso ter diferenciais no currículo.

Fazer um bom preparo para as provas

Provas, como a do Exame Nacional do Ensino Médio (além de outros vestibulares), exigem conhecimentos específicos de seus candidatos. Por isso, não é incomum nos depararmos com questões que trabalham, ao mesmo tempo, diversos assuntos (e até disciplinas diferentes!).

Nesse contexto, nada melhor do que o uso das atividades multidisciplinares para gerar uma preparação adequada dos estudantes para esse modelo de prova e de questão. Com essas experiências, eles se tornam bem mais propensos a mandar muito bem no vestibular!

Aproximar as crianças e os adolescentes da escola

A evasão escolar é, infelizmente, um problema muito frequente no Brasil. E, entre as maneiras de combater essa realidade, podemos mencionar o uso de diferentes estratégias pedagógicas, como é o caso das atividades multidisciplinares.

Elas têm o poder de aproximar os jovens da escola, tornando-os mais engajados não apenas nas atividades, mas no contexto educacional como um todo. Trazer diferentes experiências para o âmbito escolar e apostar na inovação é algo que deve fazer parte da programação de qualquer instituição de ensino.

Como é feita a inclusão do aprendizado multidisciplinar nas escolas?

Isso depende. Cada instituição fará as alterações que julgar pertinentes em seu conteúdo programático, sempre visando à inclusão gradual de conceitos multidisciplinares, a fim de não causar estranhamento entre os pais e os alunos. No Colégio Academia, por exemplo, a multidisciplinaridade está presente no dia a dia da escola, sendo incluída nas aulas tradicionais (e trazendo, inclusive, a participação dos pais nesse contexto) e também em estratégias específicas.

Um bom exemplo é o Aprendizado Maker. O Academia tem uma parceria com o Zoom Education for Life, que traz inovação e tecnologia para o dia a dia do colégio. Ao aprenderem fazendo, os nossos estudantes têm experiências únicas e podem absorver conhecimentos de maneira multidisciplinar, qualificando-se desde cedo para o mercado de trabalho e para a vida.

Como podemos ver, as atividades multidisciplinares são fundamentais para otimizar o aprendizado e o engajamento dos alunos nas escolas. E, claro, no Colégio Academia, os estudantes têm acesso a uma grande variedade de iniciativas do tipo, já que estamos sempre de olho nas tendências mundiais!

Ficou com alguma dúvida ou quer conhecer mais sobre o funcionamento das atividades multidisciplinares no Colégio Academia? Então, entre em contato com a gente e saiba mais sobre os nossos valores e benefícios!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.