atividades sem telas

10 melhores atividades sem telas para fazer com os filhos

A tecnologia é uma importante aliada do desenvolvimento infantil. Com ela, é possível trabalhar uma grande variedade de habilidades e promover um aprendizado mais inclusivo, integrado e multidisciplinar. No entanto, investir em atividades sem telas também é algo fundamental para as crianças de todas as idades.

Passar muito tempo em frente a um smartphone ou a um tablet, além do computador, é algo que pode trazer prejuízos para a criançada. É preciso, então, saber dosar as atividades propostas, trabalhando também as que deixam os pequenos mais próximos ao “mundo real”.

Contudo, em um universo altamente conectado, quais são as atividades sem tela que podem ser incluídas no dia a dia das crianças? Continue a leitura e descubra algumas opções divertidas para todos os envolvidos!

1. Desenho e pintura

A nossa primeira dica de atividade sem telas é uma que utiliza telas, mas, dessa vez, um pouco diferentes. O desenho e a pintura são ótimas formas de valorizar e de desenvolver a criatividade infantil, permitindo que a criança se expresse e descubra mais sobre si mesma.

Depois de prontas, as “melhores obras” podem ser penduradas nas paredes do quarto e até mesmo em outros cômodos da casa! Assim, os pequenos verão como são valorizados no núcleo familiar, desenvolvendo confiança e a vontade de fazer trabalhos cada vez melhores.

2. Jogos de tabuleiros

Os jogos de tabuleiros são uma brincadeira divertida para pessoas de todas as idades. Há opções para crianças a partir dos quatro anos e até mesmo os adultos podem desenvolver habilidades, como o Raciocínio Lógico, a partir desses joguinhos.

Algumas possibilidades são jogos como o Jogo da Vida, Detetive e outros. Além disso, dama e xadrez são alternativas bacanas para desenvolver habilidades que serão úteis para as crianças ao longo de toda a vida. Vale a pena investir!

3. Receitas divertidas na cozinha

Quem disse que a cozinha não pode ser divertida? Desde que as atividades sejam supervisionadas e as crianças sejam mantidas em segurança, essa é uma ótima oportunidade para conectá-las com os alimentos e transformar uma atividade corriqueira em um grande momento em família!

Então, reúna-se com os seus filhos e escolham, juntos, receitas simples que possam contar com a participação de todos. Depois, deixe que eles decorem o bolo ou preparem a apresentação dos pratos, estimulando a criatividade.

4. Festas à fantasia

Nada melhor do que uma festa à fantasia para também trabalhar a criatividade de todos! Brincar com maquiagens, roupas e outros adereços é algo que faz muito bem para o desenvolvimento infantil, permitindo a expressão da personalidade e o amadurecimento da identidade dos pequenos.

Seja no Dia das Bruxas, seja em outras datas, separe um fim de semana para fazer uma festinha à fantasia em família. Aproveitem e façam receitas temáticas para tornar as atividades ainda mais integradas e divertidas.

5. Brincadeiras com os pets

O convívio das crianças com os animais de estimação é algo extremamente benéfico. Isso ajuda não só na melhora da saúde, mas também na prevenção de alergias e de problemas respiratórios e no desenvolvimento do caráter, com o trabalho de outras características, como a responsabilidade, o respeito e a empatia.

Além disso, os bichinhos são uma diversão garantida! Seja um cãozinho, seja um gato, seja qualquer outro pet, estimular as brincadeiras entre a criançada e os animais é uma ótima forma de manter os seus filhos longe das telas por mais um tempo — sem contar, é claro, que isso também é muito benéfico para o próprio animal.

6. Piquenique em família

Fazer um piquenique em família é outra forma de testar as receitas que vocês separaram juntos e, de quebra, passar um tempo de qualidade com todas as pessoas do núcleo familiar. O lado bom dessa atividade é que ela pode incluir muitas outras brincadeiras, como os jogos de tabuleiros, atividades diversas, hora da leitura e muito mais, além de um belo passeio no parque para a criação de boas memórias. É uma atividade multidisciplinar e bem relaxante!

7. Cabana na sala

Você sabia que fazer um acampamento é mais fácil do que parece? Não é preciso se arriscar em lugares remotos ou alugar um camping. Para as crianças, acampar na sala de casa ou no quintal já é uma aventura e tanto!

Prepare comidinhas temáticas (como os deliciosos marshmallows), separe as melhores histórias de terror, apague as luzes e permita que as crianças conduzam a diversão da maneira que acharem mais adequada.

8. Teatro de fantoches

O teatro de fantoches é uma atividade completa, que começa a partir da confecção dos bonecos (um ótimo exercício para a criatividade e para o desenvolvimento cognitivo) e vai até a elaboração do roteiro ou a realização das improvisações.

Então, que tal montar um cenário bem bonito e fazer um teatro com as crianças? É possível até mesmo convidar os amiguinhos dos seus filhos e deixar que eles realizem a atividade sozinhos, tendo você e o restante da família como plateia. Todos vão se divertir muito!

9. Brincadeiras antigas

Algumas brincadeiras fazem parte da infância de gerações passadas e nunca deixam de habitar as nossas mentes como ótimas memórias. Que tal, então, trazê-las de “volta à vida”, apresentando-as aos seus filhos?

Bolinhas de gude, carrinhos de rolimã, passa-anel, “O mestre mandou”, pega bandeira (ou pique-bandeira) etc. As opções são intermináveis e, certamente, a criançada vai adorar conhecer novos tipos de brincadeiras.

10. Momento da leitura

Por fim, temos o incentivo à leitura como uma importante atividade sem telas para ser trabalhada com as crianças de todas as idades. O amor pelos livros não é algo inato, mas, sim, um hábito!

Por isso, separe livros que possam ser lidos para os pequenos ou deixe que eles conduzam a leitura para o restante da família, trabalhando a própria habilidade, a dicção e também a desenvoltura. Todos sairão ganhando com essa divertida atividade cultural.

Gostou de conhecer essas atividades sem telas para fazer com os filhos? Essa é uma ótima forma de estreitar os laços em família e, de quebra, divertir-se e ensinar um montão de coisas para os pequenos. Não dá para perder a oportunidade, não é mesmo?!

Agora, para que mais pais conheçam essas alternativas de atividades sem telas e possam passar um tempo de qualidade com os seus filhos, compartilhe esta postagem em suas redes sociais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.