Babá ou escola integral

Babá ou escola integral: qual a melhor opção para o meu filho?

O ritmo intenso de trabalho e a impossibilidade de passar um período do dia com os filhos levam alguns pais à seguinte dúvida sobre a educação: babá ou escola integral? Vários fatores devem ser levados em consideração antes de tomar uma decisão, como a educação, a segurança e o desenvolvimento completo da criança.

A dúvida se intensifica pelo pensamento de que, ao ficar o dia inteiro no colégio, a criança ficará sobrecarregada e cansada. Por outro lado, ao passar horas com a babá, poucas atividades educativas e pedagógicas serão realizadas, estabelecendo, assim, o impasse.

Neste artigo, discutiremos alguns pontos sobre essa escolha, além de demonstrar as vantagens da escola integral. Acompanhe a leitura!

Babá ou escola integral?

É comum acreditar que matricular seu(sua) filho(a), com poucos anos de vida, em uma escola seja algo negativo. Porém, pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, concluíram que as crianças que entraram mais cedo no colégio tiveram resultados positivos, como o melhor desenvolvimento emocional e intelectual.

É bom ressaltar que não é porque estará na escola que o(a) aluno(a) ficará estudando o tempo todo. As atividades são planejadas respeitando todas as necessidades das crianças, como descanso, lazer, alimentação, momentos de socialização e dedicação a atividades extracurriculares.

Uma babá cuida das necessidades da criança, como alimentação, higiene, sono, e pode até interagir e propor brincadeiras. Porém, ela não conseguirá reunir todas as formações necessárias para lidar com vários aspectos diferentes do desenvolvimento do(a) seu(sua) filho(a). No colégio, existem profissionais especializados em cada área, como nutricionistas, professores, treinadores e psicólogos, que oferecerão as melhores oportunidades em cada parte do desenvolvimento.

Outro fator que deve ser levado em consideração é a infraestrutura proporcionada por uma escola em comparação com uma casa. O colégio pode oferecer quadras poliesportivas, teatros, salas de música e outros espaços para atividades extraclasse, coisas que uma babá em casa não tem condições de proporcionar. Falaremos sobre algumas dessas vantagens a seguir.

Quais são as vantagens da escola integral?

Agora, de maneira mais completa, vamos exemplificar algumas vantagens da escola integral na educação do(a) seu(sua) filho(a). Confira!

Interação e relacionamento com outras crianças

A escola possibilita que os alunos estejam em interação com outras crianças durante todo o tempo que permanecem lá. É uma realidade muito diferente da encontrada dentro de casa, onde a criança pode passar muito tempo conectada ao celular, televisão ou outra tecnologia. A babá não consegue suprir a necessidade de interação da criança, pois não está no mesmo nível intelectual e emocional, como os colegas de classe.

A convivência entre alunos é importante para desenvolver as habilidades sociais e emocionais do(a) seu(sua) filho(a). Ele(a) aprenderá a dividir, a sentir empatia e desenvolverá mais sua comunicação interpessoal. Uma criança solitária tende a ser mais egoísta, quieta e não demonstrar os sentimentos de forma natural.

Desenvolvimento de identidade e autonomia

Essa vantagem está intimamente ligada à anterior. Uma das consequências de passar mais tempo na escola é a necessidade de aprender a lidar com mais responsabilidades. Isso contribui para que, aos poucos, seu(sua) filho(a) aprenda a resolver os próprios problemas e comece a criar autonomia.

No caso de passar grande parte do tempo em casa, a criança tende a ter todos os seus problemas e desafios resolvidos pela babá ou pelos pais. Durante a convivência com os colegas, ela precisa desenvolver suas habilidades sociais, criando parte da identidade pessoal e adquirindo características que a acompanharão no futuro.

Aprendizado com atividades educativas e brincadeiras

Com uma boa estrutura e com um plano pedagógico específico para o ensino integral, a escola oferece estratégias de aprendizado por meio de brincadeiras e atividades educativas. As artes, como teatro, dança e pintura, são algumas das opções de atividades lúdicas que fazem bem para o desenvolvimento da criança.

As habilidades de escrita, leitura, pensamento lógico e cálculo, por exemplo, são retornos que essa forma de ensino possibilita. O simples ato de brincar já contribui para o aprendizado. Ainda existe o estímulo da inteligência espacial e das capacidades cinestésica, interpessoal, musical e intrapessoal, frutos do entrelaçamento entre o lúdico e uma linha programática de ensino.

Crescimento através de atividades físicas e esporte

Outra boa oportunidade que o ensino integral oferece é a prática de esportes. A escola deve oferecer várias opções de atividades físicas, como vôlei, basquete, futebol, natação e outras modalidades. Ao ficar em casa com a babá, a probabilidade de conseguir praticar algum exercício físico diminui bastante, por questões estruturais e também pela falta de colegas para as atividades

O esporte proporciona vários benefícios, como a melhora na concentração da criança, o fortalecimento da autoestima, o aprendizado proveniente das derrotas e vitórias e evita o sedentarismo.” . Dessa forma, seu(sua) filho(a) poderá desenvolver novas habilidades, que ajudam tanto na coordenação motora quanto no aperfeiçoamento cognitivo.

Acompanhamento de nutricionistas

A saúde é uma grande preocupação dos pais em relação aos filhos e deve ser prioridade na hora de tomar uma decisão importante. No ensino integral, as refeições são planejadas por nutricionistas, o que garante uma alimentação balanceada e saudável. Além disso, os horários das refeições na escola são programados e controlados, não permitindo que a criança coma durante o dia inteiro e nem deixando intervalos muito grandes de tempo sem alimentação.

Por mais cuidadosa e caprichosa que seja a babá, ela não dispõe de conhecimento nutricional equivalente aos profissionais. A autonomia para escolher e preparar a comida também nem sempre é da babá, que depende dos alimentos comprados pelos pais e que estão disponíveis. Tudo isso limita as possibilidades de oferecer o melhor e mais saudável para seu(sua) filho(a).

Agora que você recebeu mais informações, a escolha entre babá ou escola integral deve ficar mais simples. As vantagens do ensino integral podem ajudar a formar um(a) filho(a) com as capacidades emocionais, intelectuais e sociais mais desenvolvidas, proporcionando aos pais a recompensa pelo investimento nessa modalidade de educação.

Gostou de aprender mais sobre as diferenças entre uma babá e a educação integral? Então não perca tempo e aproveite para ler outro artigo sobre o assunto, que fala dos principais benefícios da escola integral.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.