canais para estudar

 8 canais para estudar para o Enem pelo YouTube de graça

O aprendizado adquirido na escola é muito importante no sucesso do(a) estudante, porém é possível complementar esse processo com o estudo em casa. Alguns canais para estudar são encontrados no YouTube e muitos deles ajudam os alunos a compreenderem temas difíceis, colaborando na preparação para os desafios do futuro.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um dos momentos decisivos para quem está concluindo o nível médio, pois é uma forma de alcançar as principais instituições de ensino superior do país. Por isso, diversos canais do YouTube trazem conteúdos direcionados a essa prova, contribuindo na preparação dos estudantes.

Pensando em qualificar o estudo do(a) seu(sua) filho(a), trouxemos oito dicas de canais para estudar para o Enem sem gastar nada. Confira nossas sugestões!

1. YouTube Edu

O YouTube Edu é um canal formado pela parceria entre o Google e a Fundação Lemann. Ele é voltado tanto para os alunos que estão em busca de conhecimento na internet quanto por professores, que podem disponibilizar vídeos e utilizá-los em suas aulas.

A grande vantagem desse canal é a série de conteúdos de diferentes disciplinas, como Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Química, Física, Inglês, entre outras. Desse modo, o(a) estudante pode encontrar o que mais for do seu interesse, conseguindo reforçar o aprendizado nas matérias que tem dificuldade.

2. Redação e Gramática Zica

A redação está entre as etapas mais temidas do Enem, por isso é fundamental se preparar para conseguir um bom resultado. O canal ajuda os estudantes a conhecerem melhor a estrutura de um texto e suas etapas de produção. Sendo assim, é fundamental entender as exigências do exame, outra preocupação dos vídeos disponibilizados.

Além disso, o Redação e Gramática Zica aborda a Língua Portuguesa, outra disciplina exigente e que merece atenção durante a preparação. As regras são explicadas de forma leve e divertida, proporcionando aos alunos mais facilidade para assimilar o conteúdo abordado nas provas do Enem.

3. Biologia Total com Prof. Jubilut

Esse é um canal para estudar bastante conhecido pelos usuários, organizado pelo Professor Paulo Jubilut e, como o nome diz, trata sobre biologia. O direcionamento dos vídeos é voltado aos temas principais da área, visando a oferecer os conteúdos de quem está procurando passar no Enem.

Com uma abordagem criativa e divertida, é uma excelente opção de estudo na preparação para o exame. Outro ponto interessante é o fato de não serem abordados apenas temas gerais sobre a disciplina, pois o canal também disponibiliza assuntos relacionados à atualidade, o que pode ser útil em questões interdisciplinares e, até mesmo, na redação.

4. Ferreto Matemática

A Matemática é outra disciplina que traz muita dificuldade para os alunos. O canal do Professor Ferretto sintetiza diversos conteúdos sobre a área, com uma dinâmica didática e completa, atendendo desde o nível básico até cálculos do ensino superior.

Uma das vantagens está na divisão dos conteúdos por playlists, facilitando a organização dos estudantes, que podem escolher quais aspectos serão mais necessários durante o estudo. O professor também resolve questões de exames anteriores, sendo uma boa prática de preparação, além de oferecer vídeos exclusivos para quem está estudando para o Enem.

5. Química Simples

Mais um dos canais para estudar é o Química Simples, que tem o objetivo de ensinar a química de uma forma diferente e dinâmica. Os vídeos são didáticos e com toques de humor, fazendo o processo de aprendizado ser descontraído e natural, facilitando a compreensão dos temas.

Além disso, os vídeos abordam todo o conteúdo de Química do ensino médio, desde os aspectos mais simples até os mais complicados. Essa é uma ótima opção para quem está preocupado com o Enem, pois o canal traz resoluções de questões de provas passadas, aulas especiais de preparação e dicas de estudo.

6. Se Liga Nessa História

O canal Se liga Nessa História é conduzido por bacharéis da Universidade de São Paulo (USP) e apresenta um conteúdo objetivo, com bom humor e fácil entendimento. Os usuários recebem conteúdos relevantes sobre as áreas de Humanas, Linguagens e Redação, muito importantes nos concursos e provas.

Os vídeos abordam os diversos períodos históricos da humanidade, além de assuntos específicos do Brasil. Os professores também trazem dicas de estudo, contribuindo para o processo de aprendizagem dos estudantes. As aulas são aprofundadas, bem organizadas, divertidas e sempre com uma revisão final, não deixando detalhes importantes de lado.

7. Física Total

Quer canais para estudar física de um jeito descomplicado? Os alunos que precisam de aprofundamento na disciplina podem contar com uma ótima opção: o canal Física Total. Ele é conduzido pelo professor Ivys Urquiza, que disponibiliza diversas videoaulas que contribuem na preparação para o Enem.

O canal traz muitos conteúdos específicos para quem vai prestar o exame, como dicas, resoluções de questões, entre outros assuntos. Além disso, são muitos vídeos gerais sobre essa disciplina, o que também pode ser útil no cotidiano dos estudantes, contribuindo para o sucesso já no Ensino Médio.

8. Aula De

O Aula De é um projeto educacional, de cunho social, desenvolvido por um grupo de professores com o objetivo de democratizar o conhecimento. São disponibilizadas aulas de todos os conteúdos do Ensino Médio, contribuindo de diferentes formas no processo de aprendizagem dos estudantes.

Os conteúdos abordados nos vídeos são voltados de forma específica aos que estão se preparando para o Enem e outros exames importantes. Por isso, são revistas provas antigas, questões polêmicas e assuntos relevantes para esse público.

Além dos vídeos específicos para cada disciplina, também são apresentados alguns conteúdos interdisciplinares, algo que é muito comum nas provas, contribuindo para os candidatos se acostumarem com essa abordagem.

Neste artigo, trouxemos dicas de alguns canais para estudar para o Enem. Essa é uma alternativa interessante de complementação do conteúdo recebido na escola, além de contar com vídeos que facilitam o aprendizado. Desse modo, vale a pena investir no estudo em casa, trazendo mais conhecimento e preparação a fim de alcançar bons resultados no exame.

Gostou das nossas dicas de preparação para o Enem? Então, compartilhe o artigo nas redes sociais e ajude mais candidatos a conhecerem esses canais relevantes de aprendizado!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.