Como ajudar seu(sua) filho(a) a organizar a rotina de estudos diários?

No momento em que vivemos, as famílias precisam conciliar diferentes atividades, entre elas a organização das tarefas domésticas, o home office e o acompanhamento das crianças nas tarefas escolares.

No entanto, organizar uma rotina diária é fundamental para o desenvolvimento da criança. Ela precisa compreender que cada momento é destinado a uma determinada atividade, pois isso regula seus horários biológicos, fisiológicos e auxilia, inclusive, na estruturação do pensamento, o que é imprescindível na fase da infância.

Dessa forma, quando chegar o momento de estudar, a criança já estará pronta para essa atividade e se acostumará a processar o pensamento, trazendo ganhos e aumentando as possibilidades de aprendizagem.

Para auxiliar na organização da rotina das crianças diante de tantas demandas, é preciso utilizar algumas estratégias para garantir um estudo eficiente. Estabelecer horários fixos para acordar, comer, estudar, brincar e dormir, por exemplo, garante que a rotina se mantenha de forma produtiva.

Que tal fazer um quadro semanal estabelecendo as atividades diárias da criança? Comece pelo horário de acordar, encaixe os horários das refeições e estabeleça os melhores momentos, de acordo com a dinâmica familiar, para a criança estudar e brincar.

Converse com seu(sua) filho(a) sobre o assunto e não se esqueça de cumprir o que foi combinado.

Conte conosco para auxiliá-lo(a)!

Lícia Castro e Priscila Farah | Equipe SOE

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.