como criar o habito de estudar

Veja como criar o hábito de estudar na rotina do(a) filho(a) e como a escola pode ajudar

O desempenho dos filhos nos estudos e no processo de aprendizado não é algo que depende exclusivamente deles, mas de todo o contexto em que estão inseridos, seja escolar ou familiar. Assim, tanto a instituição de ensino quanto os pais devem se dedicar para prestar uma boa orientação aos alunos.

Muitas vezes, as crianças e os adolescentes podem passar por dificuldades ou, até mesmo, sentirem desmotivação com o ensino. Para contornar a situação, é importante estar presente na educação do(a) estudante para evitar que isso prejudique o rendimento nas disciplinas escolares.

Quer entender como criar o hábito de estudar no(a) seu(sua) filho(a)? Acompanhe a seguir e confira as nossas dicas sobre o assunto!

Entenda a importância de desenvolver o hábito de estudar no(a) filho(a)

Criar o hábito de estudar diariamente não é uma tarefa tão simples quanto parece. Para partir do comportamento do(a) filho(a), ele(a) deve contar com uma rede de apoio, que são, basicamente, a família e a escola. Nesse sentido, é essencial que ambas ouçam o que o(a) estudante tem a dizer sobre o processo de aprendizagem.

Apenas assim os responsáveis saberão definir estratégias eficientes para manter a motivação nos estudos. Tanto os agentes escolares quanto os pais devem estimular o hábito desde os anos iniciais de escolarização, para que ele realmente faça parte da rotina do(a) pequeno(a).

Uma vez constituído, dificilmente o hábito se perde. E quanto mais cedo for desenvolvido, mais rápido o(a) estudante toma consciência da sua própria responsabilidade em relação aos estudos. Algumas situações emocionais, por exemplo, podem atrapalhar o(a) seu(sua) filho(a) na aprendizagem escolar. 

Por isso há a necessidade de se manter sempre alerta a qualquer sinal de desinteresse ou desmotivação. Caso a família ou o colégio perceba que o(a) aluno(a) está passando por dificuldades, é fundamental elaborar estratégias o mais rápido possível, antes que o problema atrapalhe o processo de ensino. 

A situação pode atrasar o desenvolvimento acadêmico e comprometer a formação como um todo. Assim, tanto os pais quanto o colégio devem se unir para estimular o gosto pelos estudos desde cedo, dando mais chances para o(a) estudante ser exemplar na aprendizagem.

Descubra como criar o hábito de estudar na rotina do(a) seu(sua) filho(a)

Por meio de algumas ações, os familiares e os agentes escolares podem agir para incentivar o(a) pequeno(a) a se interessar pelos estudos. É importante, por exemplo, que a instituição de ensino adote metodologias ativas para despertar a motivação, independentemente do nível de ensino.

O ambiente escolar também deve ser acolhedor e adequado para que o(a) estudante se sinta confortável e seguro(a). Ele(a) deve ser sempre reconhecido por suas conquistas, sejam elas pequenas ou grandes. Dessa maneira, o(a) aluno(a) terá mais ânimo para se dedicar a aprender os diferentes conteúdos.

Com o apoio da comunidade escolar, certamente o(a) seu(sua) filho(a) terá muito mais chances de desenvolver gosto pelos estudos desde cedo. Acompanhe a seguir e confira algumas dicas valiosas para ajudar a criança a criar o hábito na rotina a partir de hoje!

Proporcione um ambiente exclusivo para o estudo

É fundamental que o(a) estudante tenha um espaço tranquilo, silencioso e exclusivo para os estudos em casa. Dessa maneira, será mais simples ter foco e também um melhor desempenho nos conteúdos escolares.

Sem um ambiente adequado, o(a) seu(sua) filho(a) pode acabar se distraindo facilmente. Isso pode atrasar o desenvolvimento da aprendizagem e trazer sérios prejuízos para o seu processo de ensino. Igualmente, converse com todos em casa e procure não atrapalhar a criança quando ela estiver ocupada com os estudos.

Estabeleça horários bem definidos

Estabelecer horários bem definidos para cada atividade do(a) pequeno(a) também é muito importante para ele(a) criar o hábito dos estudos. Converse frequentemente com o(a) seu(sua) filho(a) e explique que esse tempo dedicado à educação é essencial para o seu desenvolvimento.

Não é preciso, porém, sacrificar os momentos de lazer. Até mesmo porque isso não é nada saudável. Os pais podem intercalar os compromissos escolares com outras atividades, até mesmo para que o(a) aluno(a) tenha mais motivação.

Dialogue sobre a importância do estudo

Estudar é bom por uma série de motivos, não é mesmo? Mas você já tentou explicar isso ao(à) seu(sua) filho(a)? Ele(a) pode não compreender bem agora qual o significado dos estudos, por isso é essencial dialogar constantemente sobre a importância dessa atividade, até mesmo para que o(a) pequeno(a) tome gosto pelo conhecimento. 

É comum que as crianças e os adolescentes tenham uma visão maçante sobre o tema. Exatamente por isso você deve falar sempre que puder e explicar que se dedicar ao aprendizado traz diversos ganhos ao longo da vida, como desenvolver habilidades, se tornar capaz de lidar com desafios e de se tornar um(a) profissional valorizado(a). 

Conte com uma escola de qualidade

Matricular o(a) filho(a) em uma escola de qualidade, que ofereça uma metodologia excelente e atividades especializadas, faz toda a diferença na formação da criança e do(a) adolescente. 

Quando o colégio realmente se preocupa com o desenvolvimento dos alunos, eles se tornam mais proativos e também passam a se responsabilizar mais com os estudos. A coordenação de ensino deve sempre estimular os alunos a avançarem, por isso, antes de escolher a instituição, avalie se há esse cuidado no ambiente de ensino.

Reconheça o esforço do(a) aluno(a)

A cada nova conquista, parabenize e reconheça o esforço do(a) estudante. Ele(a) acaba se motivando mais com os estudos quando percebe que os familiares apoiam o seu desenvolvimento acadêmico. 

Os pais devem sempre dialogar e perguntar se o(a) pequeno(a) está com alguma dificuldade na aprendizagem. Dessa forma, o(a) aluno(a) tem mais chances de ter um melhor desempenho geral na escola.

A partir das dicas apresentadas, os pais podem ter a garantia de que os pequenos terão uma melhora significativa na performance e nos estudos. Entendendo como criar o hábito de estudar no dia a dia, fica mais simples motivar o(a) seu(sua) filho(a) a se interessar pelos assuntos e pelos conteúdos abordados em sala de aula.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e assine a newsletter do Colégio Academia para ficar por dentro de todas as nossas novidades!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.