Saiba como escolher escola de ensino fundamental para os (as) seus (suas) filhos (as)

Saiba como escolher escola de ensino fundamental para os (as) seus (suas) filhos (as)

Quando uma criança encerra a educação infantil, uma nova jornada é iniciada em sua vida e também na de sua família. É justamente nesse momento em que os pais precisam enfrentar a missão de compreender como escolher a escola de ensino fundamental para os pequenos.

A tarefa nem sempre é fácil, e a informação, como você sabe, é o melhor caminho. Por isso, selecionamos algumas informações que podem ajudar os pais a escolher uma boa escola. Confira!

Afinidade

O primeiro passo é entender que a escola vai impactar profundamente o desenvolvimento da criança. Por isso, ela tem que oferecer qualidade. Mas não só. A escola também precisa ter, em sua estrutura pedagógica, uma orientação que tenha afinidade com os valores da sua família. Isso é necessário para que a família e a escola possam trabalhar juntas em prol do desenvolvimento do(a) aluno(a).

Assim, por exemplo, uma família cristã poderá se sentir mais confortável e confiante em matricular os seus filhos em uma escola que tenha como base uma formação que siga os preceitos dessa linha religiosa. Afinal, isso significa que os valores ensinados em casa poderão ser aprofundados na escola.

Sabendo disso, o passo seguinte é analisar outros critérios para garantir que o colégio realmente possa oferecer uma base educacional de qualidade e que garanta aos pequenos uma formação completa.

Metodologia de ensino

Atualmente, há diversas metodologias de ensino adotadas pelos colégios. Há, por exemplo, aqueles que seguem o construtivismo, a pedagogia montessoriana, a educação Waldorf etc. Saindo um pouco dos conceitos e falando mais sobre prática, há escolas que atuam mais em preparar os alunos para o vestibular, outras atuam na construção de um cidadão crítico e há também aquelas que pensam nas duas questões.

A psicopedagoga Esther Guimarães, em entrevista ao G1, explica que “a escola e a família precisam acreditar nos mesmos valores e princípios: se a família é mais conservadora, provavelmente, vai se adaptar melhor a uma escola tradicional. Porém, se a família é mais moderna, deve procurar um ambiente que propicie uma coerência de ideias e princípios para os filhos”.

Nesse contexto, entra a importância de a família conhecer a metodologia utilizada pela escola. A forma mais eficiente de fazer isso é solicitar uma visita para conversar com o coordenador ou até mesmo o diretor. Na reunião, os pais podem questionar quais são os métodos e objetivos do colégio para com os alunos. Com essas informações, sem dúvida, a escolha ficará muito mais fácil.

Material pedagógico

Outro ponto essencial para escolher um colégio de ensino fundamental é conhecer o material pedagógico utilizado pela instituição. Por meio desse conteúdo, os pais poderão saber mais sobre o que será ensinado para os seus filhos, qual será a abordagem de cada matéria etc. Em uma visita para conhecer a escola, os familiares podem solicitar o material para analisarem o seu conteúdo.

Atividades extracurriculares

As atividades extracurriculares também devem ser avaliadas pela família, pois são elas que oferecem para o(a) aluno(a) um aprofundamento do aprendizado. Por exemplo, uma aula de história pode ser muito mais rica quando as crianças visitam um museu. Ou seja, as atividades são uma extensão do conhecimento em sala de aula.

Professores

A formação do corpo docente, muitas vezes, não é levada em consideração no momento de escolher um colégio para os filhos. Só que isso deve, sim, ser analisado. Afinal, são os professores que estarão em contato direito com os alunos. Sendo assim, se faz necessário que os familiares questionem a formação e o currículo do corpo docente.

Estrutura da escola

Salas de aula adequadas, laboratório, biblioteca. Esses são alguns dos ambientes que não podem faltar em um colégio. Por isso, os pais devem tirar um dia para fazer uma visita e conhecer todos os ambientes, visando verificar se a escola realmente tem uma estrutura e equipamentos adequados para um ensino de qualidade.

Segurança

Pesquisa desenvolvida pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo apontou que a segurança é um dos fatores mais importantes para os pais no momento de definir o colégio.

Não há dúvida de que isso realmente deve ser considerado. Sendo assim, é necessário que os pais verifiquem se a escola tem sistema de câmeras e pessoas responsáveis pela segurança dos alunos.

Parceria entre família e escola

Um outro fator que deve ser levado em consideração é se a escola está aberta para promover uma parceria equilibrada com a família.Essa relação ajuda no desenvolvimento do(a) aluno(a), pois garante que os familiares sejam ativos e possam fazer parte da vida escolar deles. Sendo assim, uma boa escola vai incentivar reuniões, comissão de pais e atividades que possam fortalecer o laço entre família e escola.

A pedagoga Gilvani Abatti explica, em seu artigo A importância da parceria entre família e escola, que “a família, assim como a escola, desempenha papéis decisivos na educação da criança. Entretanto, para que a educação dada no lar, pela família, aconteça de forma satisfatória, se faz necessário haver uma integração entre ela e a escola. É a partir dessa parceria que a criança se torna um adulto capaz de contribuir positivamente para a construção de uma sociedade mais justa”.

Custo-benefício

Também há de se levar em consideração o preço cobrado pela instituição. Isso nada tem a ver com ser caro ou barato, mas, sim, com o valor de estar realmente de acordo com o que o colégio oferece. Dessa forma, o que realmente deve ser avaliado é se a escola está cobrando um preço realmente justo para a sua metodologia, infraestrutura, material e qualidade. É necessário que, entre todos os critérios, haja um custo-benefício.

Todos os pontos mencionados neste artigo são essenciais para encontrar um bom colégio. Além deles, deve-se levar em consideração a simpatia da família pela instituição. Afinal, uma relação entre pais e colégio precisa ter confiança. Não basta apenas que a instituição tenha todos os critérios, se não conseguir realmente passar segurança e confiança.

Agora que você já sabe como escolher escola de ensino fundamental, que tal começar a aprofundar a sua pesquisa? Entre em contato conosco para conhecer todos os benefícios que oferecemos para os nossos alunos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.