Como escolher um colégio de ensino médio para seu(sua) filho(a)?

Como escolher um colégio de ensino médio para seu(sua) filho(a)?

Escolher um colégio de ensino médio para os filhos não é uma tarefa tão simples para os pais. É importante ressaltar que os adolescentes estão cada vez mais imersos em um mundo moderno e repleto de tecnologia. Por isso, precisam de uma atenção especial nesse momento tão importante — que são os últimos anos escolares.

Ainda, quem tem um(a) filho(a) nessa faixa etária sabe como é essencial que os jovens desenvolvam habilidades que serão usadas ao longo de toda a vida. Afinal, nessa fase, eles estão se preparando para prestar o vestibular e precisam definir uma carreira para seguir em breve. Neste cenário, o colégio de ensino médio precisa oferecer o suporte para que os alunos alcancem seus objetivos finais.

O projeto pedagógico, a infraestrutura, o material didático usado e muitos outros pontos devem pesar no momento dessa escola. Pensando nisso, separamos algumas dicas do que você pode analisar na hora de escolher o melhor colégio para seu(sua) filho(a) cursar o ensino médio. Boa leitura!

Escolhendo um colégio de ensino médio

Para escolher o colégio onde seu(sua) filho(a) vai cursar o ensino médio, é importante que vocês decidam quais são as principais necessidades dele(a) neste momento e em futuro próximo. Por exemplo, vale investir em um ensino bilíngue caso a profissão que o(a) jovem esteja pensando em seguir exija fluência em um segundo idioma. Separamos, abaixo, algumas dicas que podem ajudar. Confira!

Valores

Você pode escolher o colégio de ensino médio de seu(sua) filho(a) de acordo com os valores da instituição. É sabido que os adolescentes enfrentam muitas mudanças e encaram descobertas nessa fase. Sendo assim, os ensinamentos morais e éticos do colégio precisam estar aliados com os da família. Portanto, antes de mais nada, reflita sobre o tipo de educação que você quer que seu(sua) filho(a) tenha.

Projeto pedagógico

O projeto pedagógico deve ir muito além das aulas de Português e Matemática. Por meio dele, o colégio de ensino médio deve transmitir outros valores que colaboram com a formação social e emocional do(a) aluno(a). Ou seja, este documento tem a função de estabelecer as métricas que serão utilizadas para promover uma educação de qualidade.

Assim, antes de escolher a instituição de ensino, vale a pena analisar, por exemplo, os eventos e atividades extracurriculares que são organizados. Esses momentos fora da sala de aula são importantes para que os jovens desenvolvam, por exemplo, o relacionamento com pessoas além de seus círculos de amizade.

Educação em tempo integral

Os colégios em tempo integral podem oferecer um currículo composto por atividades extracurriculares além das aulas convencionais. Caso seja de interesse do(a) adolescente escolher uma educação formada por outros ensinos, mais práticos, como idiomas, danças ou esportes, essa é uma opção interessante para que o(a) aluno(a) fique imerso(a) no ambiente de estudos por mais tempo.

Habilidades para o ensino superior

Há também os colégios que elaboram estratégias de ensino para que os últimos anos escolares sejam voltados para a graduação, ou seja, são três anos de estímulo para os alunos que buscam se desenvolver mais como pessoas, aprendendo a trabalhar em grupo, evoluir as habilidades emocionais, se preparar para o vestibular e, é claro, para o mercado de trabalho.

Uso de tecnologia

A tecnologia está cada vez mais presente nas nossas tarefas do dia a dia. Sendo assim, muitos colégios já adotaram as principais tendências do mercado educacional, como lousa digital, aplicativos, aulas de reforço online e muito mais. A absorção de todos esses novos recursos permite que o(a) jovem tenha um ensino mais completo e dinâmico, o que pode ajudá-lo(a) nas decisões sobre o futuro.

Material didático

Hoje em dia, diretamente ligado ao uso de tecnologia, temos a escolha do material didático que é adotado no colégio. Todo o material usado durante as aulas precisa ser interessante para os alunos, com referências atualizadas e exemplos práticos para eles terem contato.

Somente assim o interesse pelo aprendizado será despertado. Informe-se sobre o método de ensino usado e avalie também como é a aprovação nos vestibulares prestados pelos alunos que o utilizam.

Corpo docente

Os alunos que já estão no ensino médio precisam ser orientados por professores altamente capacitados, de preferência cada um na própria matéria que leciona. Ainda, os professores devem estar preparados e atualizados para lidar com essa geração tão antenada.

Localização

A localização do colégio de ensino médio também deve ser analisada no momento da escolha. Afinal, mesmo que você não precise mais ir levar ou buscar seu(sua) filho(a) na escola, é importante que ela não fique muito longe de casa, para facilitar o trajeto do(a) jovem. Opte pelos colégios localizados em áreas às quais é possível se chegar a pé ou por transporte público de fácil acesso.

Segurança e gestão de conflitos

Todos os pais se preocupam com a segurança de seus filhos. Isso é natural e acontece mesmo com os que já são adolescentes. Por isso, na hora de escolher um bom colégio de ensino médio, avalie o grau de segurança da instituição, como câmeras, acesso por meio de crachás, entre outros. Além disso, pesquise como o colégio lida com conflitos internos, por exemplo, se já houve casos de bullying que saíram do controle.

Infraestrutura

A infraestrutura do colégio é fundamental para o aprendizado e o desenvolvimento das crianças e adolescentes. Portanto, na hora de escolher uma instituição de ensino, observe se o ambiente é seguro, limpo e aconchegante — seu(sua) filho(a) precisa se sentir praticamente em casa para se dedicar aos estudos. Além disso, avalie se há espaços para leitura, aulas práticas e, é claro, para os momentos de lazer.

Antes de se decidir por um colégio de ensino médio, é fundamental também levar em conta as impressões que seu(sua) filho(a) tem sobre o ambiente. Afinal, é ele(a) quem vai passar horas lá dentro, todos os dias. Não imponha nenhuma escolha e deixe que ele(a) participe desse momento tão importante para o seu crescimento pessoal e educacional.

O Colégio Academia está preparado para lidar com as necessidades dos jovens que estão na fase do ensino médio. Para conhecer mais sobre o nosso trabalho, entre em contato com nossa instituição de ensino e conheça todos os diferenciais.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.