Como escolher uma escola de qualidade: saiba o que considerar

Caso esteja à procura da escola ideal para seu(sua) filho(a) que está no ensino fundamental ou médio, encontrou o texto que vai mostrar a forma ideal de fazer essa escolha e o que deve ou não ser levado em conta nesse importante momento.

Abordaremos como escolher uma escola, considerando alguns pontos específicos e características que a escola ideal para o(a) seu(sua) filho(a) deve ter. Continue a leitura!

Qual é a importância da escola na formação?

Antes de mais nada, algo que precisa ser exposto é a importância que a escola tem na construção do indivíduo, tanto para a formação de sua educação e ética quanto para que, no futuro, esse jovem consiga enfrentar os problemas que o mundo vai colocar em seu caminho. Sendo assim, essa é uma das escolhas mais importantes e impactantes na vida do(a) seu(sua) filho(a).

Mas o motivo pelo qual a escola tem tanta influência na vida do adolescente é que ele passa grande parte do seu dia nesse ambiente. Por isso, a personalidade das demais pessoas com quem convive terá grande influência na educação dele.

Caso já tenha algumas opções de institutos educacionais em mente, analise se eles apresentam as características listadas a seguir.

O que levar em conta para escolher uma escola?

Há características que, em geral, toda escola ideal apresenta. Isso facilita muito essa escolha, não é mesmo?!

Leia os itens abaixo cuidadosamente e não se esqueça de verificar a presença de cada um deles quando for definir a escola onde seu(sua) filho(a) estudará.

Estrutura física

Sempre leve em consideração a estrutura física do lugar. Dois importantes pontos a se observar são se o colégio tem áreas para a prática de esportes e se as salas estão localizadas em um local calmo e tranquilo, longe de auditórios, quadras ou quaisquer coisas do tipo.

Isso garante que seu(sua) filho(a) esteja em um local livre de interferências externas tanto para fazer atividades físicas quanto para estudar.

Atividades extras

É indispensável que haja atividades extras no cronograma escolar. Visto isso, verifique sempre se a escola escolhida oferece comemorações para datas especiais, como dia das crianças, festa junina, dia dos pais, dia do índio, pois, dessa forma, seu(sua) filho(a), além de se divertir, lembrará a importância cultural e sentimental dessas festas.

Localização

O local onde a escola se situa é um dos pontos mais importantes, pois não adianta ser a escola perfeita se não tiver boa acessibilidade. Desse modo, escolha uma escola de fácil acesso, que preferencialmente tenha como ir de carro ou ônibus. E lembre-se: quanto mais perto, melhor.

Valores

Se, ao ler esse subtítulo, veio à sua cabeça o aspecto financeiro, você se enganou. Apesar de o custo ser muito importante, os valores referem-se aos princípios éticos e morais do colégio.

Como já foi dito, grande parte do dia a dia do(a) seu(sua) filho(a) será dentro da instituição, por isso é essencial a escolha de um colégio que apresente preceitos com os quais você concorde. Portanto, fique sempre de olho nesse ponto.

Equipe de profissionais

É claro que todo colégio apresenta uma equipe de profissionais, mas trata-se aqui de uma equipe com qualidade e experiência.

Caso esteja em busca de uma escola para seu(sua) filho(a) mais novo(a), ou seja, o ensino infantil, procure saber a opinião dos pais que têm filhos(as) nessa escola e há quanto tempo os funcionários trabalham com esse tipo de ensino.

Porém, caso esteja procurando a escola ideal para jovem, verifique a experiência dos professores e pense desde já no vestibular, verificando também a taxa de aprovação da instituição nas provas de ingresso em faculdades e consultando o feedback em suas redes sociais.

Além dos professores, é importante também conferir se a escola conta com uma boa coordenação, visto que é ela que controla o colégio de maneira geral, sendo também quem resolverá os problemas que seu(sua) filho(a) vier a enfrentar na vida estudantil.

Suporte psicológico

Falando ainda da equipe de profissionais da instituição, é fundamental lembrar-se do suporte psicológico. Ao contrário do que muitos pensam, é de extrema importância que o colégio ofereça um profissional que ajude os alunos quando estiverem passando por dificuldades.

Essa pessoa não necessariamente precisa ser um psicólogo. Muitas vezes, o próprio pedagogo da instituição é capacitado para auxiliar nessa questão.

Essa função é essencial, pois os(as) alunos(as) passam por muito estresse e muita cobrança no ambiente acadêmico, principalmente em anos de vestibulares. Assim, um apoio na área da saúde mental é sempre recomendado e deve ser levado em consideração na hora da escolha da instituição ideal.

Feedback dos pais e alunos(as)

Novamente, ressaltamos a relevância do feedback de pais e de alunos(as) que estudaram na escola anteriormente, pois são eles que passaram pelas etapas que seu(sua) filho(a) passará.

A opinião de ex-alunos deve ser levada em conta, mas não deve ser considerada uma verdade absoluta. Nesse caso, antes de fazer a matrícula, busque informações com o diretor do colégio sobre os pontos negativos abordados no feedback.

Como tomar a decisão final?

Depois de visto tudo o que se deve considerar na escolha da escola ideal para seu(sua) filho(a), é hora de tomar a decisão final. Sabemos que essa é uma decisão difícil, portanto use o tempo que precisar para que o instituto escolhido seja aquele que realmente apresente o melhor suporte, equipe, localização e estrutura para atender às necessidades dele.

Porém é aconselhável que, caso não tenha encontrado a instituição dos seus sonhos, seja feita uma lista com as características essenciais para você no que se refere a uma escola.

Essa lista tem o objetivo de ajudá-lo(a) a verificar se o colégio dispõe dos elementos considerados por você como indispensáveis para, então, optar por aquele que melhor se adéque aos requisitos.

Se tiver seguido as orientações acima, provavelmente conseguiu achar a escola ideal para seus filhos. Então, não perca tempo: confira o preço e faça logo a matrícula antes que as vagas se esgotem!

Colégio Academia/Cristo Redentor, por exemplo, pode ser a opção ideal! Entre em contato e conheça os benefícios que podemos oferecer!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.