como estudar para o enem

Como estudar para o Enem? Veja 7 dicas para ajudar os adolescentes!

A preparação para o Enem é um processo muito delicado. Além de toda a ansiedade gerada pela prova, esse é um período de muitas descobertas e de adaptações vividas pelos estudantes envolvidos — e, é claro, por seus pais e responsáveis!

Os adultos têm um enorme peso e uma grande responsabilidade em toda essa etapa. Eles são encarregados de orientar os jovens sobre as melhores maneiras de como estudar para o Enem, sempre em parceria com a instituição de ensino na qual eles estão matriculados.

E então, quer saber como você pode ajudar os seus filhos a estudarem para o Enem de maneira realmente completa e eficiente? Confira as dicas a seguir e descubra como orientá-los nesse período tão desafiador. Boa leitura!

1. Entenda as particularidades da prova

O primeiro passo para que pais e responsáveis possam ajudar os adolescentes a se prepararem para o Enem adequadamente é, claro, auxiliá-los no entendimento de como funciona essa prova. O que você precisa saber? Bom, não é muita coisa. Apenas entenda que ela é aplicada em dois domingos seguidos e é separada em cadernos. Cada um deles contém 45 questões, sendo divididas em:

  • Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física);
  • Matemática;
  • Linguagens (Literatura, Português e Inglês/Espanhol);
  • Ciências Humanas (História, Geografia, Artes, Sociologia e Filosofia).

Além disso, os alunos precisam (no primeiro domingo) fazer uma redação de até 30 linhas. Essa é uma das partes mais importantes do exame e deve ser treinada, pelo menos, a cada quinze dias ou mensalmente. Assim, no momento da prova, o processo fluirá mais tranquilamente.

2. Saiba quais são os assuntos que caem no exame

Depois, é hora de compreender quais são os assuntos que caem nessa prova. São, basicamente, os temas vistos durante o Ensino Médio. É difícil, no entanto, prever quais aparecerão ou não.

De qualquer modo, há uma tendência de incidência de temas no Enem, que pode facilmente ser encontrada na Internet. Além disso, o edital do processo seletivo nos traz uma lista dos assuntos que podem ser cobrados no exame, o que facilita bastante na hora de criar um bom cronograma.

Você também pode (e deve!) contar com a ajuda do colégio nesse momento. Os coordenadores pedagógicos poderão auxiliar bastante no desenvolvimento de um cronograma adequado ao curso desejado por seu(sua) filho(a) e adaptado à rotina dele(a).

3. Ajude os filhos a desenvolverem um cronograma de estudos

O cronograma de estudos é uma ferramenta indispensável para quem está prestando vestibular. Ele não apenas ajuda na organização das matérias que devem ser vistas, mas também deixa algumas práticas, como a procrastinação, bem longe!

Além disso, os cronogramas são fundamentais para que possamos revisar os conteúdos e, claro, controlar a ansiedade. Ajude o(a) seu(sua) filho(a) a organizar as matérias, priorizando sempre aquelas nas quais ele(a) tem mais dificuldade.

Vale lembrar que o cronograma também deve conter, por exemplo, a prática de redações frequentes e, claro, a realização de simulados. Eles são excelentes para revisar as matérias e fixar os conteúdos com a aplicação de conceitos.

4. Ajuste a rotina da casa para ajudá-los

Um dos grandes problemas enfrentados pelos estudantes na hora de seguir um cronograma de estudos é a rotina. Acordar em horários inadequados e ter que lidar com o barulho da casa ou o chamado constante dos familiares, por exemplo, é um dos pontos comumente levantados.

Sendo assim, que tal ajudá-los nesse aspecto? Tente acordá-los sempre nos mesmos horários e fazer com que todos os moradores sigam uma rotina com o objetivo de não interferir nos estudos do(a) vestibulando(a). Essa é uma forma incrível de colaborar! Coloque toda a família na mesma frequência e, sem dúvida, o desempenho dos alunos da residência será muito mais satisfatório na hora das provas.

5. Promova um ambiente propício para os estudos

Além de ajustar a rotina dos estudantes e de todo o núcleo familiar, a dica é: propicie também um ambiente que esteja adequado para que eles possam conduzir os seus estudos. E o que seria esse lugar ideal?

A resposta é simples! O ambiente perfeito é aquele que traz conforto, seja físico, seja acústico, seja visual. O importante é que o(a) aluno(a) esteja bem acomodado(a) e possa estudar sem interrupções externas ou internas. Ademais, você pode deixar que o(a) jovem personalize o espaço de acordo com os próprios gostos. Assim, o local terá uma identidade que o(a) deixará ainda mais feliz de estar ali.

6. Ofereça apoio emocional

Outro ponto muito importante da preparação para o vestibular é o apoio emocional. Muitas vezes, os responsáveis acabam, indiretamente, transmitindo as suas ansiedades aos estudantes. Isso é algo muito perigoso!

É fundamental fazer com que o(a) seu(sua) filho(a) se sinta confortável no âmbito emocional, sem pressões do tipo “preciso passar agora!” e, claro, sem qualquer tipo de ameaça por parte de seu núcleo familiar. Ser aprovado(a) no vestibular nem sempre é fácil — muitos fatores podem influenciar o sucesso ou o insucesso desse processo. No entanto, o importante é manter em mente que o momento certo vai chegar. Forneça esse tipo de conforto emocional aos seus filhos!

7. Transmita segurança e ofereça distrações

Por fim, transmita também segurança. Levar o(a) jovem a uma terapia, por exemplo, pode ser uma ótima pedida. Lá, ele(a) poderá falar mais abertamente sobre as próprias inseguranças e encontrar um equilíbrio emocional que, muitas vezes, não é possível alcançar sozinho(a). Lembre-se também de que você pode ser um(a) grande amigo(a) para o(a) seu(sua) filho(a) nessa hora. Essa participação é essencial!

Por fim, ajude também oferecendo distrações — momentos em família, passeios, noites nas quais o(a) jovem possa sair com os amigos para se divertir etc. Eventos como esses também são essenciais para uma preparação completa e muito mais bem-sucedida.

Agora que você já sabe as maneiras de ensinar aos seus filhos como estudar para o Enem, não perca mais tempo: comece a implementar as mudanças o quanto antes! A prova está cada vez mais próxima e já é hora de começar a organizar os estudos. E, é claro, lembre-se de sempre contar com o apoio da escola nesse momento.

O Colégio Academia oferece um suporte contínuo aos pais e aos alunos em todo o processo de preparação para o Enem. Ficou interessado(a)? Em caso de dúvidas, fique à vontade para entrar em contato conosco! Estamos aqui para ajudar sempre que for possível!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.