Como gerir seu tempo para se organizar nos estudos?

Em tempos de quarentena, você se depara com tantos conteúdos e não sabe por onde começar? Calma! Nós vamos auxiliá-lo(a) nesse processo! Organização é a chave para manter o foco, evitar que você se perca diante de todas as atividades e conseguir que seus estudos alcancem um nível de profundidade maior.

Existem variadas estratégias de organização do processo de estudo. Acompanhe nossas postagens e fique por dentro dessas dicas.

A primeira delas, assunto que abordaremos hoje, é a gestão do tempo.

Em primeiro lugar, é necessário reservar um horário para estudar todos os dias e manter uma rotina.

Pela manhã é importante conferir as aulas que você terá no dia e seguir as orientações postadas pelos professores no horário disponibilizado pela escola. Acompanhando esse horário, você conseguirá manter o conteúdo em dia e não perderá as aulas online.

À tarde, você poderá fazer leituras para aprofundamento do conteúdo, além dos exercícios para fixação. Além disso, também poderá fazer as atividades avaliativas que seu(sua) professor(a) disponibilizar, pois tais atividades exigem mais tempo e atenção. Porém, não se esqueça de retornar à Plataforma Google Classroom para postar a devolutiva de suas atividades, a fim de que seu(sua) professor(a) possa corrigir e agregar a nota.

Para facilitar essa organização, faça um quadro semanal com seus horários, colocando todas as disciplinas. O ideal é estudar as matérias no mesmo dia, pois isso o(a) ajudará a memorizar, ou seja, sua memória curta pode se tornar de longo prazo através da fixação dos conteúdos. Assim, se você tem aula de português na segunda-feira pela manhã, deverá reforçar os estudos dessa disciplina no mesmo dia à tarde.

Estabeleça um horário para começar e um horário para terminar. Inicie sempre pela matéria em que você tem maior dificuldade e vá intercalando as diversas áreas do conhecimento, estratégia que trabalha uma área do cérebro enquanto descansa outras regiões cerebrais. Não se esqueça de fazer pequenos intervalos (máximo de 15 minutos) entre uma disciplina e outra para “refrescar” a mente. Mas atenção: nesses intervalos não vale se perder em jogos ou redes sociais. Você deverá apenas beber uma água ou aproveitar, por exemplo, para ir ao banheiro ou comer uma fruta.

Ao finalizar o quadro semanal, confira se você contemplou todas as disciplinas, para não deixar nenhuma de fora.

Percebeu como gerir seu tempo pode ajudá-lo(a) a alcançar maior foco?

Então mãos à obra e bons estudos! Conte conosco!

Ana Paula e Lícia | Equipe SOE

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.