como incentivar a leitura

Como incentivar a leitura nos filhos? Veja 6 dicas essenciais!

Ler é uma atividade importante para o desenvolvimento da criança, pois traz conhecimento em diversas áreas, contribui para aumentar o gosto pelos estudos e desenvolve a imaginação. Portanto, os pais devem saber como incentivar a leitura nos filhos, uma vez que esse hábito trará grandes benefícios.

Ao incentivar esse hábito desde cedo, os pais demonstram a importância e o valor da leitura, sendo mais fácil que os filhos entendam por que essa é uma atividade relevante. Assim, é possível encontrar algumas estratégias capazes de ajudar a fixar essa prática na vida cotidiana, tornando-a prazerosa e duradoura.

Neste artigo, traremos seis dicas de como os pais podem ajudar os filhos a terem gosto pela leitura. Confira nossas sugestões!

1. Dê o exemplo

A primeira dica de como incentivar a leitura é dar o exemplo. As crianças se interessam pelo que os adultos fazem, portanto, se os pais têm o hábito de ler, a probabilidade dos filhos se interessarem pelos livros aumenta.

Por outro lado, quando a família fala que ler é algo importante, mas não tem esse hábito, é mais difícil para as crianças realmente entenderem essa importância. Por isso, não basta querer que seus filhos gostem dos livros, é preciso ensinar a gostar dessa atividade.

Ver os pais lendo revistas, jornais, livros e outros conteúdos, mostra aos pequenos que a leitura é fundamental e deve ser parte do cotidiano. Se possível, relaxem em família enquanto cada um lê seu próprio livro; em outras oportunidades, leiam obras em conjunto, dividindo o que foi aprendido.

2. Leia histórias

Essa é uma dica muito valiosa ao lidar com as crianças mais novas. É preciso ler para os filhos pequenos, de modo que eles entrem no universo da história, envolvam-se e se encantem com ela. A leitura de histórias é uma forma de chamar atenção para assuntos divertidos, aumentando o interesse pela atividade e a curiosidade por outros assuntos.

Além de ler, também é importante conversar sobre o assunto abordado. Pergunte o que eles entenderam da história, quais foram os personagens preferidos, se gostaram do fim, entre outras questões pertinentes.

Essa troca de informações ajuda a aumentar o envolvimento com o livro e contribui para incentivar a imaginação. Dessa forma, a criança tende a desenvolver sua criatividade, o pensamento crítico e outras características importantes para a formação.

3. Busque variar os temas e estilos

Quando o objetivo é saber como incentivar a leitura, a variação nos temas e estilos literários é fundamental. As crianças devem experimentar diferentes gêneros textuais, que abordem assuntos variados, além de conhecerem formatos que se diferem dos conteúdos tradicionais.

Os pais devem incentivar o contato com quadrinhos, revistas, jornais, charges, poesias, entre outros gêneros. Esse costume ajuda a identificar qual tipo de conteúdo é mais interessante, além de trazer conhecimentos de determinadas áreas e estilos, algo que será muito útil durante os anos de estudo.

Durante essa variação, é fundamental encontrar conteúdos que sejam adequados à idade da criança. Não adianta oferecer uma crônica de linguagem rebuscada para quem está aprendendo a ler, pois isso apenas geraria desinteresse e desconforto.

4. Respeite os gostos da criança

A variação dos temas é importante, porém também é interessante respeitar os gostos da criança e encontrar livros ou outros materiais impressos que estejam de acordo com os interesses dela. Se os seus filhos gostam de esporte, por exemplo, encontre conteúdos que contam a história de um atleta.

Desse modo, aumenta a probabilidade de eles desenvolverem o gosto pela leitura, não vendo essa atividade apenas como uma obrigação. É válido encontrar assuntos divertidos e leves para aumentar o interesse. Afinal, nem todos os conteúdos precisam ser relacionados com temas mais sérios. Além disso, procure livros que sejam adequados à idade da criança, evitando linguajar complicado ou inapropriado.

5. Conte com a ajuda da tecnologia

Algumas pessoas enxergam a tecnologia como uma distração para as crianças durante a leitura. A melhor maneira de evitar esse problema é usar os recursos tecnológicos de maneira inteligente, contribuindo para criar o hábito de ler.

As crianças de hoje têm muita familiaridade com dispositivos tecnológicos, e saber utilizá-los durante a leitura pode ser a melhor forma de atraí-las para a atividade. É preciso entender que a tecnologia permite novas formas de explorar os livros, trazendo dinamismo para esse momento.

É possível utilizar aplicativos móveis, postagens interessantes nas mídias sociais, projetos de blogs, jogos educativos e vídeos que comentem sobre um livro do interesse da criança. Com esses recursos, fica mais fácil envolver os filhos na leitura, permitindo que abordagens complementares tornem o aprendizado completo.

6. Una leitura e diversão

A leitura não deve ser vista como uma obrigação, pois, se a criança for instruída dessa maneira, o hábito pode se perder com o passar do tempo. Por isso, é importante demonstrar que ler também é uma forma de se divertir, contribuindo para que o gosto por essa atividade dure para a vida toda.

A diversão ajuda a tornar o aprendizado mais efetivo, ou seja, contribui na compreensão e fixação dos conteúdos recebidos dos livros. Nesse contexto, é interessante encontrar maneiras de ilustrar as histórias e tornar essa atividade algo inesquecível para as crianças.

É possível dar vida aos personagens, encenar os papéis, criar efeitos sonoros, entre outras estratégias. Uma opção interessante é elaborar um quiz com perguntas sobre o livro e recompensas pelas respostas corretas, como um doce, uma comida preferida ou presentes simples. Desse modo, ler se tornará algo ainda mais prazeroso e divertido para os seus filhos.

Neste artigo, trouxemos algumas dicas de como incentivar a leitura nos filhos. A escola também tem um papel importante na criação desse hábito, pois as crianças passam grande parte do tempo nesse ambiente. Portanto, na hora de escolher o colégio ideal, dê preferência para a instituição que prioriza esse aspecto, oferecendo conteúdos e orientação aos estudantes.

E então, o que achou deste conteúdo? Que tal aproveitar para ler outro artigo de nosso blog? Sugerimos nosso post que mostra como e por que incentivar a leitura desde a infância! Nos vemos por lá!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.