7 aplicativos para incentivar o hábito de leitura na infância

7 aplicativos para incentivar o hábito de leitura na infância

Já pensou ou teve dúvidas sobre como incentivar a leitura de seus filhos? A influência digital está cada vez mais forte no mundo infantil. As crianças estão entrando em contato muito cedo com dispositivos móveis, normalmente, vistos como nocivos para a infância, caso seu uso seja feito de maneira exagerada. No entanto, é possível usá-los em benefício da educação dos pequenos.

É de conhecimento de todos que a leitura é muito importante para o desenvolvimento infantil e proporciona muitas vantagens. Assim, existem recursos propícios à compreensão que foram criados especialmente para esse objetivo. Trata-se dos apps que, normalmente, estão disponíveis para download e incentivam a criação do hábito de leitura desde cedo.

Para informar você melhor sobre o assunto, preparamos este post, no qual reunimos os principais aplicativos que podem desenvolver essa função de maneira muito divertida e ainda agradar as crianças. Confira!

Quais aplicativos podem ser usados para o incentivo à leitura dos pequenos?

Com a grande influência dos meios digitais, atualmente, inclusive para a infância, uma excelente estratégia utilizada para fins educativos foi a criação de aplicativos que favorecem o hábito da leitura de maneira divertida e lúdica. Para exemplificarmos, selecionamos 7 deles para que você possa usar e/ou testar com seus filhos ou alunos.

1. Kindle

O aplicativo está disponível em vários dispositivos móveis, como os smartphones e os computadores, e permite acesso a conteúdos gratuitos com direito a download que ficam disponibilizados na loja virtual da empresa.

Outro aspecto importante é a disponibilidade de ferramentas que propiciam melhorias no processo de leitura de maneira personalizada, como brilho, cor, tamanho das fontes etc. Um recurso muito importante e também acessível às crianças é o dicionário, que auxilia o entendimento dos significados das palavras e ainda possibilita a ampliação do vocabulário.

2. Leiturinha digital

Responsável também por assinatura de kits de livros para crianças, o Leiturinha digital oferece um amplo acervo de livros infantis destinados às faixas etárias de 0 a 12 anos.

Além de a criança poder escolher entre várias opções de livros, aquele que melhor lhe agrada, o aplicativo permite que as histórias sejam salvas, lidas em modo offline ou mesmo gravadas para assistir depois. Um ótimo recurso para o incentivo à leitura clássica.

3. Inventeca

O Inventeca foi fundado pela startup Story Max e tem como principal finalidade promover o vínculo mais próximo da família, ou seja, pais e filhos motivados a criarem suas próprias histórias com o uso de ferramentas que incentivam bastante a criatividade.

Um recurso muito interessante disponibilizado por esse aplicativo é a possibilidade de recriar histórias. As crianças conhecem e escutam, depois realizam suas interpretações e ainda podem gravar.

4. Crianceira

O aplicativo Crianceira está disponível nos sistemas operacionais IOS e Android e é voltado para apresentação dos poemas de Manoel de Barros, com dez opções de histórias cantadas e ilustradas que geram muito encantamento às crianças.

A intenção da criação do aplicativo, além do incentivo à leitura para os pequenos, é reviver o valor da obra brasileira de maneira bem lúdica e divertida, para que as crianças pudessem criar e reinventar, bem como usar bastante a imaginação.

5. LitCharts

O LitCharts é um aplicativo voltado para literatura clássica, com linguagem em inglês, e foi criado com o objetivo de contribuir para compreensão de leituras realizadas por indicação das escolas. O app permite o acesso às sinopses, resumos e explicações referentes às obras que são apresentadas.

6. ABC do Bita

O ABC do Bita propõe, além do incentivo à leitura, o auxílio na alfabetização infantil. Reúne em suas principais ferramentas o uso de jogos, músicas, personagens e cenários, de maneira bem educativa e interativa para as crianças.

Além disso, um dos seus objetivos é o estímulo criativo da imaginação a que os pequenos têm acesso durante toda a exploração do recurso.

7. Palma Kids

O aplicativo é indicado especialmente para crianças que estão em processo de alfabetização, em inglês e português. Além disso, as ferramentas disponíveis permitem a memória visual e auditiva por meio de desafios, jogos interativos, contato com o alfabeto, bem como o uso de linguagem simples e objetiva.

Qual a importância e os benefícios que o incentivo à leitura pode trazer?

Especialistas afirmam que a leitura deve ser iniciada e incentivada pelos pais desde muito cedo. Isso porque, quanto mais precoce esse incentivo, maiores as chances de a leitura se tornar um hábito na vida dos pequenos. Quando se torna um costume, o ato de ler passa acontecer naturalmente e os benefícios surgem com mais rapidez.

Entre os principais benefícios que a leitura permite às crianças, podemos destacar:

  • aumento do vocabulário e desenvolvimento da linguagem;
  • criatividade;
  • desenvolvimento de habilidades linguísticas;
  • imaginação;
  • aumento da curiosidade;
  • desenvolvimento do senso crítico;
  • fortalecimento da capacidade de atenção e concentração.

Além disso, o uso de aplicativos permite que as crianças possam variar um pouco no contato com a leitura, tornando tudo mais prazeroso e lúdico. Assim, o hábito de ler acaba proporcionando vantagens que permearão não somente na infância, mas em todo o crescimento e amadurecimento dos pequenos.

Dessa forma, a prática da leitura pode estimular também o desenvolvimento das habilidade e funções cognitivas, que constituem o processo de desenvolvimento e maturação do ser. A apropriação de novas palavras e ampliação do vocabulário favorecem e refletem positivamente no ato da escrita que, com certeza, estará mais evoluída e enriquecida.

Portanto, com o estímulo ao hábito de ler, muitas áreas na vida da criança são aprimoradas e amadurecidas, sendo de extrema importância incentivá-los com estratégias novas e estando sempre em busca de ferramentas que possam potencializar o processo educativo dos pequenos.

Saber como incentivar a leitura infantil ultrapassa os meios tradicionais, não os anulando, mas complementando-os. Além disso, usar estratégias que possam potencializar o hábito de ler é sempre muito significativo ao processo educativo. Então, escolha aqueles que mais combinam com o perfil de seus filhos e os use a seu favor.

E aí, gostou do post? Então, continue conosco, assine nossa newsletter para que ter acesso a mais conteúdos incríveis e sempre atuais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.