Contar histórias para quebrar o isolamento da pandemia

Contar ou criar histórias com as crianças são recursos capazes de atraí-las para alcançar seu próprio aprendizado, junto à família. Essa prática é produtiva e oferece experiências significativas.

É importante a escolha de um horário favorável e de um lugar confortável para a realização desse momento mágico. É oportuno que esses breves instantes sejam expressão de uma rotina diária.

Como ambiente estimulador, deve ser criado um espaço específico, inserindo nele os livros de literatura que as crianças já possuem. Para melhor procedimento, deve-se manusear com a criança todo o livro, observando bem as imagens.

Dentro dessa concepção, como valioso estímulo para a contação de histórias, sugerimos a utilização de livros digitais:

1-“Marcelo, marmelo, martelo”, da autora Ruth Rocha, é uma obra que conta a história de um menino muito criativo, que adora se divertir e inventar os nomes das coisas.

2-“O sanduíche da Maricota”, cujo autor é Avelino Quedes, narra a história da galinha Maricota que resolveu fazer um sanduíche e colocou dentro do pão tudo de que gostava. Mas foi chegando o bode e outros animais, cada um com seu palpite, querendo mudar o recheio do sanduíche, pois cada animal tinha um gosto diferente.

Com relação à estratégia de criação de histórias com as crianças, exemplificamos com um passo a passo:

– Usar uma frase de estímulo: “Vamos inventar uma história?”;

-Fazer um levantamento dos personagens;

– Pedir que fechem os olhos e vejam onde se passará a história;

– Levantar questões como: “o que vai acontecer?”, “E agora?”, “E depois?”;

– Depois da história pronta, ler para a criança e comentá-la.

Não resta dúvida de que o trabalho de contação e criação de histórias, quando desenvolvido num ambiente de satisfação, permite à criança a livre expressão do pensamento e aquisição de habilidades necessárias à leitura como fonte de prazer e enriquecimento de informação.

Lícia e Raquel | Equipe SOE

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.