contato com a família

  Como utilizar a tecnologia para manter contato com a família

O isolamento social é importante no momento que estamos vivendo, pois a proliferação da COVID-19 exige cuidados e atenção com a nossa saúde. Ainda que a proximidade não seja permitida, é importante manter o contato com a família, o que pode ser feito por meio da tecnologia.

Os recursos tecnológicos permitem que você converse com vários familiares simultaneamente, mesmo que eles estejam em outra cidade, estado ou país. Esse é um hábito importantíssimo nesse período, pois ajuda a manter nossas relações sociais, traz ânimo, motivação e evita a solidão.

Pensando em tornar a sua quarentena mais agradável, trouxemos alguns exemplos de aplicativos e sites que podem ser usados para manter o contato com a família. Confira nossas sugestões e aproveite para matar a saudade!

WhatsApp

O WhatsApp é um aplicativo muito utilizado atualmente, já fazendo parte do cotidiano de muitas pessoas. Além das mensagens que podem ser mandadas em forma de texto e áudio, é possível criar um grupo e conversar por chamada de vídeo, mas o app limita a videoconferência a quatro participantes.

Para realizar a chamada, basta criar um grupo com os contatos que participarão. Depois disso, você pode ir ao ícone do telefone e adicionar os participantes. O WhatsApp pode ser utilizado tanto no sistema Android quanto no iOS.

Skype

O Skype é uma das plataformas gratuitas mais usadas no mundo para a realização de videoconferências, sendo uma alternativa interessante. As chamadas podem reunir até 50 pessoas e não têm limite de tempo.

Para realizar a chamada você tanto pode baixar o aplicativo para computador, celular ou tablet, quanto pode utilizar o site. A conta é criada usando uma conta no Outlook, Gmail, por exemplo. Depois disso, basta adicionar as pessoas e realizar o bate-papo.

Além da chamada tradicional, ele também traz outras funcionalidades interessantes, como a possibilidade de compartilhar fotos, vídeos, documentos e outros arquivos, o que é uma oportunidade para recordar momentos da família e interagir sobre algum assunto.

Google Hangouts

O Google Hangouts é uma alternativa que foi criada com o foco no mundo corporativo, mas que também pode ser aproveitada para conversar com a família e amigos. Para utilizá-la, é necessária uma conta no Gmail. Existe a versão gratuita, que permite a participação de 10 contas, e a opção paga, que possibilita a entrada de 25 participantes.

Ao utilizar essa ferramenta, você pode criar e participar de conversas de texto, voz ou vídeo, tanto em reuniões de duas pessoas como de grupo. Além disso, é possível escolher se você prefere o aplicativo ou o acesso on-line, por meio do site.

Zoom

Esta é outra plataforma que foi desenvolvida especificamente para o mundo corporativo, permitindo que até 100 pessoas se vejam em uma única chamada de vídeo. O Zoom permite, no modo gratuito, chamadas de até 40 minutos, sendo que nas versões pagas essa limitação não acontece.

É possível utilizá-lo por meio do aplicativo ou pelo site. Para abrir uma reunião, é necessário criar uma conta. A plataforma gerará um link que deve ser enviado aos convidados, que não precisam se cadastrar, podendo apenas acessar o link.

Entre as funcionalidades da plataforma estão o compartilhamento de tela e o conjunto completo de recursos de colaboração. Desse modo, o anfitrião da reunião consegue compartilhar arquivos, fotos e controlar o áudio dos demais participantes, possibilitando que alguém fale sem ser interrompido.

Houseparty

O Houseparty é um serviço de rede social que permite o bate-papo por vídeo em grupo por meio de aplicativos móveis e de desktop.

Diferente de outras plataformas, ele é mais voltado para interação pessoal de usuários e menos para reuniões de trabalho. Por isso, o app, que é gratuito, permite a realização de chamadas com até 8 participantes, mas não disponibiliza o compartilhamento de arquivos.

Entre as funcionalidades que chamam a atenção, estão a oferta de jogos dentro do app, que permitem a interação entre usuários, e o compartilhamento de tela, que possibilita que amigos assistam à televisão juntos, por exemplo.

Outra diferença está no modo de usar. É possível entrar e sair de uma “casa”, como as videoconferências são chamadas, sem fazer uma ligação. Além disso, a barreira de entrada é baixa, exigindo apenas detalhes pessoais básicos.

Facebook Messenger

O Facebook é uma alternativa gratuita e acessível, que possibilita chamadas de vídeo em grupo. Quando a conversa reúne até seis participantes, todos aparecem na tela simultaneamente, sendo que as conferências com até 50 pessoas mostram apenas quem está falando no momento.

O usuário pode utilizar o aplicativo ou o computador para acessar o Messenger. Para iniciar, é só um criar um grupo com as pessoas com quem deseja conversar e clicar no ícone da câmera para enviar uma notificação aos convidados.

GroupMe

Nossa última dica é o GroupMe, um dos primeiros aplicativos de comunicação. Ele permite que você mantenha contato com a família, amigos e colegas de trabalho, tudo em um mesmo ambiente. É possível criar grupos para enviar mensagens, compartilhar fotos e outros arquivos, tudo gratuitamente.

Ele é útil para quem tem família grande, já que até 200 pessoas podem fazer parte de cada grupo. A diferença para as outras sugestões é que ele não permite videoconferências. Esse app é da Microsoft e funciona em todos os dispositivos, sendo que você pode encontrá-lo para Android e iOS.

Essas são algumas opções tecnológicas que ajudam a manter o contato com a família neste período de quarentena e isolamento social. Essa interação é fundamental, ainda que seja feita de forma on-line, pois ajuda a melhorar a qualidade de vida e permite que você continue mantendo seus familiares perto, mesmo estando longe.

O contato com os familiares é ainda mais necessário para as crianças, que estarão longe das atividades e dos colegas de escola, sendo importante que eles tenham com quem conversar e interagir nesse período. Então, além das chamadas com os familiares, tente combinar encontros virtuais com amigos, pois serão momentos de descontração e alegria.

Gostou das nossas dicas de comunicação? Então, aproveite para seguir o nosso Facebook e acompanhe outros conteúdos interessantes!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.