cursos do ces/jf

Saiba quais são os principais cursos do CES/JF

O Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) é uma instituição tradicional na cidade que preza pelo equilíbrio entre aulas teóricas e práticas, com aulas presenciais e corpo docente estruturado no mercado. São 17 cursos oferecidos pelo CES/JF, distribuídos em quatro unidades: campi Academia, Arnaldo Janssen, Seminário Santo Antônio e Centro Gastronômico.

A faculdade oferece ensino de ótima qualidade, tanto na graduação quanto na especialização, e investe continuamente em experiências práticas por meio de laboratórios de aprendizagem e vivência das profissões.

Ao final do ensino médio, os alunos se deparam com uma grande variedade de cursos disponíveis, mas ficam inseguros na hora de escolher por não conhecerem tão bem as opções disponíveis. Pensando nisso, criamos este conteúdo explicando detalhadamente sobre os cursos do CES/JF. Acompanhe!

A instituição CES/JF

O Centro de Ensino Superior é uma instituição com mais de 40 anos de tradição, oferecendo cursos de graduação de várias áreas: 

·        Arquitetura e Urbanismo;

·        Ciências Biológicas;

·        Design de Interiores;

·        Engenharia de Software;

·        Filosofia;

·        Jornalismo;

·        Psicologia;

·        Teologia, entre outros.

A faculdade conta com uma infraestrutura dividida em seus campi e tem o objetivo de formar o indivíduo para o mercado de trabalho. É comum que muitos estudantes encontrem boas vagas de emprego ainda durante a graduação. O CES/JF é conhecido pelos seus laboratórios e pelo investimento em equipamentos modernos, facilitando a prática dos alunos.

A equipe de professores é preparada para formar os estudantes, tendo, além de especializações em seus campos de estudo, muita experiência e atuação no mercado. Esse é um grande diferencial da instituição, que tem, em seus professores, líderes de grandes empresas e marcas da cidade.

Os principais cursos oferecidos pelo CES/JF

O CES/JF oferece cursos que auxiliam na construção da carreira dos jovens. Conheça um pouco mais de cada um deles.

Arquitetura e Urbanismo

O curso de Arquitetura e Urbanismo forma profissionais que estarão capacitados para compreender a prática profissional, adequando-se às mudanças tecnológicas e melhorias que facilitam a experiência na profissão.

Esse(a) aluno(a) estará apto(a) a planejar, executar, gerenciar e fiscalizar obras e projetos de vários setores, prezando pela qualidade de acordo com toda a legislação. Além disso, os alunos são convidados a pensar fora da caixa e desenvolver ideias para a ocupação de espaços urbanos, a restauração de patrimônios históricos e o desenvolvimento de projetos de arquitetura de interiores.

Ciências Biológicas

O curso de Ciências Biológicas desenvolve o conhecimento acerca de disciplinas como Meio Ambiente e Diversidade, Saúde e Biotecnologia com aprendizado em práticas laboratoriais e de campo.

Periodicamente, os alunos realizam atividades em jardins botânicos, zoológicos e outras visitas técnicas que possibilitam o contato com vivências extraclasse. Esses alunos podem se tornar professores ou pesquisadores da área.

Engenharias

O CES/JF oferece dois cursos de engenharia, ambos com duração de 5 anos: bacharelado em Engenharia de Software e Engenharia Elétrica.

No primeiro curso, o(a) estudante terá conhecimento de informações sobre a computação, visando ao aprendizado e desenvolvimento de sistemas complexos. Esse curso oferece temáticas que estão em plena expansão no mercado, sendo uma excelente opção para aqueles que desejam sair da faculdade empregado. Nas aulas práticas, os alunos desenvolvem softwares para web, tablets e smartphones e criam projetos de pesquisa e extensão na área.

O curso de Engenharia Elétrica oferece aulas em que o(a) estudante desenvolve competências para projetar e desenvolver sistemas relacionados à telecomunicação, a sistemas elétricos, eletromecânicos e de controle industrial. A instituição oferece laboratórios de ótima qualidade, com equipamentos importados que auxiliam na formação prática da profissão.

Gastronomia

O tecnólogo em Gastronomia tem duração de 2 anos e começou a ser oferecido em 2010. Com muita tradição, o curso já formou centenas de alunos que, atualmente, trabalham em restaurantes de todo o país, além de já ter contado, em seu corpo docente, com a chef Joana Kamil — que participou do reality show da GNT, Cozinheiros em Ação — e o chef Pablo Oazen — vencedor do MasterChef Profissional 2017.

Nas aulas de Gastronomia, os alunos aprendem a arte de cozinhar, elaborar pratos, aprendem sobre harmonização de cores, sabores, texturas e bebidas. Além disso, na parte técnica, os estudantes se capacitam sobre Gestão de Negócios, Segurança no Trabalho, Nutrição e Técnicas de Gastronomia Brasileira e Internacional. O curso oferece subsídio para o profissional que pode trabalhar em hotéis, restaurantes, cruzeiros marítimos, eventos e bufês.

Jornalismo

No curso de Jornalismo, o(a) aluno(a) sai preparado(a) para atuar em diversas áreas como impresso, rádio, TV ou internet. O curso tem 4 anos de duração, e em cada período o(a) egresso(a) é convidado(a) a desenvolver uma área de habilidade: Fotografia, Redação, Edição ou Produção.

Na prática, os alunos desenvolvem nos laboratórios programas de rádio, transmissões esportivas, gravam telejornais e depois expõem os trabalhos em mostras na própria faculdade e em outras instituições.

Psicologia

O curso de Psicologia do CES/JF oferece duas modalidades de formação. O bacharel em psicologia pode atuar como psicólogo e a licenciatura na área forma o profissional para ser professor.

Desde os primeiros períodos, o(a) aluno(a) tem a oportunidade de realizar atendimentos individuais e em grupos para crianças, adolescentes e adultos, além de aulas em laboratórios de anatomia e fisiologia, prezando pela prática e pelo conhecimento.

Os estágios supervisionados começam no terceiro período e se estendem até o oitavo, inserindo o(a) estudante nos diversos campos de atuação de Psicologia. No nono e no décimo período, os alunos começam a atender na clínica-escola, na Delegacia da Mulher e em hospitais.

Publicidade e Propaganda

No curso de Publicidade e Propaganda, os alunos terão qualificação para trabalhar em agências de comunicação, assessorias ou produtoras. Nas aulas, eles têm acesso aos laboratórios de vídeo, áudio, informática e fotografia.

Além da parte prática, no desenvolvimento da parte teórica o aprendizado é focado em atendimento, pesquisa, planejamento e execução. A faculdade fomenta a organização de mostras e semanas da comunicação para estimular a troca de conhecimentos e interações entre os egressos.

O Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora também investe em pesquisa e extensão, realizando seminários e encontros que estimulam a troca de informações entre professores e alunos de diversos cursos. Além disso, a instituição é conveniada com várias empresas para oferecer oportunidades de estágio e vivências da profissão.

Podemos ver que o CES/JF é uma instituição que investe no seu corpo docente e incentiva seus alunos a alçarem novos voos. Agora que você já conhece os principais cursos do CES/JF, que tal assinar a nossa newsletter e ter acesso a outras novidades?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.