educação interativa

 Por que escolher uma escola que adote a educação interativa?

Vivemos em uma sociedade com muitos recursos tecnológicos e com inovações constantes. Esse cenário se transformou em um desafio para o sistema tradicional de ensino na medida em que é necessário buscar formas de atender às novas necessidades dos alunos. Nesse contexto, a busca por uma educação interativa é fundamental para melhorar os métodos de ensino e o interesse pelos estudos.

O modelo convencional coloca os professores como protagonistas do ensino, já que eles são responsáveis pela transmissão do conhecimento, enquanto os alunos são apenas expectadores passivos. A falta de participação nas aulas gera desinteresses e dificuldades de aprendizagem, portanto a necessidade de encontrar novas metodologias se fez necessária.

Para entendermos mais sobre isso, vamos mostrar o que é a educação interativa e quais são os principais benefícios de matricular seu(sua) filho(a) em uma escola que utilize esse método. Acompanhe a leitura!

O que é a educação interativa?

A educação interativa é uma metodologia que se consolidou com a ascensão da tecnologia, transformando a formação dos alunos de diferentes níveis escolares. A proposta é que a aprendizagem aconteça na interação entre o(a) estudante e os recursos tecnológicos.

Essa nova abordagem transforma a relação entre educandos e professores, mudando os papéis de cada um durante as aulas. Desse modo, os primeiros têm papel ativo na construção do conhecimento e os docentes são os condutores desse processo de aprendizagem.

Nesse contexto, o(a) professor(a) deve atuar na perspectiva de um(a) provocador(a) de inquietações, valorizar o diálogo, a participação dos estudantes e a troca de experiências. É preciso ter habilidade e fazer uso das novas tecnologias aplicadas à educação, como mídias digitais de áudio e vídeo, entre outras.

Desse modo, o(a) aluno(a) consegue aprender de maneira mais individualizada, podendo crescer e se desenvolver de acordo com a sua capacidade. Além disso, o método facilita a assimilação e retenção dos conteúdos, pois a participação fortalece o aprendizado.

É interessante ressaltar que a educação interativa não se limita aos recursos tecnológicos, pois também engloba outras atividades que são interessantes para os estudantes. De modo geral, é uma mudança de postura, permitindo que eles participem de forma ativa no processo de aprendizagem.

Portanto, aulas interativas também podem ser estimuladas em passeios, no teatro, na robótica e na programação. Isso também acontece com a criação de projetos e estímulos aos trabalhos em equipe, pois são atividades que possibilitam a participação ativa, ou seja, dependem da capacidade dos alunos.

Quais os benefícios oferecidos por esse método de ensino?

Agora, que conhecemos um pouco mais sobre a educação interativa, vamos ver quais os benefícios que essa metodologia oferece. Desse modo, você perceberá a importância de matricular seus filhos em uma escola que utilize essa abordagem. Confira!

Desenvolve a autonomia dos alunos

A autonomia é uma característica muito importante tanto no período escolar quanto para as demais áreas da vida. As atividades interativas dão a oportunidade que os estudantes se desenvolvam por conta própria, aprendendo a pensar e racionar em busca de uma solução.

Como essa metodologia exige a participação ativa de cada aluno(a), eles precisam encontrar maneiras de participar e se envolver nos desafios propostos. A autonomia contribui para melhorar o processo de tomada de decisão, tornando-os mais responsáveis pelas próprias atitudes.

Estimula a criatividade

No espaço tradicional de ensino, os educandos têm pouquíssima abertura para colocar a criatividade em ação, visto que os conteúdos são pré-estabelecidos e os professores controlam a dinâmica da aula. Na educação interativa isso não acontece, pois o objetivo é o desenvolvimento dos estudantes.

Desse modo, a criatividade é constantemente estimulada por meio de atividades que exigem o pensamento lógico e diferenciado. O contato com a tecnologia e outras ferramentas possibilita que novos caminhos sejam encontrados, que ideias originais sejam testadas e que conhecimentos sejam adquiridos.

Potencializa o aprendizado

Ao oferecer aulas dinâmicas aos alunos, a escola os motiva a participar, e a interação permite que lidem melhor com as dificuldades. Além disso, proporciona o maior interesse pelas disciplinas, pois o método torna mais atraente os conteúdos que não são da preferência do(a) estudante.

As atividades interativas favorecem a multidisciplinaridade, promovendo a integração dos conceitos de várias áreas diferentes, como português, matemática, entre outras disciplinas. Elas também permitem que outras áreas de conhecimento sejam exploradas, como a comunicação entre as equipes e a capacidade de trabalhar em grupo.

Contribui para o desenvolvimento de novas habilidades

Outro grande benefício das atividades interativas é a possibilidade que elas trazem de desenvolver novas habilidades. Aulas com ambientes mais dinâmicos agregam conhecimentos que não seriam abordados no sistema convencional de ensino, portanto trazem o crescimento de diferentes capacidades.

As habilidades sociais são um exemplo disso, pois, em alguns casos, os alunos precisam trabalhar em grupo para encontrar soluções para os problemas propostos pelos professores. A aplicação de recursos tecnológicos também permite que eles utilizem essas ferramentas de modo ativo, sendo produtores e não apenas consumidores.

Desperta o interesse e a curiosidade dos alunos

O desenvolvimento de uma aprendizagem significativa com o auxílio das novas tecnologias traz outras vantagens para o processo educacional. Um desses benefícios está no aumento do interesse e da curiosidade em relação aos conteúdos abordados.

Esses recursos utilizam uma linguagem mais próxima do cotidiano estudantil, como jogos, vídeos e outras ferramentas, o que contribui para melhorar o engajamento durante as atividades. Como os jovens estão acostumados a lidar com esse tipo de dispositivo, também sabem explorar melhor o potencial oferecido, atingindo níveis diferenciados de aprendizagem.

Neste post, entendemos o que é a educação interativa e como ela é importante para desenvolver habilidades diferentes no ambiente escolar. Os benefícios que essa abordagem traz são úteis para melhorar o processo de aprendizagem e permitir que os alunos se desenvolvam de maneira completa. Portanto, ao procurar uma escola para seu(sua) filho(a), busque uma opção que ofereça esse método de ensino e permita que ele(a) aproveite as vantagens.

Gostou de conhecer mais sobre esse tema tão relevante para o desenvolvimento dos filhos? Então, aproveite para entrar em contato conosco e ver como o Colégio Academia trabalha de forma interativa!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.