educação multidisciplinar

Conheça 5 vantagens da educação multidisciplinar para o aprendizado

A educação multidisciplinar é aquela que estuda um objeto ou determinado assunto pela visão de diversas disciplinas. Sendo assim, é um sistema de ensino que engloba diferentes conteúdos para que os estudantes compreendam mais sobre um tema específico, gerando uma visão geral sobre ele.

Por meio desse método, o(a) aluno(a) consegue compreender sobre o meio ambiente, por exemplo, com aulas de biologia, português, química, entre outras. Essa é uma forma de solidificar os conhecimentos, mas exige a participação colaborativa dos professores de diferentes disciplinas, por isso ainda não é tão comum nas escolas do país.

Neste artigo, vamos entender o que é educação multidisciplinar e a diferença para a interdisciplinaridade. Além disso, mostraremos as principais vantagens da utilização desse método nas escolas. Continue a leitura!

Entenda o que é educação multidisciplinar e interdisciplinar

No meio de tantos conceitos da área educacional, você pode confundir os significados entre multidisciplinar e interdisciplinar. Apesar de as duas metodologias trabalharem com diversas disciplinas, os modos de trabalho são distintos, trazendo benefícios variados para o(a) estudante. Vamos entender um pouco melhor cada um!

Multidisciplinaridade

A multidisciplinaridade é a existência de um grande número de disciplinas que tratam de um mesmo tema. Entretanto, elas não têm uma interação entre si, ou seja, não dependem de um conteúdo de outra matéria para o(a) aluno(a) compreender o assunto.

As disciplinas de português, matemática, química, física e geografia engajam-se no tema, mas elas não trocam e não dialogam entre si. Apesar de um mesmo assunto ser abordado em todas as disciplinas, o trabalho continua dividido entre elas, dando espaço para que cada uma ensine aspectos diferentes, dentro do tema proposto.

Interdisciplinaridade

Por outro lado, na interdisciplinaridade, as disciplinas dialogam entre si e se complementam dando origem a novos conceitos. Sendo assim, podemos entender que ela consiste na integração de várias e diferentes áreas do conhecimento, em um trabalho de troca e cooperação.

Dessa forma, em vez de a escola trabalhar de maneira separada com aulas de matemática, química e de interpretação de texto em outro, a interdisciplinaridade tem o objetivo de colocar tudo no mesmo local. Isso permite que os diferentes contextos sejam unidos, construindo um conhecimento conjunto.

Conheça as vantagens da educação multidisciplinar

Uma escola que trabalha com a educação multidisciplinar traz diversas vantagens para o aprendizado dos estudantes, sendo interessante conhecer mais sobre os benefícios dessa abordagem. Confira as principais delas!

1. Favorecimento do aprendizado

Quando o(a) estudante tem uma visão geral sobre determinado conteúdo, o aprendizado é diretamente favorecido. Isso acontece porque fica mais fácil compreender determinados assuntos ao ver que eles estão entrelaçados com outros.

Dessa forma, os alunos conseguem aproveitar a facilidade que têm em algumas disciplinas para melhorar a compreensão do assunto naquelas mais difíceis. O domínio de certos aspectos dá espaço para o aprofundamento dos pontos fracos, equilibrando o processo de aprendizagem.

A compreensão de determinado conteúdo é diretamente influenciada quando ele é abordado de forma conjunta em diversas disciplinas. Desse modo, a fixação do que foi ensinado tende a crescer, possibilitando a melhoria no desempenho dos estudantes e o domínio sobre o tema.

2. Atratividade

Um conteúdo atrativo é fundamental para os(as) estudantes terem mais interesse pelo que está sendo ensinado. O processo de aprendizagem não deve ser enfadonho e cansativo, pois isso prejudica a compreensão dos conteúdos e compromete o desempenho nas provas e atividades propostas.

Muitas vezes, um assunto não parece relevante ou importante quando é abordado dentro de uma disciplina, porém, ao ver que o mesmo tema apresenta aprendizados diferentes em outras áreas, o(a) estudante percebe como ele é importante.

Além disso, é possível utilizar estratégias lúdicas e metodologias diferenciadas para apresentar esses temas. Isso aumenta o interesse e o engajamento do(a) aluno(a) nas atividades propostas pelo corpo docente, contribuindo para qualificar o processo de aprendizagem.

3. Motivação dos alunos

Alunos motivados também apresentam um desempenho diferenciado, melhorando a qualidade do processo de aprendizagem. A educação multidisciplinar permite que conceitos considerados chatos sejam abordados em disciplinas que os estudantes acham mais interessantes.

Um conceito matemático, por exemplo, pode ser muito estressante para os estudantes, porém, quando ele é abordado de maneira inteligente nas aulas de educação física, é possível conseguir o engajamento deles nas atividades. Desse modo, eles aprenderão o que é necessário de forma agradável e natural, sem reclamações.

4. Trabalho em equipe

Os conteúdos multidisciplinares também facilitam a execução de projetos em equipe. O convívio entre os alunos é fundamental para que eles aprendam a respeitar as opiniões do próximo, lidar com argumentações diferentes e encontrar estratégias para chegar as soluções necessárias.

No trabalho em grupo, cada estudante pode trazer os conhecimentos da área que mais domina. Dessa maneira, quem sabe mais de história contribui nessa parte, enquanto outros dominam o português e a geografia, por exemplo. O resultado dessa mistura de conhecimentos costuma ser positivo, trazendo um aprendizado completo e dinâmico.

5. Aproximação das crianças com a realidade

A escola é muito importante e traz conteúdos que acompanharão os estudantes por muito tempo, seja no contexto educacional, seja nas atividades fora desse ambiente. Por isso, é essencial mostrar que o aprendizado em sala de aula também faz parte da realidade, e não apenas uma disciplina.

As crianças precisam entender que o mundo é multidisciplinar, pois os assuntos e acontecimentos não são limitados por disciplinas específicas. Dessa forma, elas terão uma compreensão melhor do funcionamento de diversos elementos, da importância de colocar as informações no contexto correto, entre outros aprendizados.

Neste artigo, mostramos como a educação multidisciplinar é importante para trazer um aprendizado mais completo aos estudantes. Por isso, é fundamental os pais procurarem uma escola que se preocupe em adotar as estratégias e metodologias necessárias para qualificar o ensino.

Se você está em busca de uma instituição de ensino com tradição, boa infraestrutura e que oferece metodologias inovadores e eficientes, o Colégio Academia é a opção ideal. Entre em contato conosco e conheça nosso corpo docente e outras informações relevantes para a educação do(a) seu(sua) filho(a). Teremos o prazer de marcar sua visita!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.