ensino de matemática

Conheça os benefícios da resolução de problemas para o ensino de Matemática

É muito comum que os alunos classifiquem aMatemática como uma “matéria difícil”. Isso se dá em razão de a disciplina lidar com símbolos e algoritmos, ou seja, elementos abstratos. Será, então, que o ensino de Matemática está fadado a ser algo sempre distante da realidade dos estudantes e impossível de ser colocado em prática?

O método da resolução de problemas demonstra que é, sim, viável tornar o aprendizado da matéria prazeroso e, principalmente, significativo para a vida dos jovens. Para tanto, é preciso deixar um pouco de lado as chamadas práticas tradicionais e investir em uma abordagem que coloque o(a) aluno(a) como protagonista do próprio processo de aprendizagem.

Autonomia, criatividade, pensamento crítico, habilidades sociais e engajamento são alguns dos benefícios de investir na resolução de problemas no ensino deMatemática. Ficou interessado(a)? Saiba mais a seguir!

O que é resolução de problemas?

A resolução de problemas é um método de ensino que não se restringe à disciplina de Matemática. Ao contrário, exige a mobilização de conhecimentos das mais variadas áreas. Destaca-se, no entanto, como uma ótima estratégia para o ensino da matéria, uma vez que facilita a compreensão, por parte dos alunos, de conceitos muito abstratos, tornando o processo de aprendizagem mais interessante e significativo.

Em síntese, o método se baseia na capacidade de encontrar soluções para situações específicas, sejam elas simples, sejam elas complexas. Para tomar a melhor decisão diante de um determinado problema, é necessário percorrer um caminho de investigação: identificá-lo, elencar as possíveis soluções,analisar vantagens e desvantagens, bem como prever as consequências de cada uma delas.

Desse modo, é possível dizer que a resolução de problemas permeia o cotidiano de todas as pessoas. Enquanto estratégia de ensino, ela desenvolve habilidades socioemocionais muito importantes, tais como: raciocínio lógico, autonomia, criatividade, resiliência e trabalho cooperativo. Em outras palavras, é um tipo de educação que busca preparar o(a) aluno(a) para os desafios da vida.

Ao mesmo tempo em que prioriza a participação, a reflexão e opensamento crítico dos estudantes, a metodologia se contrapõe aos modelos tradicionais de ensino. A premissa básica é a de que o(a) aluno(a) tem de estar no centro, sendo o(a) protagonista do processo educacional. Os professores, por sua vez, assumem o papel de mediadores ou de facilitadores do aprendizado.

Quais os principais benefícios da resolução de problemas no ensino de Matemática? 

Sabe-se que o interesse dos alunos é significativamente reduzido quando eles não conseguem enxergar a utilidade prática dos conteúdos trabalhados. A resolução de problemas torna o ensino de Matemática muito mais atrativo justamente porque aproxima a matéria do cotidiano.

Além disso, possibilita a integração dos conhecimentos de várias disciplinas a partir dos problemas da matéria e promove o desenvolvimento de habilidades não sócognitivas, mas também socioemocionais. Confira, abaixo, alguns dos principais benefícios de incorporar a resolução de problemas no ensino de Matemática! 

Aumenta o interesse e a motivação 

A busca de soluções para determinados problemas impõedesafios para os alunos. À medida que se sentem desafiados, eles ficam mais engajados em pensar. Assim, tais problematizações criam um ambiente de crescimento matemático em que a participação e o envolvimento de todos são importantes para se chegar à resposta mais eficiente.

Ao professor, cabe nutrir — ou melhor — provocar o pensamento, colocando, aos poucos, novos elementos a serem considerados. Esse tipo de postura aumenta o interesse e a motivação pelas questões da disciplina.

Estimula o raciocínio e a autonomia

A resolução de problemas estimula oraciocínio lógico e interpretativo dos estudantes — habilidade vista como uma das mais importantes para o aprendizado da Matemática. Identificar o problema e descobrir maneiras de resolvê-lo pode parecer uma tarefa simples, mas não é. De maneira contrária, exige um trabalho minucioso de reflexão, investigação e até de criatividade.

Isso significa também que os alunos são encorajados a pensar por si mesmos. Conforme entendem que existem várias respostas possíveis para uma mesma questão, os estudantes se sentem mais capazes de aprender a disciplina e, consequentemente, mais autoconfiantes eautônomos na tomada de decisões.

Desenvolve habilidades sociais

Orienta-se que a aplicação prática da resolução de problemas em sala de aula seja feita em forma de projetos ou de atividades em grupo para que as habilidades sociais dos alunos possam também ser desenvolvidas.

O trabalho em equipe colabora para melhorar a comunicação, expor o próprio pensamento, respeitar e valorizar a opinião dos outros, encontrar consensos e muito mais. Em conjunto, os alunos percebem que cada um tem umponto de vista diferente sobre uma mesma questão e que as contribuições de todos são valiosas para se chegar a um resultado final eficiente.

Fomenta a inovação 

Todos os avanços da sociedade têm como origem a busca de soluções para os obstáculos do dia a dia. Nesse sentido, a resolução de problemas é uma ciência aplicada, ou seja, estimula um modo de pensar que é de base científica.

A pergunta, assim, é a propulsora do pensamento. Para respondê-la, os alunos têm de se tornar verdadeiros pesquisadores. Identificar a chave do problema, discutir, levantar hipóteses e criar estratégias para uma solução possível faz parte desse caminho que deve ser orientado pelo professor.

Novamente, é preciso lembrar que não existem respostas certas ou dadas previamente, ou seja, a tarefa exige muita criatividade e as respostas tendem a ser bastante inovadoras.

Por que escolher uma escola que adote essa metodologia de ensino?

Para escolher o colégio mais adequado para os filhos, é necessário que os pais estejam atentos a inúmeros aspectos, tais como infraestrutura, formação docente, reputação da instituição, sintonia com os valores da família etc.

A importância de optar por uma escola que incorpore a abordagem da resolução de problemas em suametodologia de ensino, conforme foi possível verificar, é, sobretudo, a de preparar os estudantes para a vida, desenvolvendo habilidades que ultrapassam a mera apreensão e a reprodução dos conteúdos disciplinares.

Uma aprendizagem significativa implica tornar o aluno protagonista na construção do conhecimento. Desse modo, o ensino de Matemática feito por meio da resolução de problemas se apresenta como uma alternativa eficaz de melhorar o desempenho escolar e de auxiliar naformação integral das crianças e dos jovens.

Para entender melhor como funciona essa metodologia de ensino na prática, entre em contato com oColégio Academia

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