colégio tempo integral

Conheça os 10 principais benefícios da escola em tempo integral

O colégio em tempo integral ganhou relevância entre as famílias que precisam deixar seus filhos em um lugar seguro enquanto trabalham. Afinal, ao invés de ficarem com babás ou sozinhos em casa, passam um tempo maior estudando e convivendo com os colegas.

Dessa forma, o período integral proporciona muito mais do que tranquilidade aos pais: é uma alternativa para o desenvolvimento pessoal e escolar do(a) aluno(a) de forma mais profunda. Quer entender mais sobre esse assunto? Basta continuar lendo este post: reunimos aqui 10 dos principais benefícios desse tipo de escola. Confira!

Afinal, o que é um colégio em tempo integral?

O colégio em tempo integral visa ao desenvolvimento completo dos estudantes. Assim, sua atuação não está efetivamente atrelada apenas ao tempo de permanência, oferecendo ambientes, aulas e atividades que possam melhorar o desenvolvimento cultural, intelectual, físico e social do(a) estudante.

A pesquisadora Maria F. Rosa Guará explica que, “na perspectiva de compreensão do homem como ser multidimensional, a educação deve responder a uma multiplicidade de exigências do próprio indivíduo e do contexto em que vive. Assim, a educação integral deve ter objetivos que construam relações na direção do aperfeiçoamento humano”.

Nesse sentido, o período integral pode ser uma alternativa eficiente para crianças e adolescentes que precisam desenvolver questões como autonomia, convívio social e melhora do rendimento escolar ou até para aqueles que precisam de mais tempo de lazer e para praticar esportes.

Caso seu(sua) filho(a) se encaixe em um ou mais dos critérios mencionados, é hora de pensar na possibilidade de encontrar uma escola em tempo integral. Mas, antes de realmente procurar essa instituição, é necessário entender quais são as vantagens do período integral.

1. Fortalece a interação com outras crianças

Atualmente, é muito comum que, após a aula, as crianças voltem para casa e passem o resto do dia conectadas no meio digital. Muitos especialistas alertam sobre os riscos que o uso excessivo da tecnologia pode gerar no desenvolvimento dos pequenos. Um desses riscos é que a alta exposição a celulares, computadores ou notebooks possa acabar impactando as relações pessoais e até tornando as crianças antissociais.

A escola em tempo integral é um ótimo contraponto nesse cenário. Afinal, quando os alunos frequentam a escola por mais tempo, desconectam-se e têm mais interação com outras crianças. Ou seja, possibilita que o(a) aluno(a) aprenda a conviver melhor com o próximo e isso altera a forma como ele(a) desenvolve suas relações pessoais.

2. Oferece atividades extracurriculares

Você já deve saber que a grade curricular do período integral é bem mais ampla. Só que isso não quer dizer que os alunos serão submetidos o dia todo a aulas convencionais. Afinal, isso seria muito desgastante.

A escola em tempo integral trabalha com atividades extracurriculares. A ideia é que o(a) aluno(a) possa estudar por meio de atividades mais leves, dinâmicas e interessantes. Assim, o(a) estudante terá contato com uma vasta pluralidade de áreas do conhecimento. E essa diversidade, com toda certeza, terá um impacto muito positivo em sua vida de forma geral.

3. Gera aumento do rendimento escolar

Escolas em tempo integral atuam com um cronograma visando ao bem-estar dos alunos, seu desenvolvimento escolar e também pessoal. Por isso, todas as atividades são programadas de forma estratégica. Ou seja, o(a) aluno(a) terá horário para fazer suas atividades, estudar, alimentar-se, descansar, praticar esportes, entre outros.

O que podemos observar é que o cronograma, quando produzido de forma estratégica e pensando em todas as necessidades da criança, promove um rendimento maior. Isso acontece não somente porque ele(a) terá mais aulas e atividades, mas porque respeita o momento do descanso, do lazer e da brincadeira. Com isso, o(a) estudante fica muito mais disposto(a) e obtém um rendimento escolar melhor.

4. Incentiva a prática de esportes

A pesquisa The Infant and Kids Study (IKS), desenvolvida pela Nestlé e pelo Ibope, constatou que 45% das crianças entre 10 e 12 anos são sedentárias. Muitas escolas que atuam com período integral já perceberam que o sedentarismo acabou se tornando algo comum nessa faixa etária.

Por esse motivo, elas trabalham para oferecer atividades esportivas. Afinal, o colégio em tempo integral não é somente para estudar, mas também para oferecer qualidade de vida às crianças e adolescentes.

Os alunos podem realizar uma atividade física pela qual tenham interesse. A escola pode oferecer, por exemplo, futebol, vôlei, basquete, handebol ou outras atividades que incentivem a consciência corporal, como dança e tai chi chuan.

5. Promove lazer e cultura

Não há como deixar as crianças sentadas em suas cadeiras o dia todo e ainda acreditar que elas terão ótimos rendimentos escolares. Afinal, isso pode ser algo muito cansativo, acarretando até a perda do interesse pelos estudos.

Por isso, as escolas que atuam com período integral oferecem atividades lúdicas que mesclam o aprendizado com o lazer. Por exemplo, é muito comum que alguns colégios tenham grupos de teatro e dança.

Muitos pais podem acreditar que isso é só uma brincadeira, mas uma atividade como o teatro é fundamental para ensinar literatura, português, extroversão e outras matérias. Além do teatro, outras atividades também podem ser desenvolvidas com o viés do aprendizado, como oficinas de música, leitura e muito mais.

6. Trabalha a autonomia das crianças e adolescentes

Como mencionamos, as escolas integrais atuam com cronogramas que definem todos os horários das atividades. Isso significa que o(a) estudante deve cumprir suas obrigações respeitando os horários e as tarefas que foram estipulados para ele(ela).

De forma prática, isso possibilita que o(a) aluno(a) tenha autonomia e aprenda mais sobre a importância de cumprir com as suas responsabilidades. Podemos dizer até que o cronograma faz com que ele(a) não fique dependente dos pais e dos professores para fazer as atividades. Compreender questões como essas impacta de forma muito positiva a vida dele(a), pois desde muito cedo aprenderá a lidar com suas obrigações.

7. Garante tranquilidade aos pais

Só quem precisa trabalhar o dia inteiro para sustentar uma casa sabe o tamanho da angústia que é deixar os filhos com babás, cuidadores ou até mesmo sozinhos. Com isso, o colégio em tempo integral é uma solução altamente viável e muito tranquilizadora.

Afinal, os filhos estarão em um local seguro, confortável, com profissionais aptos a oferecerem toda a orientação necessária, e ainda participam de diversas atividades que podem contribuir muito para o desenvolvimento. Com isso, os pais ganham maior tranquilidade para trabalhar e não precisam se preocupar com atrasos, faltas, questões de logística ou até mesmo se as crianças estão sendo bem cuidadas.

8. Estimula hábitos saudáveis de higiene e organização

Escovar os dentes, lavar as mãos, pentear o cabelo e limpar as orelhas são algumas das determinações mais repetidas pelos pais. Afinal, na ânsia de brincar e realizar outras atividades, raramente as crianças se empenham o suficiente nessas atividades. E quando ela está fora de casa, raramente tem a mesma preocupação com a sua higiene.

No entanto, em um colégio em tempo integral, isso não acontece. Essas instituições têm diretrizes que estimulam bons hábitos de higiene de maneira natural. Em alguns casos oferecem até banho aos pequenos para que cheguem em casa mais calmos e confortáveis depois de um dia cheio na escola. Assim, a partir do exemplo e das atividades com os colegas, esses comportamentos se tornam hábitos que podem ser até prazerosos.

9. Evita riscos sociais

Quando o(a) aluno(a) passa muito tempo sozinho(a), a chance de arrumar problemas é grande. Além das travessuras inocentes, há diversos outros riscos como o envolvimento com drogas e influências ruins, por exemplo.

No entanto, se o(a) estudante passa o dia inteiro na escola, envolvido(a) nas diversas atividades diárias, a possibilidade de se envolver em algum problema grave é muito menor. Isso ocorre principalmente porque a interação com o mundo fora dos muros do colégio sempre vai acontecer com a supervisão de profissionais responsáveis e preparados para lidar com os estudantes.

10. Oferece cuidados e orientações nutricionais

O número de crianças e adolescentes que sofrem com obesidade aumenta a cada ano. E quando os pais precisam passar muito tempo fora de casa, é bem difícil tomar conta da alimentação desses jovens e garantir que estejam comendo o que precisam. Afinal, muitos se sentem culpados por não passar muito tempo com os filhos e acabam cedendo aos desejos dos pequenos de comer alimentos ultraprocessados e fast foods.

Entretanto, quando você opta por um colégio em tempo integral, isso deixa de ser um problema. A escola oferece diariamente um cardápio balanceado, saudável e nutritivo, sem excessos. Assim, quando chega o final de semana, você não vai se sentir culpado por liberar uma guloseima a mais.

Além disso, a criança cria hábitos alimentares mais saudáveis que vai levar para a vida inteira, como sentar a uma mesa para comer, fazer suas refeições em um local tranquilo e ainda aproveitar esse momento para socializar.

Diante de tudo o que foi dito, são inegáveis os benefícios de um colégio em tempo integral. Ele vai muito além da segurança para os filhos e pais: é a possibilidade concreta de aproveitar melhor o tempo desses jovens e promover o desempenho intelectual, físico e social das nossas crianças e adolescentes.

Agora que você já entende todas as vantagens desse modelo, que tal começar a procurar uma escola integral? Cadastre-se na nossa newsletter e receba diariamente informações valiosas que vão contribuir muito para facilitar a sua escolha.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.