escola infantil

O que avaliar ao escolher uma escola infantil? Saiba agora mesmo

A educação é sempre uma prioridade entre pais preocupados com seus filhos, não é mesmo? Dentre os fatores que contribuem para que ela seja de qualidade, a escola infantil é uma das mais relevantes. Por isso, tomar essa decisão nem sempre é uma tarefa fácil para os responsáveis e familiares dos pequenos.

Realmente, essa é uma escolha que deve ser feita com muita cautela e sempre priorizando pontos essenciais que possam contribuir para uma formação adequada às crianças. Uma base sólida na infância é algo que fará toda a diferença para os estudos desse indivíduo no futuro.

Mas, afinal, como podemos escolher uma escola infantil realmente adequada? Pensando nesse tipo de dúvida, separamos algumas dicas importantes sobre o que deve ser avaliado no processo dessa decisão. Boa leitura!

Avalie a proposta pedagógica da escola

A proposta (também conhecida como projeto) pedagógica de um colégio funciona como se fosse a sua identidade. Nela, estão contidas todas as informações necessárias para que os pais e membros do corpo docente saibam exatamente como é o funcionamento daquela instituição de ensino.

O objetivo é sempre buscar uma instituição que esteja focada em uma abordagem transformadora. Reconhecer a escola como um instrumento de mudança na sociedade é algo essencial para as escolas do século XXI.

Sendo assim, priorize os colégios que tragam, em si, elementos como uma educação integral de qualidade, somadas a valores bem definidos, metodologias firmes e uma equipe educacional altamente qualificada que esteja em constante atualização.

Observe a infraestrutura

A infraestrutura é outro ponto que deve ser observado no momento de decisão sobre a melhor escola infantil para seu(sua) filho(a). Ela deve estar, principalmente, adequada à proposta pedagógica do colégio, ou seja, possibilitar que tudo que está no papel seja colocado em prática.

Em suas visitas, observe se isso está contemplado e também outros pontos, como a qualidade das instalações, o conforto oferecido aos estudante e o espaço disponível. Esse tipo de cuidado é fundamental não só para garantir que os estudantes tenham o melhor ensino teórico, bem como para colocar em prática tudo aquilo que é visto em sala de aula e interagir melhor com o ambiente.

Priorize instituições que estejam abertas à família

participação de pais e responsáveis na educação das crianças (e, claro, também dos adolescentes) é algo essencial. É impossível desconsiderar esse tipo de posicionamento quando nos referimos a um ensino de qualidade, especialmente porque o ensino não se resume à escola e deve ser continuado no ambiente doméstico.

Mudei para “desconsiderar” porque estava escrito “desassociar” (deixar de associar algo a outro algo). Também fiquei na dúvida se a ideia seria “dissociar” (desagregar).

Por conta disso, é muito importante que a própria escola se coloque sempre à disposição para dialogar com a família de seus alunos, criando ferramentas para facilitar essa troca de informações.

Observar esse ponto é, portanto, uma ótima maneira de garantir que seu(sua) filho(a) ingressará em uma instituição que está realmente preocupada com o seu desempenho emocional e não apenas com o lado acadêmico da formação.

Foque na metodologia de ensino

Metodologia de ensino é o nome dado às estratégias que são utilizadas na hora de ensinar. Embora o ensino tradicional seja eficaz e utilizado em todo o mundo, cada vez mais as instituições têm trazido novas abordagens às salas de aula para contemplar os diversos tipos de inteligência existentes nas classes.

Assim, priorize sempre escolas que trazem inovações para o ambiente educacional, utilizando estratégias variadas. Isso garante não só o alcance a mais alunos, que muitas vezes não se sentem incluídos pelo ensino tradicional, mas também diversifica as coisas em sala, tornando o ensino mais dinâmico e interessante.

Por isso, observar qual é a metodologia utilizada pela escola é sempre uma boa opção para quem está em busca de uma instituição de qualidade na área de educação infantil.

Atente-se ao material didático utilizado

Outro ponto essencial é conferir qual é o material didático utilizado pela escola. Muitas instituições ainda utilizam livros variados, o que, em suma, não é um grande problema. No entanto, é sempre bacana priorizar aqueles colégios que usam materiais específicos, ou seja, que sigam a mesma linha educacional em todas as suas obras.

Além disso, utilizar sempre o mesmo material é algo que garante um padrão de qualidade e possibilita que os familiares busquem mais facilmente referências sobre esses livros. Na hora de escolher, pesquise sobre os materiais usados e dê preferência àqueles que trazem os conteúdos de maneira didática e simples. Além disso, é sempre importante focar na quantidade de exercícios, algo essencial para a fixação da matéria.

Observe se há oferta de atividades extracurriculares

Um ensino realmente completo não se resume à sala de aula. Ainda que a teoria e o convívio em classe sejam superimportantes, uma educação abrangente engloba o desenvolvimento de muitas outras habilidades que podem contribuir para o melhor desempenho acadêmico.

Por isso, optar por escolas que tragam uma grande variedade de atividades extracurriculares deve ser uma prioridade na hora de escolher uma instituição de ensino infantil. Elas são muito importantes na hora de desenvolver competências que, muitas vezes, não são abordadas em sala.

Entre as atividades mais benéficas, podemos citar a robótica, o teatro, a dança e, claro, os esportes. Essas aulas trabalham habilidades como o raciocínio lógico, o trabalho em equipe, a memorização, a expressão e a comunicação, além de muitas outras.

Fique atento aos valores da escola

Por fim, uma dica que não pode ficar de fora é a importância dos valores de uma escola. Ainda que muitas vezes eles estejam dispostos no plano pedagógico, conversar com a equipe educacional sobre esses pontos é algo muito relevante.

Esses valores são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como a empatia, o trabalho em equipe, a perseverança, o respeito, entre outras. Além de serem cruciais para a convivência em sociedade, tais competências também são muito procuradas pelo mercado de trabalho atual e auxiliam no desempenho acadêmico.

Uma boa dica é buscar uma escola com o ensino voltado para a religiosidade, cujo objetivo é mostrar os valores das religiões e a importância da tolerância às diferenças. Isso, é claro, é muito diferente de uma doutrinação ideológica ou religiosa.

Como vimos, escolher uma escola infantil é uma tarefa que demanda muita atenção e dedicação. Se você reside em Juiz de Fora, podemos apresentar o Colégio Academia como uma opção que reúne todos os aspectos mencionados no texto em uma só instituição.

Gostou do nosso artigo? Caso tenha dúvidas ou sugestões, não deixe também de entrar em contato com a nossa equipe, que está sempre à disposição para ajudá-lo. Até a próxima!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.