espaço maker

O que é um espaço maker e como esse ambiente ajuda no aprendizado?

O espaço maker é uma estratégia de ensino que traz diversas vantagens ao aprendizado dos estudantes. As metodologias tradicionais são importantes, mas novos métodos têm qualificado a educação e promovido uma formação completa para as crianças e os adolescentes.

Ficar restrito a uma abordagem de ensino é uma forma de limitar o desenvolvimento dos estudantes, por isso é fundamental oferecer oportunidades variadas. O espaço maker permite que os alunos ganhem protagonismo e autonomia nas atividades, redistribuindo as funções em sala de aula.

Neste artigo, vamos entender o que é um espaço maker e suas características. Além disso, mostraremos como ele ajuda no aprendizado de crianças e adolescentes. Continue a leitura e saiba mais!

O que é um espaço maker?

O espaço maker é um ambiente personalizado, que visa oferecer oportunidades para os estudantes colocarem a “mão na massa”. Nesse local, eles são incentivados a trabalhar a criatividade por meio da aplicação de atividades e projetos interdisciplinares com uso de tecnologia, objetos recicláveis e outros materiais.

Esse espaço prioriza o conceito de “faça você mesmo”. Nele, a escola possibilita o fazer, testar, experimentar, descobrir, construir e inovar. O objetivo desse método é dar oportunidade para a colaboração, troca de conhecimentos, proatividade, experimentação e prototipagem, entre outras características.

Para que ele seja um ambiente atraente, também é necessário repensar a disposição do mobiliário. A intenção é oferecer um local acolhedor e colaborativo, estimulando a participação. Ele não deve ser igual aos modelos tradicionais de sala de aula, nos quais o(a) professor(a) é colocado(a) no centro das atenções.

Dessa maneira, ele permite aos estudantes trabalharem em grupo, o que pode ser facilitado com a reorganização das mesas e cadeiras do ambiente ou, até mesmo, a retirada desses móveis. Assim, os alunos têm uma experiência inédita, necessária para manter o interesse pelas atividades.

Como esse ambiente ajuda no aprendizado das crianças?

A utilização de um espaço maker nas metodologias de ensino ajuda de diferentes formas no aprendizado de crianças e adolescentes. Conheça a seguir os principais benefícios que ele oferece!

Melhora o engajamento

O espaço maker é uma estratégia que distribui as responsabilidades de aprendizagem de uma maneira diferente. Dessa forma, os alunos participam de modo intenso e direto, ou seja, eles percebem que precisam se envolver para que as atividades sejam cumpridas, colaborando para aumentar o engajamento.

Esse modo diferente de se relacionar com a escola aumenta o interesse nos projetos propostos, pois os estudantes percebem que têm uma participação mais ativa e decisiva. Isso evita que eles se sintam apenas como espectadores.

Aguça o senso de empreendedorismo

O desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de articular ideias é um modo de a escola melhorar o senso de empreendedorismo nas crianças e nos adolescentes. Isso acontece porque os alunos aprendem a enfrentar desafios e buscar soluções para os diferentes problemas.

Essa postura e disposição são características essenciais no mundo dos negócios, por isso os alunos estarão mais preparados para iniciar no mundo do empreendedorismo. Além disso, o planejamento e a criatividade necessários para a elaboração dos projetos também são competências relevantes no ambiente corporativo.

Contribui para a formação do pensamento crítico

Para encontrar a solução de algum problema, não basta ter apenas conhecimento ou aceitar qualquer ideia apresentada. É necessário ter um pensamento crítico, capaz de analisar quais estratégias são mais indicadas para que o projeto seja conduzido da forma correta.

Por meio das atividades propostas, os alunos treinam a capacidade de compreender o problema e aprendem a encontrar a solução mais adequada para resolvê-lo. Essa percepção é muito importante durante o período escolar e contribui na preparação para os desafios que o mercado de trabalho apresenta.

Torna o aluno protagonista

As metodologias tradicionais de ensino deixam os alunos como espectadores do processo de aprendizagem, tendo uma participação muito pequena nas atividades propostas em sala de aula. O espaço maker, por sua vez, coloca os estudantes em papel de protagonistas, já que eles são responsáveis por criarem seus projetos de forma ativa e participativa.

Isso é fundamental para desenvolver a autonomia dos estudantes e a capacidade de encontrar soluções. Os professores não perdem a função, mas atuam como facilitadores e incentivadores, contribuindo para a finalização e correção dos projetos criados.

Auxilia na relação entre professores e alunos

Esse espaço permite que professores e alunos fiquem mais próximos e dispostos a ter um relacionamento saudável. Isso acontece porque os docentes deixam de ser os únicos detentores do conhecimento e passam a ouvir o que os estudantes têm para dizer.

Quando a escola adota um método de trabalho voltado ao aprendizado na prática, ela permite que os alunos se sintam mais à vontade para expor suas opiniões sobre o que pode ser realizado para a finalização de um projeto. Os professores também devem agir de forma ética e respeitosa, facilitando o diálogo saudável entre as partes.

Desenvolve a criatividade

Um dos pontos positivos dos projetos maker é que eles desenvolvem a criatividade dos estudantes. Essa é uma característica necessária para resolver os problemas e desafios propostos nas atividades, contribuindo para trazer soluções inovadores.

O fato de estar em um ambiente modificado e ter recursos diferentes à disposição facilita a criação de soluções criativas. Os alunos podem trabalhar com diversos tipos de materiais. Por exemplo, canetinhas, caixas, embalagens, brinquedos, ferramentas e materiais eletrônicos — como leds, motores, conectores. Esses instrumentos ajudam a exercitar a criatividade de maneira divertida, lúdica e eficiente.

Agora você já sabe o que é um espaço maker e como ele ajuda no aprendizado dos estudantes, certo? A existência desse ambiente é um fator a ser considerado ao escolher a instituição ideal para matricular seu(sua) filho(a). Dessa maneira, você terá certeza de que está investindo em uma educação de excelência, que se preocupa com o desenvolvimento completo dos estudantes.

O Colégio Academia é uma instituição de ensino que alia a tradição, os bons costumes e uma infraestrutura com metodologias de ensino diferenciadas e modernas, como o movimento maker. Acesse o nosso site e conheça mais informações importantes para a formação do(a) seu(sua) filho(a)!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.