Esporte na escola

Esporte na escola: 6 benefícios para a formação integral dos filhos

A prática do esporte na escola pode trazer vários benefícios para as crianças. Ter disciplina, aprender a vencer e a perder e ser mais saudável são alguns pontos positivos que podem ser desenvolvidos durante as atividades esportivas. As características desenvolvidas nesse âmbito são levadas para o futuro, podendo influenciar aspectos pessoais e profissionais.”

Os benefícios podem ser encontrados tanto nas aulas de educação física como em atividades complementares. O importante é encontrar uma escola que ofereça boas oportunidades esportivas e que dê ênfase ao tema.

Neste artigo, falaremos sobre a importância do esporte e traremos 6 benefícios gerados pela prática esportiva. Acompanhe a leitura!

A importância do esporte na escola

A participação em jogos, competições ou treinos com objetivo pode ajudar no aumento da capacidade cognitiva e melhorar o aprendizado das crianças. O esporte contribui para que elas desenvolvam hábitos e rotinas que incentivarão a criatividade e aguçarão o intelecto.

O esporte também auxilia nas habilidades sociais e emocionais. Em modalidades coletivas, ele promove o espírito de cooperação e empatia. De modo geral, também traz determinação e capacidade de lidar com derrotas. Essas habilidades são importantes para que o seu(sua) filho(a) tenha sucesso na escola e na vida.

Portanto, o esporte é importante para uma educação integral dos seu(sua) filho(a), influenciando em questões sociais, de aprendizado e psicológicas.

Os benefícios do esporte na escola

Agora, vamos citar, de modo mais específico, os 6 benefícios que a prática esportiva pode trazer para seu(sua) filho(a). Confira!

1. Desenvolve o espírito de equipe

Esportes como basquete, vôlei e futebol ajudam as crianças a compreender o trabalho em equipe desde cedo. Mesmo em esportes individuais, a criança conta com um treinador e equipe de apoio, fato que também demonstra a importância dos outros para o sucesso individual. Futuramente, o espírito em equipe, habilidade extremamente valorizada no mercado de trabalho, ajudará seu(sua) filho(a) a se destacar.

2. Ensina a lidar com vitórias e derrotas

Os altos e baixos são parte da vida e precisamos aprender a lidar com eles. No esporte, um dia você ganha e no seguinte, perde. É bom, desde cedo, compreender qual a melhor maneira de lidar com cada um desses momentos. As derrotas não podem abater demais, tampouco as vitórias devem criar um espírito de soberba.

É importante aprender a vencer, mas sempre lembrando que as derrotas fazem parte do processo. Do mesmo modo, a derrota ensina que a criança pode se esforçar mais, aprender novas coisas e conquistar a vitória. É uma maneira de mostrar a competitividade como algo positivo e sadio.

3. Estimula a disciplina e o respeito

Para alcançar o sucesso no esporte, é necessário muito esforço e disciplina. Treinar não é tão prazeroso quanto jogar, mas é parte importante para jogar cada vez melhor. O desejo de ser melhor em alguma modalidade pode ajudar seu(sua) filho(a) a desenvolver força de vontade, que será útil tanto para os esportes quanto para outras atividades.

Além disso, as atividades esportivas possuem várias regras que precisam ser respeitadas. Ao praticar alguma modalidade, a criança aprende que as regras precisam ser seguidas para que a experiência funcione. Dessa maneira, o respeito à figura do árbitro e às regras é desenvolvido, ajudando a formar pessoas mais conscientes.

4. Melhora o comportamento e a concentração

Ao praticar exercícios, o corpo libera substâncias responsáveis pelo bem-estar. A serotonina e a dopamina, por exemplo, ajudam a aumentar a autoestima, o relaxamento, a disposição, e contribuem para a felicidade, de modo geral.

Há melhora psicológica e isso também permite que seu(sua) filho(a) passe a ser uma pessoa mais concentrada, pois aprende a direcionar o esforço e a atenção para um objetivo determinado.

5. Traz saúde e combate o sedentarismo

Além dos benefícios emocionais, o exercício também melhora a parte física. Com a prática regular de esportes oferecidos pela escola, os alunos podem desenvolver os ossos e músculos. Isso contribui para a função cardiovascular e pulmonar, além de auxiliar no combate à obesidade.

Outra preocupação das famílias é o sedentarismo. Com o crescente uso de celulares, videogames e outras tecnologias, algumas crianças têm rejeitado a atividade física e os esportes, adquirindo hábito sedentários. O esporte na escola é útil para combater essa tendência e pode promover o hábito de se exercitar, tornando seu(sua) filho(a) uma pessoa mais saudável.

6. Ajuda a desenvolver novas habilidades

Durante as atividades, o seu(sua) filho(a) pode descobrir habilidades como a liderança ou a capacidade de ajudar quem está precisando. Ao liderar uma equipe, o(a) aluno(a) aprende características que serão importantes para o futuro, como elaborar estratégias para ser mais eficiente ou aprender a motivar as pessoas que estão do seu lado.

A coordenação motora e a desenvoltura corporal também podem ser intensificadas com os exercícios. Existe, ainda, a possibilidade de se descobrir uma aptidão pessoal, de tal forma que uma atividade esportiva se torne uma profissão no futuro.

O que os pais devem procurar

Levando em consideração todos os benefícios do esporte na escola, os pais precisam refletir no momento de escolher onde matricular seus filhos. Procure verificar a infraestrutura dos colégios, veja se eles oferecem boas condições para a prática de esportes.

Mas só a infraestrutura não é suficiente para tomar a decisão. É preciso descobrir quais são os incentivos para a prática de esportes. Descubra quais modalidades podem ser escolhidas. Quanto maior for a variedade, maior a possibilidade de seu(sua) filho(a) se interessar por alguma das opções.

Outro fator a ser considerado é o preparo dos professores e treinadores. Verifique se existem profissionais de educação física especializados e com métodos de ensino atraentes para as crianças.

Como vimos, os benefícios do esporte na escola envolvem questões físicas, comportamentais e psicológicas. Trata-se de um desenvolvimento importante para seu(sua) filho(a) e não deve ser deixado de lado. O ideal é encontrar uma escola que seja capaz de oferecer as melhores oportunidades nessa área, o que contribuirá para uma formação integral dos filhos.

Gostou de aprender mais sobre os benefícios do esporte na escola? Então, continue conosco e aproveite para conhecer todas as atividades oferecidas pelo nosso colégio!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.