estudar em casa

 7 dicas de como estudar em casa para o Enem

Estudar em casa para o Enem é muito importante para alcançar um bom desempenho no exame, e algumas práticas permitem aproveitar melhor esse tempo de estudo. O sucesso nessa prova depende do esforço de quem estuda, mas a escola direciona o conhecimento e facilita o caminho que deve ser percorrido.

É fundamental conciliar o estudo na escola com a dedicação nas horas de aprendizado em casa. A instituição ajuda a direcionar os melhores caminhos e referências para que o(a) aluno(a) saiba como estudar quando estiver longe do colégio.

Pensando nisso, trouxemos 7 dicas para que os alunos tenham mais motivação e alcancem bons resultados. Confira as nossas sugestões!

1. Criar um planejamento de estudo

Um erro bastante comum de quem estuda em casa é a falta de planejamento e organização, que, na maioria dos casos, leva ao baixo desempenho. É preciso saber exatamente o que será estudado em cada dia da semana, quanto tempo de preparação ainda existe até a prova e o que é necessário para dar conta de todo o conteúdo.

Nesse momento, é interessante encontrar quais são os pontos fracos e focar nessas disciplinas, dedicando um pouco mais de tempo para cada uma delas. Aqueles conteúdos que o aluno domina também devem ser abordados, mas isso pode ser feito em menos tempo.

2. Aproveitar canais de ensino em plataformas de streaming

Os livros e apostilas são fontes confiáveis para quem deseja estudar para o Enem, porém as ferramentas tecnológicas também podem ser utilizadas para esse fim. Uma dessas opções é o ensino por meio de plataformas de streaming, algo que pode motivar os estudantes e trazer mais engajamento, já que a abordagem é diferenciada e moderna.

Nesses canais, os professores trazem dicas de estudo, atualizam as novas diretrizes das provas, apresentam as disciplinas de modo mais atrativo e dinâmico. É claro que nem todo o tempo pode ser dedicado para essa modalidade, mas ela é um complemento interessante e ajuda a qualificar as horas de preparo.

3. Estabelecer uma rotina para estudar em casa

Outro ponto essencial para que a preparação em casa funcione é estabelecer uma rotina. É preciso definir qual será o horário de estudo, refeições e demais atividades que seu(sua) filho(a) precisa fazer. As outras áreas da vida não devem ser prejudicadas, sendo importante o equilíbrio.

Procure não sobrecarregar e tornar esse momento enfadonho e cansativo, pois assim o aprendizado será prejudicado e o interesse também diminuirá. O ideal é estabelecer um cronograma com metas claras e objetivas, que respeite os limites do(a) estudante e que seja algo motivador.

Lembre-se de reservar momento de descanso e diversão, pois eles são fundamentais para que seu(sua) filho(a) se recupere e tenha mais motivação. Encontre atividades que sejam prazerosas, como a prática de um esporte, assistir a um filme ou passear, ajudando a aliviar a pressão e a tensão antes do exame.

4. Escolher um lugar tranquilo

Um dos pontos mais importantes para que o estudo em casa seja eficiente é encontrar um lugar em que seu(sua) filho(a) possa estudar com tranquilidade. Improvisar um espaço, como a sala ou cozinha, pode prejudicar a qualidade da preparação, pois esses ambientes são frequentados por outros membros da família, que eventualmente atrapalharão quem está estudando.

Essas distrações devem ser evitadas, portanto é essencial encontrar um lugar tranquilo para esse momento. Para a escolha desse ambiente é importante considerar elementos como iluminação, ventilação, ergonomia e conforto. Sendo assim, é preferível que esse local tenha uma mesa e cadeira e não seja muito movimentado, o que contribuirá para a concentração.

5. Evitar ligar aparelhos eletroeletrônicos que possam desviar a atenção

As distrações são grandes vilãs para quem estuda em casa, por isso é essencial evitar o uso de aparelhos eletrônicos durante esse período. Uma boa dica é estar em um ambiente que não tenha televisão ou videogame, assim diminuirá a tentação de passar tempo nesses dispositivos.

O computador é um aliado importante para o estudo, porém seu uso também deve ser controlado. O ideal é restringir o acesso a sites que não tenham relação com o conteúdo estudado, evitando que se perca tempo com elementos que não trarão benefícios para a preparação para a prova.

6. Revisar matérias abordadas na escola

O estudo na escola é eficiente e parte importantíssima da preparação para o Enem. Os professores são experientes e sabem abordar os conteúdos de forma prática, trazendo o conhecimento necessário para que os estudantes tenham um bom desempenho.

Porém, nem todo o trabalho pode ser feito na sala de aula, por isso é fundamental revisar o que foi aprendido na instituição. Instrua seu(sua) filho(a) a utilizar o material passado pela escola como um guia de estudo, aproveitando para fazer exercícios que ainda não foram resolvidos e reforçando o aprendizado.

7. Treinar para a redação

A redação é uma das partes mais difíceis do Enem, portanto, deve ser um elemento importante para o estudo. Existem diversas maneiras de estudar para escrever o texto, sendo que a prática é essencial para que o(a) estudante evolua e tenha mais facilidade para elaborar suas ideias, além do domínio sobre a modalidade de escrita exigida.

Para se preparar para a redação, é importante escolher temas relevantes sobre a atualidade, aprendendo a escrever sobre assuntos que não são do conhecimento imediato. Além disso, para tirar lições e exemplos de boas práticas, é interessante estudar algumas redações que tiraram boas notas nos exames anteriores.

Neste artigo, vimos algumas dicas importantes para quem deseja ajudar o(a) filho(a) a estudar em casa para o Enem. Essa é uma prova muito importante para o futuro educacional e profissional dos estudantes, portanto a preparação adequada é importantíssima para garantir um bom desempenho. Desse modo, estimule seu(sua) filho(a) a aproveitar o estudo na escola com o preparo individual e aumentar a chance de sucesso no exame.

Gostou das dicas apresentadas neste conteúdo? Então, não deixe de compartilhar o artigo nas suas redes sociais! Assim, você pode ajudar outros pais que também desejam contribuir na preparação dos filhos para o Enem!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.