estudar nas férias

Estudar nas férias: saiba como incentivar os filhos

A pausa escolar é um momento importante e muito esperado pelas crianças, porém estudar nas férias também é fundamental para manter o desenvolvimento e adquirir outros conhecimentos. Essa tarefa não é muito simples, pois os pais podem encontrar dificuldades em motivar os filhos para aprender durante esse período.

De fato, o descanso e o lazer são as prioridades durante as férias, pois são essenciais para recarregar a energia das crianças e aliviar um pouco a mente. Apesar disso, os pais podem encontrar algumas atividades que trazem diversão e contribuem para que os filhos aprendam algo durante esse momento mais dedicado ao lazer.

Por isso, vamos dar algumas opções de atividades úteis para o aprendizado durante o período de férias. Acompanhe conosco!

Opções de atividades para estudar nas férias

Durante o período de férias, é bem provável que o(a) seu(sua) filho(a) busque alternativas de lazer e atividades para ocupar o tempo, pois as horas que eram dedicadas ao colégio e estudos estão disponíveis. Portanto, é importante ser criativo e oferecer opções que, além de divertir, tragam algum conhecimento para a criança. Confira algumas sugestões!

Brincadeiras educativas

O ato de brincar é muito importante na infância, e as férias são um período propício para aumentar o tempo dedicado às brincadeiras. Várias delas permitem que a criança se desenvolva de maneiras distintas, sendo importante que os pais direcionem e ofereçam boas opções.

Algumas brincadeiras são boas para estimular o raciocínio lógico, como jogo da memória, dominó e xadrez. São opções simples e que podem facilmente ser disponibilizadas pelos pais. Oferecer um prêmio para quem tiver o melhor desempenho, por exemplo, é uma forma de estimular o interesse pela atividade.

Existem também as que oferecem mais coordenação motora, como massa de modelar, construção com blocos de madeira ou peça. Seja qual for a opção, o importante é que a brincadeira seja divertida e traga algum conhecimento ou desenvolvimento para a criança.

Atividades ao ar livre

As férias são uma boa oportunidade para tirar as crianças de dentro de casa e do contato intenso com a tecnologia. O convívio com a natureza permite que a criança entenda a importância dela e aprenda a cuidar do meio ambiente.

Portanto, passeie e acampe com as crianças para que elas tenham contato com vegetação, árvores, animais e ambientes abertos. Assim, elas terão a experiência de equilibrar as vivências de um mundo extremamente digital com um mundo natural.

Leituras edificantes

A leitura é fundamental durante a infância, por isso é importante que os pais incentivem esse hábito em seus filhos. Ela traz uma bagagem de conhecimentos fundamentais e que será levada por toda a vida.

Crianças que têm contato com livros desde cedo apresentam maior facilidade em absorver os conteúdos escolares, desenvolvem memória, raciocínio e criatividade e mantêm o interesse pela leitura mesmo quando adultos, aprimorando escrita e vocabulário ao longo dos estudos.

Para facilitar o interesse pela leitura, é importante que os pais disponibilizem livros adequados para cada faixa etária. Procurar alguns assuntos que chamam atenção da criança também facilita o processo e aumenta a motivação na hora de ler.

Outra boa atitude é preparar um espaço reservado para essa atividade. Ele deve ser confortável e tranquilo de forma a facilitar a criação do hábito. O exemplo dos pais também contribui, pois demonstra que a leitura é algo importante em qualquer parte da vida.

Jogos interativos e educacionais

Alguns jogos são excelentes opções para adquirir mais conhecimento e estudar de maneira divertida. Quando a brincadeira envolve perguntas e respostas, é possível descobrir várias novidades e aumentar o repertório da criança. Existem jogos que tratam de assuntos gerais e alguns mais específicos, sendo que os pais podem direcionar a atividade de acordo com a necessidade do(a) filho(a).

Os jogos de computador e aplicativos de celular também oferecem boas oportunidades de estudos. Alguns aplicativos são desenvolvidos para ensinar português e matemática, por exemplo, com atividades interativas e uma interface que chama atenção da criança. No caso da tecnologia, é bom os pais monitorarem o tempo, evitando que os filhos passem muitas horas conectados, mesmo que estejam fazendo atividades educativas.

Visitas a lugares históricos

Que tal aproveitar o tempo das férias para conhecer lugares diferentes? Essa é uma boa oportunidade para levar os filhos a cidades histórias, museus ou outras localidades que ofereçam um aprendizado mais dinâmico.

O Brasil é um país de história muito rica. Assim, existem muitas opções de passeio que podem agregar e trazer lições importantes. É importante que os pais tenham algum conhecimento ou busquem pessoas que entendam sobre o local visitado para que a visita seja muito bem aproveitada.

A visualização contribui de forma significativa para o aprendizado de determinado assunto, então nada melhor que estar presente nos locais que ajudam a contar sobre o passado. Uma experiência vivida é muito mais marcante do que uma história contada, por isso vale a pena investir nesses momentos.

Filmes históricos e educativos

O cinema produz muitas obras que trazem conhecimentos históricos e ajudam a educar as crianças. Embora nem todos os filmes sejam opções adequadas, fazer sessões em casa é uma maneira de garantir a qualidade do que será assistido, além de ser um momento de diversão.

Há ótimos filmes e séries que retratam diversos eventos da história mundial e brasileira. É importante procurar aqueles que sejam adequados para cada faixa etária. Se possível, escolha títulos que envolvam estilos diferentes, como drama, comédia ou aventura. Essa atitude mantém a motivação das crianças, que adquirem conhecimento ao mesmo tempo em que estão relaxando e curtindo as férias.

Essas são algumas opções de como incentivar seu(sua) filho(a) a estudar nas férias. A variedade de brincadeiras e atividades é importante para manter a criança motivada e aproveitar o tempo de forma útil. Além disso, a preocupação dos pais em procurar uma opção interessante e promover atividades diferentes ajuda a incentivar os filhos, que se esforçam para aprender algo durante esse período.

Gostou de aprender mais sobre esse tema? Então, aproveite para ler outro artigo nosso e conhecer 5 maneiras de estimular seu(sua) filho(a) para o aprendizado de idiomas!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.