estudar para o enem em 6 meses

Veja como traçar um cronograma para estudar para o Enem em 6 meses

O Enem está chegando! Faltam poucos meses para a prova mais importante do Brasil, que anualmente seleciona milhares de estudantes para vagas em faculdades públicas e privadas de todo o país. E é claro que o(a) seu(sua) filho(a) não pode ficar de fora, né?

Para ir bem no Enem, no entanto, é preciso se dedicar bastante. Essa é uma prova bem puxada, com muitas questões, e que exige preparo físico e psicológico por parte dos candidatos que desejam conquistar as melhores colocações em suas faculdades.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudá-lo a traçar um cronograma para estudar para o Enem em 6 meses. Assim, na reta final, você pode ajudar seus filhos a se preparar da melhor forma possível e conquistar uma ótima pontuação. Boa leitura!

Qual é a importância de um cronograma de estudos para o Enem?

O cronograma de estudos é uma ferramenta muito importante para organizar a rotina educacional dos jovens.

A partir da organização, o estudante consegue não apenas ver todo o conteúdo previsto para os vestibulares, mas também absorver e assimilar os conteúdos de maneira muito mais proveitosa.

Além disso, esse recurso permite que o tempo seja distribuído entre aulas teóricas e a resolução de exercícios, contribuindo também para a realização de revisões periódicas.

Tudo isso culmina em mais tranquilidade e segurança das provas, fazendo com que o resultado obtido seja muito mais satisfatório!

Como traçar um cronograma para estudar para o Enem em 6 meses?

Agora, veremos algumas dicas que ajudarão nesse processo. Vamos lá?

Faça um bom planejamento prévio

Antes de fazer qualquer cronograma para o(a) seu(sua) filho(a), é imprescindível que um planejamento prévio seja elaborado. Para isso, é preciso mapear os conteúdos previstos para as provas.

É possível encontrar as matérias que mais caem no vestibular nos editais das provas, por exemplo. A partir daí, separe todos os conteúdos e os organize de acordo com a dificuldade do(a) jovem em cada um deles, priorizando sempre as matérias que ele(a) considera mais complicadas.

Defina o tempo de estudos diário

O próximo passo é definir o tempo diário de estudos. Pegue leve e lembre-se de que é muito mais importante ter um estudo bem produtivo, do que muitas horas nas quais o conteúdo é sequer absorvido pelo(a) aluno(a).

O ideal é sempre mesclar, no dia a dia, matérias consideradas difíceis pelo jovem com aquelas de que mais gosta. A partir daí, o estudo não fica maçante e é possível absorver tudo de forma mais eficiente.

Estabeleça metas

As metas são fundamentais para medir o progresso das pessoas em qualquer atividade. Nos estudos, isso não é diferente! Por isso, que tal separar uma agenda (física ou virtual) para acompanhar o desempenho de seu(sua) filho(a) no cronograma elaborado por vocês?

Riscar os conteúdos vistos na agenda é uma ótima maneira do(a) aluno(a) conseguir se motivar e ver que o seu estudo está realmente progredindo. Além disso, ajuda na organização e faz com que as revisões sejam muito mais fáceis, já que é possível ver quais matérias foram estudadas há mais tempo.

Adote técnicas de estudo

Investir em técnicas diferenciadas de estudo também é uma ótima maneira de otimizar o seu cronograma e fazer com que ele fique bem mais produtivo. Há diversas estratégias! Pesquise mais sobre as opções na internet e, juntos, escolham as mais criativas e que combinem melhor com a personalidade de seu(sua) filho(a).

Algumas dicas são o uso de flashcards, mapas mentais e, claro, o famoso método Pomodoro. Para todos estes, há recursos tecnológicos que podem ser utilizados a fim de tornar esse processo mais interativo para todos.

Use a tecnologia

Já que o tema é o uso de recursos tecnológicos, não podemos deixar de mencionar a sua importância para a execução de um bom cronograma! Além de ajudar muito no uso de técnicas de aprendizado, a tecnologia é ótima para organizar o dia a dia dos estudantes.

Com ela, é possível ter uma agenda online, medir o progresso de acertos em simulados, anotar informações importantes sobre as matérias, fazer aulas de idiomas, ter acesso a questões diferentes com apenas uns cliques… é um mar de possibilidades que precisa ser explorado!

Faça provas anteriores

Um bom cronograma de estudos também é aquele que traz, em sua organização, um espaço reservado para a realização de simulados. Além da resolução frequente de questões sobre cada disciplina, é importante que o(a) aluno(a) faça provas antigas como se estivesse no dia do próprio exame.

Essa técnica ajuda não só a revisar conteúdos e treinar os conhecimentos nas matérias, mas também a se familiarizar com o estilo da prova e aprender técnicas de organização para o dia mais importante de todo esse processo: o momento do exame!

Tenha um lugar para estudar

Outro ponto fundamental de um bom cronograma não diz respeito à organização do tempo ou das matérias, mas sim do local físico em que todo o estudo acontecerá.

É imprescindível que o estudante tenha acesso aos recursos necessários sempre à sua mão, além de conforto físico e visual para completar a sua jornada de estudos dia após dia. Isso ajuda não só a evitar a procrastinação, mas também problemas como dores na coluna e de cabeça.

Conte com a ajuda do colégio

Por fim, mas não menos importante, não podemos deixar de mencionar toda a importância da participação do colégio no processo de desenvolvimento de um bom cronograma. Siga as dicas aqui mencionadas e converse com a escola de seu(sua) filho(a) para ver se há mais informações que possam ser úteis.

O diálogo com os profissionais responsáveis pela preparação de seu(sua) filho(a) para o vestibular é indispensável. Por isso, não deixe essa dica de lado!

Gostou de saber mais sobre como criar um cronograma para estudar para o Enem em 6 meses? Agora é hora de colocar todas essas dicas em prática e se dedicar ao máximo! Dessa forma, o resultado dos seus filhos nas provas será muito mais satisfatório. Não se esqueça de estar sempre presente e incentivá-los ao máximo!

Para tirar eventuais dúvidas ou descobrir mais sobre o papel da escola na preparação para o Enem, entre em contato com o Colégio Academia! Nossa equipe está sempre à disposição para auxiliar no que for possível.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.