estudo português

6 dicas de estudo de português para ajudar as crianças

Sem dúvidas, o estudo da Língua Portuguesa é extremamente relevante no ambiente escolar. E não é para menos, já que estamos falando sobre um idioma complexo, cheio de detalhes e que faz parte do nosso dia a dia.

Somado a isso, o estudo do Português é também um dos mais desafiadores para os estudantes. Afinal, como reduzir esse bloqueio e fazer com que o aprendizado da matéria aconteça de forma mais natural e otimizada?

A seguir, traremos algumas dicas importantes para que você, como pai, mãe ou responsável, possa ajudar crianças a entenderem melhor os conceitos da nossa língua materna e aprendê-los de uma vez por todas. Acompanhe!

Por que o aprendizado do Português é importante?

Confira, a seguir, algumas das razões pelas quais aprender Português é essencial. Já adiantamos que os motivos vão bem além da obtenção de boas notas na escola. Vamos lá?

É o nosso idioma oficial

O principal motivo para descobrir mais sobre a nossa língua é o fato de que ela é o nosso idioma oficial. O português é falado em todo o território brasileiro, sendo essencial para a comunicação e, claro, para a compreensão, para o estudo e para a vida profissional.

É utilizado para uma leitura mais fluida

Quanto mais entendemos o português, mais lemos bem! Ou seja: conforme você for aprendendo, a sua leitura se tornará mais fluida e também mais otimizada. Em outras palavras, a absorção de conhecimento será mais eficiente e assim, o(a) aluno(a) aprenderá mais e melhor.

Permite uma comunicação otimizada

Comunicar-se exige um vocabulário vasto, ainda que não seja necessário conhecer todas as palavras do alfabeto. Além disso, há pessoas que falam palavras cujo sentido desconhecem, e o estudo do português evita que situações como essas aconteçam no dia a dia.

Ajuda na compreensão de outras culturas

Culturas diferentes falam coisas distintas. Então, entender o português adequadamente faz com que seja mais fácil entrarmos em contato com culturas diferentes e entendermos a sua mensagem. Afinal, diz-se que o Brasil tem vários idiomas, de tão diversos que são os “dialetos” falados em nossas regiões.

Favorece o aprendizado de diferentes idiomas

Aprender os detalhes da Língua Portuguesa faz com que possamos compreender melhor as nuances estruturais dos idiomas e, com isso, aprender vários outros idiomas com maior facilidade. Isso é válido tanto para os que são “semelhantes” ao português, quanto para os mais distantes estruturalmente.

É uma das matérias com maior peso no vestibular

No Enem, há um caderno de 45 questões dedicado exclusivamente à Língua Portuguesa. Além disso, a redação também tem uma nota importante nesse exame. Isso sem contar outros vestibulares, nos quais a matéria também tem um peso diferenciado e muitas vezes “vale mais” do que outras disciplinas.

Como estimular o estudo do Português entre as crianças?

Agora, é hora de conferir algumas dicas para fazer com que o estudo do idioma seja divertido e mais proveitoso. Veja a seguir!

Inclua a leitura no dia a dia

Uma das maneiras mais interessantes de estimular o estudo do Português entre as crianças é estimular o desenvolvimento do hábito da leitura, favorecendo o aprendizado de maneira plural e otimizando o contato dos pequenos com o idioma.

Para as crianças que ainda não sabem ler, comece a estimular esse hábito a partir da sua própria leitura. Essa também é uma ótima oportunidade para que você possa estreitar os laços com o(a) seu(sua) filho(a) e melhorar a relação entre vocês.

Explore o aprendizado de novas palavras

Na hora de ensinar o português para a criançada, é importante fazer com que ela se sinta curiosa sobre novas palavras e abraçar a curiosidade quando ela se demonstrar de forma natural.

Foi questionado(a) sobre uma palavra específica? Vá atrás do seu significado, mostre como ela pode ser utilizada em diversas frases, utilize figura e sempre pergunte à criança se ela sabe o nome dado aos objetos e coisas que você sabe que ela ainda não conhece. Trabalhe o vocabulário! 

Use a tecnologia como aliada

Que a tecnologia é uma grande aliada do aprendizado, todos já sabemos. No entanto, poucos entendem toda a sua relevância no processo do estudo do Português. Há vários aplicativos que podem ser utilizados nessa jornada!

Faça uma busca e instale esse tipo de recurso em seu celular ou nos aparelhos de uso da criança. Há alternativas de dicionários, de joguinhos e muito mais. Vale a pena explorar!

Pratique atividades lúdicas

Atividades lúdicas são aquelas que trabalham o aprendizado a partir da diversão e da interação da criança com o processo que está sendo realizado à sua frente. Mas, afinal, como fazer isso?

Há muitas opções, sendo o recorte e cole uma delas. Experimente montar palavras com recortes e buscar figuras que ilustram aquele substantivo. Palavras para colorir, pinturas e outras atividades também podem colaborar.

Utilize joguinhos ao seu favor

As brincadeiras são outra ótima maneira de ensinar o idioma para as crianças. Aprender brincando é uma tendência importante na educação, que pode também ser levada para o seu lar.

Algumas brincadeiras legais são joguinhos da memória, jogos da forca, mímicas, palavras-cruzadas, stop, etc. Há muitas alternativas! Escolha a que o(a) seu(sua) filho(a) mais gosta ou simplesmente passeie por todas elas.

Não use a fala infantilizada

Por fim, evite o uso da fala infantilizada com as crianças. Por mais que às vezes seja impossível resistir — afinal, elas são adoráveis e essa é uma forma de demonstrar carinho —, essa não é uma boa ideia quando o assunto é o estudo do Português.

O recomendado é dialogar com as crianças utilizando o nosso tom normal de voz e pronunciando as palavras da forma adequada, para que elas entendam a pronúncia e possam replicá-la com segurança. Isso ajuda muito no desenvolvimento da fala e da habilidade de estudar o nosso idioma!

Gostou de conhecer essas dicas para melhorar o estudo do Português entre as crianças? Agora, é hora de colocar as recomendações em prática, se divertir e aprender junto dos seus filhos!

Aproveite e confira outra postagem imperdível! Nela, trazemos opções de aplicativos para aprender Português. Assim, você poderá ajudar o(a) seu(sua) filho(a) de forma tecnológica, unindo o melhor de dois mundos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.