Excursão para Juiz de Fora: 7 locais que ajudam no aprendizado

Excursão para Juiz de Fora: 7 locais que ajudam no aprendizado

Se você quer sair da rotina com seus filhos de maneira divertida e educativa, uma excursão para Juiz de Fora é uma boa alternativa. Isso porque a cidade reúne muita coisa legal, com atividades interessantes e gratuitas para oferecer a toda a família. Localizada na Zona da Mata de Minas Gerais, a cidade apresenta grande potencial turístico e cultural.

Conhecida como “Manchester Mineira” ou mesmo “Princesinha de Minas”, tem muita influência na arte, música e teatro, com marcas registradas e tão importantes que se tornaram patrimônio. Assim, optar por realizar passeios por lá, especialmente aqueles ao ar livre, certamente será algo muito agradável e enriquecedor a todos.

Para guiar você melhor no percurso, reunimos aqueles locais mais legais para levar as crianças e contribuir também para o aprendizado delas. Confira!

1. Campus da UFJF

Ao contrário do que muitos pensam, a universidade não é somente para estudantes. Nela, quem deseja visitar o local consegue realizar várias atividades. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tem uma estrutura bem extensa e conta com pistas de skate, ciclovia, academia ao ar livre, parque infantil, praça, espaço para caminhadas e corridas, entre outras atividades que se queira realizar.

Além disso, oferece também treinamentos funcionais pelos estudantes de Educação Física e espaço para shows e outros eventos; restaurantes; estacionamentos; bebedouros e banheiros gratuitos. Programando-se, é possível ter um dia bastante divertido com as crianças.

2. Centro Cultural Bernardo Mascarenhas – CCBM

O CCBM é o lugar em que os artistas têm a oportunidade de divulgar suas obras. Localizado no Centro da cidade, são expostos no local trabalhos de vários gêneros, como peças teatrais, quadros, esculturas, entre outros.

Por estar localizada próximo à famosa Praça Antônio Carlos, reúne as principais atrações da cidade, sempre muito apreciadas por todos. Além disso, é próximo à antiga Companhia Têxtil Bernardo Mascarenhas, onde fica o Mercado Municipal, em que se encontra um pouco de tudo, como alimentos e artesanatos.

3. Museu Mariano Procópio

Trata-se de um museu que é símbolo da memória do Brasil e fruto da busca do colecionador Alfredo Ferreira Lage, que dedicou sua vida aos acervos turísticos e históricos, hoje entre os mais significativos. O local também conta com um parque que é excelente para fazer piqueniques e caminhadas.

O lugar transmite muita paz e é ótima opção para relaxar e apreciar a natureza. Além disso, especialmente no período de férias, são oferecidos passeios especiais com brincadeiras e oficinas para as crianças. Dessa forma, todos podem garantir muita diversão e aprendizado na exploração dos pontos mais importantes de Juiz de Fora.

4. Cine Theatro Central

Conhecido como um dos teatros mais belos do Brasil, foi inaugurado no ano de 1929 e tem estrutura para receber diversos gêneros de espetáculos, já tendo sido palco de movimentos históricos, além de talentos individuais. É conhecido internacionalmente por ser um templo de cultura de Juiz de Fora.

O Cine Theatro Central oferece visitas guiadas que podem ser feitas por meio do agendamento pelas escolas, turistas e pessoas da comunidade. É possível combinar de levar toda a família para um passeio repleto de muita cultura, conferindo toda a programação que o local pode oferecer.

5. Morro do Cristo

Conhecido como Morro do Imperador, trata-se de um passeio ao ar livre muito encantador. Assim como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, apresenta uma imagem de Cristo que foi construída em homenagem à carioca. É um dos pontos mais altos da cidade e apresenta uma vista panorâmica de Juiz de Fora.

Além disso, o espaço conta com lanchonetes com comidas deliciosas, parquinhos para as crianças, artesanatos, estacionamentos e banheiros públicos, tudo para deixar o passeio mais tranquilo e agradável. É um ótimo local para fazer muitos registros em família e ficar com vontade de retornar para aproveitar muito mais.

Dessa forma, se quiser chegar mais pertinho do Rio sem ir por lá ainda, esse passeio em Juiz de Fora é uma boa opção para quem deseja apreciar a cidade e ainda contar um pouco da história para as crianças, que certamente terão muitas coisas para compartilhar com seus amigos e com o restante da família.

6. Parque de Lajinha

Para quem deseja um passeio mais tranquilo, em que as crianças possam brincar e manter o contato com a natureza, o Parque de Lajinha é uma ótima opção. É muito agradável e disputado por todos, por oferecer muitas opções de lazer.

O parque proporciona um espaço incrível para lazer, com campos de futebol, academia, viveiro de plantas, palcos para apresentações, além de lagos e um cenário encantador com destaque para a natureza.

Um ponto importante a ser considerado é que o parque recebe todos, mas crianças menores de 14 anos precisam sempre estar acompanhadas pelos pais. Como forma de garantir às famílias maior aproveitamento de tudo, é preciso seguir algumas regras — por exemplo, é proibido entrar com aparelhos de som, bebidas alcoólicas e bicicletas. No entanto, tudo isso torna o passeio mais seguro e agradável, gerando, certamente, uma vontade de repetir.

7. Castelinho da Cemig

O Castelinho da Cemig é localizado no Centro da cidade. Por trás de sua estrutura, apresenta muita história em suas raízes. Suas características físicas chamam bastante atenção pela aparência rústica e que realmente lembra um castelo. Esse é o antigo edifício da Companhia Mineira de Eletricidade e foi construído na década de 1890, na inauguração do motor elétrico que seria colocado na fábrica Cia. Têxtil Bernardo Mascarenhas.

Na parte dos fundos do prédio, funcionou na época uma oficina que era responsável pela manutenção e construção dos bondes de Juiz de Fora. Assim, é uma opção muito legal e educativa para levar as crianças. Uma ótima ideia é selecionar passeios próximos e ir contando um pouquinho da história, que representa muita riqueza à cidade.

Como é possível observar, optar por uma excursão para Juiz de Fora é de grande valor para todos. Além de proporcionar momentos diferenciados da rotina, bem como reunir toda a família, gera muito aprendizado por meio do conhecimento das grandes riquezas culturais do município. Cada cantinho representa enorme valor e encanto. Aproveite!

E aí, gostou do post? Então deixe seu comentário e compartilhe sua opinião e experiência sobre o assunto!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.