fazer amigos

Como os adolescentes podem fazer amigos a distância?

A pandemia de Covid-19 “pegou” todos de surpresa. Ela trouxe uma série de mudanças a diversos aspectos de nossas vidas e, infelizmente, com a educação, não foi diferente. A boa notícia é que a maioria das instituições agiu de forma rápida para a implementação de medidas que não prejudicassem os alunos nos estudos.

No entanto, por mais que o ensino remoto seja uma alternativa viável para o momento que vivemos e promova a educação de maneira sólida e completa, algo ainda falta: a interação dos alunos com os seus colegas de classe.

Por isso, em nosso artigo, mostraremos algumas dicas para estimular o contato de seus filhos com os coleguinhas, fazendo com que a experiência do EAD seja a mais próxima possível do que é visto no presencial e garantindo que eles possam fazer amigos a distância sem maiores problemas. Boa leitura!

Incentive a adição de toda a turma nas redes sociais

O primeiro passo para promover essa aproximação é adicionar todos os colegas dos seus filhos em suas redes sociais. Hoje, para os jovens, essa é uma das principais formas de interagir, de descobrir os gostos uns dos outros e, claro, de rir bastante com os memes publicados online — tudo isso, porém, com supervisão e responsabilidade!

Estimule o diálogo por meio de grupos do WhatsApp

O WhatsApp é outra ferramenta que, quando bem utilizada, pode ajudar bastante na interação. Grupos da sala auxiliam muito a fazer com que todos possam conversar ao mesmo tempo. Eles também são bem úteis para que a classe possa estudar e tirar as dúvidas. Vale lembrar, porém, que é preciso que os jovens tenham responsabilidade e deixem o celular bem guardadinho na hora dos estudos para seguir o cronograma.

Realize chamadas de vídeo com a turma da escola

Além do WhatsApp, as chamadas de vídeo são outra forma bacana de aproximar toda a galera e representam uma boa maneira de combinar crianças e computadores. Ainda que nem todos gostem de aparecer nesse tipo de conversa, elas são uma opção interessante para interagir “olho a olho”, mesmo com o distanciamento social.

Faça brincadeiras via Zoom

Para quebrar o gelo, nada melhor do que brincar! E é possível fazer brincadeiras pelo Zoom, garantindo que toda a turma interaja ao mesmo tempo. Que tal brincarem, por exemplo, de Stop? Incentive o uso da imaginação das crianças e deixe que elas escolham os jogos de que mais gostam. Lembre-se de que o lazer é essencial para trazer a vontade de estudar!

Crie atividades que todos façam simultaneamente

A tecnologia é uma ferramenta incrível para a aproximação de pessoas. Hoje em dia, é possível jogar em grupos (como é o caso do famoso Among Us) e, até mesmo, assistir a filmes com amigos distantes (com aplicativos, como o Netflix Party, o Discord e muitos outros). Use a criatividade e promova a aproximação de toda a classe com essas estratégias!

Gostou de conhecer as formas de ajudar o(a) seu(sua) filho(a) a fazer amigos a distância durante o ensino remoto? Com elas, os jovens se sentirão mais próximos de seus colegas e aproveitarão muito mais o período letivo. Saiba que a interação social é fundamental para que nos sintamos engajados em determinadas atividades, como o aprendizado.

Agora, para receber avisos sobre as nossas publicações no blog e não perder nenhuma novidade, é só fazer a assinatura de nossa newsletter! Basta preencher o campo correspondente com o seu e-mail e aguardar as mensagens!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.