filmes educativos

9 ótimos filmes educativos para assistir junto com o seu filho

O tempo com nossos filhos é sagrado. Ele pode ser passado de diversas formas, mas uma coisa é sempre certa: será especial e construirá uma série de memórias lindas para o futuro. 

Uma das maneiras mais legais de investir nesse tempo é assistir a filmes educativos com os pequenos. Além de divertidas, essas obras ajudam na construção de habilidades socioemocionais importantes e, claro, educam também sobre matérias que são aprendidas na escola.

Então, que tal fazer a sua sessão cinema ser mais produtiva? Confira, abaixo, uma seleção de filmes educativos que certamente ensinarão um montão de coisas aos seus filhos e também a você. Afinal, nunca é tarde para aprender!

O que são filmes educativos?

Uma pergunta que temos que responder é: o que são, afinal, os filmes educativos? De modo geral, estamos falando sobre obras que trazem algum tipo de reflexão para as crianças e também para os adultos, ensinando sobre temas emocionais e sociais e também contextos observados nas escolas.

Vale a pena lembrar que os filmes educativos podem ser do tipo animação (e normalmente o são). No entanto, nada impede que eles sejam feitos com atores.

Qual é a importância deles para as crianças?

A seguir, veja alguns dos benefícios dos filmes educativos para as crianças:

  • desenvolvem habilidades socioemocionais, como a empatia;
  • estimulam a criatividade e a imaginação;
  • promovem o autoconhecimento;
  • desenvolvem o senso de trabalho em equipe;
  • ensinam sobre tolerância, respeito às diferenças;
  • ajudam no desenvolvimento da consciência cidadã;
  • permitem que as crianças aprendam a respeitar o meio ambiente e os animais.

E muito mais! 

Sendo assim, esses filmes são muito importantes para que possamos ajudar as crianças a aprenderem a conviver em sociedade, trazendo também mais elementos culturais para o dia a dia dos pequenos.

Quais são os melhores filmes educativos para ver com os filhos?

Agora, é hora de conhecermos algumas opções bacanas de filmes educativos que certamente farão a diferença na sua sessão de cinema em família. Vamos lá!

Valente (2012)

Antigamente, os filmes de princesa narravam a história de uma garota cuja trajetória sempre terminava com um casamento. Mas será que esse é o único futuro possível para uma mulher?

A obra Valente, da Pixar, nos conta a história de Mérida, uma princesa que não precisa de ninguém para mostrar o seu valor e defender a sua família. É uma ótima narrativa para pais de crianças de todos os gêneros! 

Divertida Mente (2015)

O que se passa dentro da nossa cabeça? Como lidar com emoções que às vezes não conseguimos nomear? Em Divertida Mente, visitamos o interior dos pensamentos de Riley, uma menina de 11 anos que está passando por momentos difíceis na escola e em sua vida pessoal.

O filme aborda, delicadamente, assuntos como a depressão entre as crianças. É uma obra bonita e interessante para pessoas de todas as idades.

O Pequeno Nicolau (2009)

Esse é um filme francês que aborda um tema muito frequente na vida das crianças: o ciúme sentido com a chegada de um bebê na família. 

Se você é pai ou mãe e está planejando a vinda de um irmãozinho ou irmãzinha para o(a) seu(sua) filho(a), assistir a O Pequeno Nicolau pode ser uma maneira de deixá-lo(a) mais confortável com o assunto.

Luca (2021)

Ambientado na belíssima Costa Amalfitana da Itália, o filme Luca é uma verdadeira lição de superação e respeito. Ele nos conta a história de um menino que é, na verdade, um monstro marinho. O seu sonho, no entanto, é visitar o mundo dos humanos.

Isso se torna possível quando ele conhece Alberto, outro monstro marinho que tem a mesma habilidade do que Luca: transformar-se em um garoto humano assim que saem da água. Conheça essa linda história e se surpreenda!

Procurando Nemo (2003)

Um dos filmes mais populares dos últimos anos, Procurando Nemo é um verdadeiro marco na história das animações. No entanto, assisti-lo ainda vale muito a pena, especialmente quando temos crianças pequenas para nos acompanhar!

A história nos ajuda a entender assuntos como amizade, o valor da família, a responsabilidade e, claro, o respeito ao meio ambiente e aos animais. Todos esses são valores fundamentais para o aprendizado das crianças. 

Um Sonho Possível (2010)

Um Sonho Possível retrata uma linda história de superação e amor, além de respeito às diversidades. Essa obra agraciou a atriz Sandra Bullock com um Oscar de Melhor Atriz em 2010, ou seja: estaremos lidando com atuações viscerais e que passarão uma mensagem clara e objetiva.

Baseado em uma história real, ele nos conta a história da mudança de vida de Michael, um jovem negro e abandonado pelo sistema.

Matilda (1996)

É impossível assistir a Matilda e não se apaixonar pela personagem principal. Ela é uma garotinha muito inteligente e que, no decorrer da história, desenvolve poderes e habilidades especiais com a sua mente brilhante. 

Divertido, esse clássico ensina às crianças a importância de serem independentes, imaginativas e muito mais. É um filme que não pode deixar de ser visto por toda a família!

Extraordinário (2017)

Baseado em um livro, o filme Extraordinário nos permite acompanhar um pouco do dia a dia de Auggie, um garoto que tem uma aparência diferente devido a uma síndrome genética rara.

Esse belíssimo filme nos ensina muito sobre o respeito às diferenças e é uma obra e tanto para que as crianças possam compreender que, por dentro, somos todos absolutamente iguais. O nosso rosto é sempre único, mas não define quem somos! 

Encanto (2021)

Família é uma das coisas mais importantes e vale a pena lutarmos para defendê-la. Além disso, está tudo bem em sermos diferentes, já que há espaço para todos. Essas são apenas algumas das lições ensinadas em Encanto, filme da Disney.

A obra nos conta a história da família Madrigal, líder de um bairro encantado que provém tudo de que os seus moradores precisam. Cada um dos membros desse núcleo familiar tem um dom, mas isso não aconteceu com Mirabel. Quer saber o que acontece? Então, não deixe de ver esse filme!

Gostou de conhecer essas opções de filmes educativos? Agora, é hora de estourar a pipoca e garantir ótimos momentos de aprendizagem com os seus filhos e toda a família! O que você está esperando?

Aproveite e confira outro artigo do nosso blog! Ele apresentará algumas das lições mostradas nos filmes infantis e como eles impactam a sua educação, com uma linguagem simples, mas um conteúdo aprofundado. Esperamos que goste!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.