formação integral do aluno

Você sabe como reconhecer uma escola com formação integral?

A formação integral nas escolas vem ganhando destaque uma vez que pais e familiares têm procurado locais que valorizem esse tipo de educação, além do mercado de trabalho que tem exigido dos profissionais uma formação mais completa.

Há um certo equívoco quando se compara a formação integral com a educação de tempo integral. A primeira tem relação com os esforços da escola em promover trabalhos sociais, psicológicos, pedagógicos e afetivos, buscando uma educação humanizada.

No segundo caso, a escola integral se preocupa em proporcionar atividades com uma carga horária maior, contudo não existem garantias de que aquelas atividades ajudarão o(a) estudante a adquirir uma formação integral.

Desse modo, a formação integral do(a) aluno(a) ocorre quando se considera a multidimensionalidade dos saberes e quando a educação busca trabalhar diferentes dimensões desde a infância até a adolescência. Quer saber mais sobre esse tema? Então, continue lendo este post!

A importância da formação integral do(a) aluno(a)

Preocupar-se com a formação integral, desde a educação infantil, é fundamental para o desenvolvimento da criança. Ao trabalhar aspectos das relações humanas desde cedo, o(a) aluno(a) estará mais apto(a) a entender questões de racionalidade, integração e cognição. As atividades em grupo, a prática de exercícios e o desenvolvimento artístico são alguns exemplos que melhoram as dimensões afetivas e de bem-estar.

Além de professores, educadores e colaboradores da escola, a formação integral deve ser estendida até a casa da criança, e os pais precisam ser ativos, ajudando a promover o desenvolvimento ético e moral do indivíduo. É preciso que os jovens entendam desde cedo como funciona a sociedade, quais são as regras de boa convivência e quais são os seus direitos e deveres.

Quando as escolas optam por propostas mais humanistas e sociointeracionistas, elas estão preocupadas em valorizar contextos em que o(a) aluno(a) pode ser autor(a) do seu desenvolvimento de aprendizagem. Além do mais, essa relação é benéfica para todos os lados, pois os jovens se desenvolvem emocional, física e intelectualmente, e assim a escola ganha alunos mais qualificados e mais ativos para se empenharem nas atividades propostas.

As características de uma escola de formação integral

Uma escola focada na formação integral oferece atividades diversificadas que ajudam os alunos a conhecerem seus pontos fortes e fracos. Ao trabalharem múltiplas habilidades, os estudantes ganham autonomia e autoconhecimento.

Veja, a seguir, as principais características de uma escola baseada na formação integral.

Desenvolvimento por meio de atividades esportivas

As práticas esportivas são opções que os alunos devem encontrar na escola para ter uma formação mais completa. Praticar esportes é necessário durante toda a vida, mas, na infância e juventude, a prática tem uma importância ainda maior. Além de prevenir doenças, como obesidade infantil, problemas cardíacos e respiratórios, os esportes também auxiliam no desenvolvimento intelectual e emocional.

O esporte é conhecido como uma atividade que trabalha habilidades físicas e motoras, melhorando o desenvolvimento corporal das crianças e adolescentes. Contudo, ele também beneficia outros aspectos, visto que as atividades propostas melhoram a velocidade de raciocínio, memória, atenção e a parte social e emocional, quando estabelece regras e compromissos sociais em competições e jogos em grupos.

Prática de aulas de dança e de teatro

A aula de dança ou a de teatro são atividades extracurriculares cujo objetivo primário não é formar artistas e dançarinos profissionais, mas sim servir como ferramentas de aperfeiçoamento de aprendizagem, integrando atividades extras com os objetivos escolares.

A dança e o teatro permitem que o(a) aluno(a) explore novas facetas, conheça o seu corpo, aprenda a lidar com a emoção, ajudando-o(a) a ser mais criativo(a) e exercitar o lado emocional. Elas também possibilitam a ampliação cultural do indivíduo, bem como o desenvolvimento social com outros integrantes do grupo.

Fomento nas atividades lúdicas

As atividades lúdicas são aquelas que têm por objetivo promover a integração dos indivíduos de forma divertida e prazerosa. Mas, diferentemente de uma brincadeira, elas têm objetivos claros de aprendizado.

Ao fomentar esse tipo de atividade nas salas de aula, os alunos terão a chance de aprender o conteúdo escolar, porém de um modo mais leve. Por se tratar de um modo diferente de aprendizagem, a criança fica mais motivada e interessada nas propostas escolares.

Uma atividade com tais características pode ser aplicada em todas as disciplinas e os professores podem usar gincanas, cartazes, oficinas e a gamificação para tornar o processo mais rico e participativo.

Disponibilização de aulas de culinária

As aulas de culinária são importantes ferramentas para a formação integral, porém ela ainda não é oferecida por muitos colégios. Talvez a necessidade de criação de espaços específicos, com material necessário, acabe dificultando a oferta desse tipo de aula, que é tão importante para o desenvolvimento do(a) aluno(a).

Ao disponibilizar aulas de culinária, a escola dará a oportunidade de as crianças conhecerem um novo mundo, com o qual elas podem não ter contato em casa. Esse tipo de aula permite o conhecimento sobre a origem dos alimentos e os processos necessários até que eles cheguem à casa do consumidor.

Em um mundo globalizado, e com grande parte da alimentação processada e industrializada, conhecer a origem dos alimentos é importante para que crianças optem por alimentos saudáveis e compreendam a importância dessa escolha.

Além disso, ainda há certo distanciamento das crianças do ato de cozinhar. Se os pais não têm esse hábito em casa, fica ainda mais difícil criar esse interesse nas crianças, por isso esse tipo de aula é tão importante.

Conscientização ambiental

A formação integral também passa pela preocupação da escola em conscientizar os jovens da necessidade de se preocupar com o meio ambiente. Nas últimas décadas, os problemas climáticos vêm se intensificando e boa parte deles estão sendo causados pelos seres humanos.

A escola e os pais podem incorporar hábitos conscientes nos filhos, como a importância de jogar lixo em local correto, a necessidade de separar o lixo em reciclável e não reciclável, além da importância de economizar água e energia. É possível propor atividades aos finais de semana, por exemplo, quando alunos e familiares são convidados a plantar mudas de árvores em parques da cidade.

As vantagens da formação integral para o desenvolvimento dos alunos

A formação integral requer uma série de esforços por parte do colégio para conseguir promover os aspectos sociais, pedagógicos e afetivos. Desde a infância, a educação em tempo integral trabalha o aspecto das relações humanas de forma ampla, indo muito além dos conteúdos programáticos e das disciplinas.

A relevância, portanto, ocorre no desenvolvimento de dimensões que incluem valores e o bem-estar dos estudantes. Contando com o apoio de um pedagogo, portanto, a escola assegura o seu compromisso com a comunidade, possibilitando mais opções de atividades para o período integral que sejam benéficas para o processo de ensino.

Além disso, por favorecer o convívio social, a instituição contribui para a construção da identidade e da autonomia da criança, incentivando a prática do autoconhecimento que considera os desejos, gostos e habilidades de cada indivíduo. Isso resulta em maior aceitação, tanto por parte dos pais quanto dos filhos, do formato utilizado pelo colégio.

A seguir, veja outras vantagens que a formação integral oferece para o desenvolvimento do aprendizado e para o cotidiano do(a) aluno(a).

Apoio e acompanhamento profissional

Contando com o apoio e acompanhamento profissional nas tarefas diárias, as dúvidas e dificuldades escolares podem ser melhor assistidas e, consequentemente, resolvidas. Ou seja, a observação do cotidiano é essencial para a realização do projeto pedagógico e também para orientar individualmente os estudantes em cada uma das atividades propostas.

Diversidade de atividades

Geralmente, a escola que oferece uma formação integral apresenta uma carga horária mais extensa, sendo que a pluralidade contribui para que a quantidade de atividades não resulte em cansaço excessivo para os alunos. Tais táticas asseguram maior motivação para o processo de aprendizado, permitindo que as crianças desenvolvam, desde os anos iniciais de escolarização, as suas habilidades e talentos.

Aumento do rendimento escolar

O aumento do rendimento escolar é outra grande vantagem quando o assunto é formação em tempo integral. Isso porque, com a otimização da organização do período de atividades, o(a) aluno(a) ganha mais autonomia no dia a dia, entendendo o que deve ser feito em cada momento. Da mesma forma, contar com profissionais especializados representa maior incentivo para conquistar resultados melhores na rotina do ambiente de ensino.

Incentivo à prática de esportes

A formação integral oferece um leque de possibilidades em relação à prática de esportes na escola. Com isso, o(a) aluno(a) deve optar por uma modalidade que se identifique para ter um melhor desenvolvimento em sua aprendizagem como um todo. Até porque a prática desde a infância contribui para a qualidade de vida física, mental, emocional e social, além de ser uma excelente maneira de manter o foco e a disciplina.

Maior tranquilidade para os pais

Muitos pais que precisam trabalhar fora o dia todo encontram na educação integral uma solução viável que proporciona um ambiente mais seguro, saudável e confortável para o seu filho. Por contarem com um projeto pedagógico e um cronograma para as atividades extracurriculares, portanto, os pais ficam mais tranquilos em relação à educação do(a) estudante, podendo aproveitar melhor o tempo livre com a criança.

Assim, é possível concluir que oferecer uma formação integral nas escolas é importante, pois ela ajuda o(a) estudante a se desenvolver em vários aspectos que o(a) ajudarão na sociedade. Adotando esse tipo de prática pedagógica, o colégio deixa de ser apenas uma instituição de ensino e passa a ser uma instituição de ensino com foco no desenvolvimento humano.

Já existem alguns colégios em Juiz de Fora que se preocupam com a formação integral do(a) aluno(a). O Colégio Academia é um exemplo de escola que oferece aulas de dança, teatro, coral, bem como as práticas esportivas: basquete, capoeira, ginástica rítmica, entre outros. Além desses cursos, visando ao desenvolvimento tecnológico, a escola também disponibiliza aos discentes interações usando as seguintes tecnologias: PHP, ASP, JavaScript, Banco de Dados, entre outras funcionalidades.

Gostou do conteúdo? Quer conhecer mais de perto o Colégio Academia e suas diferentes abordagens de ensino? Então, entre em contato agora mesmo com a nossa equipe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.