google for education

O que é o Google for Education e como ele tem ajudado alunos na quarentena?

O contexto atual de pandemia do coronavírus fez com que todos os setores da sociedade repensassem seus processos — e a quarentena gerou uma nova relação entre instituições de ensino, pais e alunos. Felizmente, soluções como o Google for Education já estavam lá, prontas para serem usadas a favor dos professores ao ensinar de forma remota.

As ferramentas do Google estão sendo usadas em salas de aulas do mundo inteiro de uma maneira dinâmica, colaborativa e tecnológica, permitindo que a aprendizagem aconteça sem barreiras geográficas.

Você vai conferir neste conteúdo justamente quais são esses recursos, o que é o Google for Education e como é possível migrar para o ensino digital sem perder a qualidade do modelo tradicional. Acompanhe!

O que é o Google for Education?

É uma plataforma educacional colaborativa pensada no ensino de qualidade em sala de aula por meio do uso da tecnologia. Ela possibilita às escolas, aos professores e aos estudantes uma educação interativa favorável ao processo de aprendizagem, com soluções desenvolvidas especialmente para facilitar a vida de todos os envolvidos.

Para usar as ferramentas do Google for Education é preciso apenas um dispositivo (computador, tablet ou smartphone) conectado à internet. Seus recursos são intuitivos, compatíveis com todos os sistemas e gratuitos — o que promove a inclusão tanto do(a) aluno(a) quanto dos pais e professores.

A proposta do Google nesse sentido é possibilitar que a aprendizagem esteja ao alcance de todos, de uma forma personalizada. As tarefas do dia a dia educacional são simplificadas, e os estudantes não são passivos nessa estrutura: eles participam ativamente das aulas, desafiados a pensar de forma crítica e a interagir por meio das ferramentas disponibilizadas.

Que funcionalidades ele oferece?

Por falar em ferramentas, o Google for Education tem uma vasta gama de opções às rotinas de uma sala de aula — e, até mesmo, de gestão. A seguir, apontaremos as principais funcionalidades.

Ferramentas para professores

Os professores contam com recursos que vão desde treinamentos e tutoriais até o suporte de uma central para eles utilizarem da melhor maneira todas as ferramentas da plataforma. Assim, podem incentivar o aprendizado de seus alunos com mais experiência prática e, claro, de modo nivelado às habilidades digitais dessa geração que já nasceu conectada.

É possível ter acesso a soluções de programação e ciência da computação, letramento digital, ferramentas de criatividade, instrutivas, de participação familiar e escolares, além de recursos para trabalhar linguagem, artes e cultura.

Google Classroom

O Google Classroom, ou Google Sala de Aula, permite a criação e a participação de turmas inteiras. Nesse ambiente virtual dá para se comunicar com os alunos e enviar feedbacks, sem perder em nada a organização de tarefas e o espírito colaborativo de uma aula.

É uma ferramenta útil que ajuda o(a) professor(a) a gerenciar suas tarefas de modo eficaz. Ela traz uma configuração simples, permitindo manter o foco no processo de ensino. Os estudantes são monitorados e recebem feedbacks que enxugam os fluxos de trabalho, sendo possível direcionar toda a energia para aprender de maneira construtiva e personalizada.

Google Meet

Os professores podem dar suas aulas em tempo real ou gravadas, assegurando que ninguém fique de fora ou atrasado(a) com as matérias, graças ao Google Meet — uma ferramenta que conecta todos os estudantes por meio de videochamadas e mensagens. A plataforma é segura e o aprendizado, assim, pode ter continuidade mesmo fora dos muros da escola.

Ferramentas de auxílio nas rotinas

É possível aplicar questionários e testes editáveis e encaminhar os resultados por e-mail, sem a necessidade de impressão. Essas são algumas das funcionalidades possíveis com as ferramentas de Documentos, Planilhas, Apresentações, Formulários e Agenda.

Os professores e alunos colaboram, compartilham ideias, trabalham juntos e interagem em um mesmo documento em tempo real, por exemplo. Ainda podem ser criados testes, pesquisas e formulários rápidos, com análise de respostas feita por aprendizado de máquina — Machine Learning.

O Google Agenda, por sua vez, compartilha datas importantes e organiza o calendário de aulas e demais atividades, de modo que ninguém perca os cronogramas. Também não podemos deixar de fora o Gmail que, quando configurado, pode servir como meio de comunicação a toda uma escola. Afinal, os e-mails são trocados de um jeito seguro e simplificado.

Quais são os seus maiores benefícios?

Só de conhecer as principais ferramentas já é possível visualizar suas inúmeras vantagens, porém vale a pena conferir de perto alguns dos maiores benefícios. Veja!

Maior interação e colaboração

Todos os participantes de uma turma podem trabalhar online ou offline, pois a plataforma do Google for Education permite essa transição. Além disso, as ferramentas são todas pensadas na contribuição, interação e colaboração, o que transforma o ambiente virtual em algo mais dinâmico e criativo.

Portanto, saiba que seu(sua) filho(a) não vai ficar apenas diante de uma tela ouvindo o(a) professor(a) de forma passiva. Ele(a) vai ser instigado(a) a pensar criticamente, atuar com criatividade e interagir com os colegas — até mesmo em grupos de discussão.

As atividades escolares são divertidas por serem realizadas em grupo, por exemplo. Então, por mais que estejam distantes fisicamente, todos se sentem unidos pela plataforma, que possibilita essa vivência aproximada e compartilhada.

Armazenamento de informações na nuvem

Sem impressões e volumes enormes de papéis. Com o Google for Education, todos armazenam e organizam tarefas e documentos de maneira segura na nuvem. Isso quer dizer que as informações e os dados ficam guardados no Google Drive, um servidor que mantém todos os arquivos salvos e seguros, compartilhados com todo mundo sem duplicações ou desatualizações.

Segurança e privacidade

O Google for Education oferece todos esses recursos com um grau de segurança e privacidade elevado. Portanto, ninguém deve se preocupar em relação a esses aspectos, pois todas as informações dos alunos e da própria escola ficam armazenadas em sigilo.

Os e-mails, por exemplo, são livres daquelas propagandas indesejadas, vírus e spams. A segurança da plataforma, inclusive, é integrada com várias camadas e suporte 24 horas, sete dias por semana.

Mais comunicação entre escola e família

O Google for Education aproxima não só professores e estudantes, mas favorece o contato com a família. Esse canal de comunicação é facilitado por meio dos mesmos recursos que citamos, como o Google Meet, que promove reuniões entre pais e docentes.

O Google Hangouts também otimiza a troca de mensagens, enquanto o Google Agenda, por exemplo, mantém os responsáveis a par dos compromissos educacionais dos seus filhos.

Todos esses benefícios estão disponíveis gratuitamente a todos — basta conhecer melhor os recursos, utilizá-los a favor de uma comunicação mais efetiva e de uma educação de qualidade, que não se interrompe nem mesmo com uma quarentena, como a que parou o planeta em decorrência da Covid-19.

O Google for Education está aí para ser usado a favor da educação, e uma instituição de ensino com boa metodologia certamente vai otimizar suas práticas educacionais com inovação e tecnologia para um aprendizado completo do(a) aluno(a). Por isso, vale a pena se informar e confiar seu(sua) filho(a) a um colégio que esteja realmente preparado.

Em Juiz de Fora, o Colégio Academia é uma instituição que se destaca com o uso da plataforma. Entre em contato conosco e entenda como nos capacitamos para atender nossos estudantes em época de distanciamento social!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.