habilidades do futuro

5 habilidades do futuro para trabalhar desde já em seus filhos

A tecnologia trouxe a transformação digital para o dia a dia, mudando o modo como as pessoas se comunicam, estudam, trabalham e se relacionam. Diante desse contexto, desenvolver as habilidades do futuro é fundamental para ter sucesso, seja na vida pessoal ou profissional. 

Os conhecimentos tradicionais não perdem seu valor, entretanto é importante que os estudantes dominem outras habilidades para se destacarem no mercado de trabalho. As características sociais e emocionais ganham protagonismo e devem ser trabalhadas desde a infância. 

Neste artigo vamos apresentar 5 habilidades do futuro que devem ser desenvolvidas nas crianças. Além disso, mostraremos o papel da escola nesse processo. Confira!

Conheça 5 habilidades do futuro que devem ser desenvolvidas nas crianças

Existem diversas habilidades do futuro que podem ser desenvolvidas desde a infância. Confira algumas alternativas!

1. Criatividade

A criatividade é uma habilidade muito relevante, sendo algo que diferencia os humanos da tecnologia. Por mais que os recursos tecnológicos sejam inteligentes e capazes de resolver diversos problemas, eles não têm a capacidade de encontrar soluções diferenciadas e criar, algo essencial em qualquer organização. 

A pessoa criativa consegue enxergar oportunidades que os outros não percebem, trazendo vantagem competitiva para as empresas. A infância é o melhor período para estimular essa característica, já que o desenvolvimento da criança ainda não está completo. Por isso, vale a pena apostar ematividades lúdicas e outros contextos que estimulem a criatividade do(a) seu(sua) filho(a).

2. Inteligência emocional

Ainteligência emocional é outra habilidade que está em alta e que terá muita relevância para o futuro. Ela envolve a capacidade de controlar as próprias emoções, algo muito relevante para o sucesso pessoal e profissional. Desse modo, é possível ter mais lucidez para tomar decisões, sem se deixar afetar por aspectos emocionais, por exemplo. 

Essa habilidade também está ligada ao relacionamento interpessoal. Ter empatia e conseguir se relacionar com outras pessoas é fundamental para conseguir se manter no mercado. Por isso, desenvolver essa competência é uma forma de garantir um adulto capaz de cuidar dos seus sentimentos e de entender o que está acontecendo com o próximo, contribuindo para o bom andamento de uma equipe. 

3. Habilidades tecnológicas

Adquirir e aprimorar competências digitais é tão importante quanto o desenvolvimento dos aspectos socioemocionais, principalmente para viver em um mundo rodeado pela tecnologia. Os recursos tecnológicos estão presentes em todos os setores, sendo fundamental saber utilizar as ferramentas para se destacar. 

Isso envolve a capacidade de acessar e processar informações, criar conteúdo e se comunicar com segurança e persuasão na internet, além do conhecimento sobre as ferramentas certas para essas atividades. Desse modo, fica clara a relevância da tecnologia na infância, pois ela é essencial para o desenvolvimento integral das crianças. 

4. Pensamento crítico

Outra característica que deve ser bastante valorizada no futuro é opensamento crítico. As pessoas que têm essa competência são capazes de usar o raciocínio e a lógica para questionarem problemas. Desse modo, antes de tomar qualquer decisão ou chegar a uma conclusão, elas colocam os prós e contras na balança, analisando qual será o melhor caminho. 

Essa capacidade é um diferencial dentro das organizações porque pessoas mais críticas são capazes de enxergar erros onde todos veem a verdade. Elas questionam o tempo todo se há outras formas de atingir os objetivos propostos, o que contribui para alcançar resultados melhores. 

5. Resolução de problemas

A resolução de problemas é uma capacidade que está atrelada à criatividade e ao pensamento crítico, já que é necessário encontrar maneiras diferentes e corretas de resolver uma situação. Desse modo, essa característica precisa ser aprimorada com o tempo, para que a pessoa não tenha medo de buscar saídas novas e eficientes. 

Essa característica requer flexibilidade mental e precisa da capacidade de diagnosticar um problema e encontrar um conjunto de ações que possam solucioná-lo. Sendo assim, as brincadeiras educativas são uma forma de estimular o raciocínio e praticar a resolução de problemas desde a infância. 

Entenda o papel da escola no desenvolvimento das habilidades do futuro

A escola tem um papel importante no desenvolvimento das habilidades do futuro. Ela deve promover situações que estimulem a prática de diferentes atividades, que facilitam e exercitam características que proporcionarão tais capacidades aos estudantes. Confira o que a instituição pode promover!

Atividades extracurriculares

Asatividades extracurriculares, como aulas de música, prática de esportes, dança e teatro, contribuem para o desenvolvimento das habilidades do futuro. Em um ambiente diferente do da sala de aula, os estudantes aprendem a se relacionar, além de utilizarem conhecimentos e capacidades distintas. 

Por isso, vale a pena apostar em atividades lúdicas para incentivar o desenvolvimento de características diferentes nos estudantes. Com esse método, eles serão incentivados a crescer em outras áreas, não apenas no conhecimento básico. 

Educação humanizada

Outro aspecto que contribui para o desenvolvimento das habilidades do futuro é a educaçãohumanizada. Esse método não se preocupa apenas com o desempenho dos alunos, mas também com uma formação completa, que envolva atividades e propostas diferenciadas. 

Sendo assim, aspectos emocionais e sociais são trabalhados com atenção, dando aos estudantes a oportunidade de desenvolver características que serão relevantes para o mercado de trabalho, como inteligência emocional e relacionamento interpessoal. 

Utilização da tecnologia

O uso dos recursos tecnológicos em sala permite que o ensino aconteça de forma personalizada, além de contribuir com o aumento do engajamento dos alunos. A tecnologia já faz parte da rotina deles em casa, portanto é preciso colocar esse elemento no processo de aprendizagem. 

Sendo assim, atecnologia deve estar presente em diversas atividades escolares, dando espaço para que os estudantes se desenvolvam nesse ambiente. Isso permite que eles estejam preparados para se adaptar ao mundo digital e suas constantes transformações. 

Neste artigo, apresentamos algumas habilidades do futuro que podem ser trabalhadas com seus filhos desde a infância. Além do incentivo dos pais, é fundamental contar com uma escola parceira para ajudar os estudantes a desenvolverem essas características. Portanto, vale a pena verificar quais métodos e abordagens a instituição utiliza e entender se essas práticas contribuem para o desenvolvimento completo. 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre esse tema? Então aproveite paraentrar em contato conosco e veja como o Colégio Academia pode contribuir com o desenvolvimento das habilidades do(a) seu(sua) filho(a)!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.